O que é Qualidade?
Quais são as Ferramentas da Qualidade?
As 7 Ferramentas da Qualidade
Aumente a produtividade da sua empresa!

Veja quais são as 7 Ferramentas da Qualidade para revolucionar o seu negócio

Conheça as 7 principais ferramentas da qualidade que têm levado grandes empresas ao sucesso e que irão te ajudar a revolucionar o seu negócio!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja quais são as 7 Ferramentas da Qualidade para revolucionar o seu negócio

Você sabia que existem 7 ferramentas da qualidade?


Todos nós sabemos que sem qualidade não há como competir no mercado atualmente, não é mesmo?


Ela é um dos principais fatores críticos quando falamos de satisfação de clientes. Cada vez mais as empresas buscam ferramentas da qualidade  total para garantir que seu produto e/ou serviço esteja no topo.


Mas como assegurar a qualidade? Essa é uma pergunta extremamente importante para todos os tipos de empresa, desde uma multinacional, até uma empresa de pequeno porte.


E a resposta não é tão complicada como você pode estar imaginando! Existem 7 ferramentas da qualidade que podem ajudar a tornar sua empresa cada vez melhor, estabelecendo uma melhoria contínua, alavancando os resultados e reduzindo desperdícios que possam estar ocorrendo nos seus processos.


Os clientes estão cada vez mais exigentes, o mercado está num nível cada vez maior e, para não ficar para trás, vou lhe mostrar neste artigo tudo sobre as ferramentas da qualidade que tem transformado a vida de inúmeras empresas. Confira:

  • O que é Qualidade?
  • Quais são as Ferramentas da Qualidade?
  • As 7 Ferramentas da Qualidade

Vamos lá?

O que é Qualidade?

Não podemos falar das ferramentas da qualidade sem antes definir esse conceito. Para facilitar, veja a seguinte imagem:

Fusca x Ferrari


Qual carro possui mais qualidade? A resposta certa é: depende! Como assim? Certamente você deve estar pensando que estou louco, afinal é uma Ferrari contra um Fusca.


Porém, é exatamente aí que entra um ponto crucial: a qualidade depende do objetivo, ou seja, se você quer um veículo para utilizar na estrada de chão, certamente a qualidade do Fusca será melhor para você. Por outro lado, se quiser um veículo para utilizar na cidade, com toda certeza a Ferrari será sua escolha!


Em outras palavras, qualidade é o grau em que o produto específico está de acordo com o projeto ou especificação. Essa é a definição de Gilmore, um dos gurus para as ferramentas da qualidade, e que para nós certamente é uma das melhores.

Quais são as Ferramentas da Qualidade?

Se eu fosse listar todas elas neste  artigo, certamente você se cansaria e não terminaria de ler. Existem inúmeras ferramentas da qualidade que podem ser aplicadas para melhorar processos e serviços a fim de fazer uma boa gestão da qualidade total.


Porém, no decorrer dos anos, algumas delas se destacaram por sua alta eficiência e obtenção de resultados, são elas:

  1. Fluxograma
  2. Cartas de controle
  3. Diagrama de Ishikawa
  4. Folha de verificação
  5. Histograma
  6. Diagrama de Dispersão
  7. Diagrama de Pareto

Portanto, chegou a hora de falar mais sobre cada uma de forma individual…

As 7 Ferramentas da Qualidade

1. Fluxograma

O fluxograma é um diagrama que expressa um determinado processo, ou fluxo de trabalho, de forma sequencial, gráfica, simples, objetiva e direta.


Essa representação é feita a partir de figuras geométricas que simbolizam etapas do determinado processo e são ligadas por setas que indicam a direção e a sequência a ser seguida.


O objetivo dele nas ferramentas da qualidade é estabelecer uma gestão à vista, de forma a facilitar o entendimento das etapas que compõem um processo.

Fluxograma


Esse é um exemplo tradicional de fluxograma de bloco, um dos mais simples e mais utilizados para representar processos simples. Caso queira aprender como fazer um fluxograma, basta clicar no link para acessar o artigo completo sobre essa ferramenta da qualidade.

2. Cartas de controle

Uma carta de controle é um conjunto de pontos (amostras) ordenados, no tempo, que são interpretados em função de linhas horizontais, chamadas de LSC (limite superior de controle) e LIC (limite inferior de controle).

Cartas de controle


A utilização da Carta de Controle é muito importante para o processo gerencial, permitindo que a empresa monitore e controle os seus processos.


A partir dessa verificação, pode-se agir para corrigir os eventuais problemas no processo, gerando maior produtividade e eficiência, condizente com as ferramentas da qualidade.


Para facilitar, você pode utilizar o Excel para fazer sua carta de controle, permitindo que você atualize os dados à medida que seu processo vá demonstrando melhoras, evitando que você tenha que ficar calculando  na mão a cada melhoria obtida.

3. Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de um problema ou oportunidade de melhoria.

Diagrama de Ishikawa


Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama espinha de peixe é extremamente útil nas ferramentas da qualidade, pois ajuda você a explorar todas as causas potenciais ou reais que resultam em um único defeito ou falha.


Diante disso, podemos propor as melhores ações para sanar um problema dentro da nossa empresa.


Como está percebendo, cada ferramenta possui uma finalidade. O ideal é utilizar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade, pois dessa forma os resultados serão os melhores possíveis.

4. Folha de verificação

A folha de verificação é a mais simples das ferramentas da qualidade. Mas, apesar de simples, a utilização da folha de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos, não comprometendo a análise dos dados.

Folha de verificação


Trata-se de tabelas, planilhas ou quadros estruturados usados para facilitar a coleta e análise de dados. As folhas de verificação são formulários em que os dados coletados são preenchidos de forma rápida, fácil e concisa. Registram dados e itens a serem verificados momentaneamente e também servem para identificar não conformidades no processo.

5. Histograma

Um Histograma, também conhecido como Diagrama de Distribuição de Frequências, é a representação gráfica, em colunas (retângulos), de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes.

  • A base de cada retângulo representa uma classe
  • A altura de cada retângulo representa a quantidade ou frequência com que o valor dessa classe ocorreu no conjunto de dados.

Ao dispor as informações graficamente, o Histograma permite a visualização dos valores centrais, a dispersão em torno dos valores centrais e a forma da distribuição.

Histograma


Esse é um dos tipos mais tradicionais de histograma, chamado de histograma simétrico. Porém, se engana quem pensa que só existe esse tipo de histograma! Como eu falei, existem 6 tipos de histograma que podem ser utilizados dependendo dos dados que precisam ser representados.

6. Diagrama de Dispersão

Os Diagramas de Dispersão, ou Gráficos de Dispersão, são representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, uma em função da outra.


O diagrama mostra se existe ou não uma correlação entre duas variáveis estudadas, sendo que caso haja correlação, ela pode ser positiva ou negativa.


Ao entender a correlação entre duas variáveis e como uma pode influenciar a outra, podemos determinar o melhor uso delas como uma das ferramentas da qualidade e produtividade da nossa empresa. Além disso, existe a possibilidade de inferirmos uma relação causal entre variáveis, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.

Diagrama de dispersão


Por meio deste diagrama é possível estudar 5 tipos de correlações entre as variáveis, o que é extremamente útil na hora de determinar como uma métrica influencia em outra durante a execução de um processo.

7. Diagrama de Pareto

O Gráfico de Pareto é uma ferramenta estatística que auxilia na tomada de decisão, permitindo uma empresa priorizar problemas, quando esses se apresentam em grande número.


O princípio de Pareto classifica os problemas relacionados à qualidade em duas categorias:

  • Pouco vitais
  • Muito vitais

Diagrama de pareto


Esse princípio, mais conhecido como regra 20-80, nos diz que 20% das causas principais são responsáveis por 80% dos problemas em uma organização. Ou seja, se solucionarmos esses 20% principais, acabamos com boa parte dos problemas.


É possível fazer um Diagrama de Pareto completo no Excel. Mais uma vez podemos utilizar esse programa a nosso favor nas ferramentas da qualidade!


Curtiu o conteúdo? Esperamos que o assunto tenha sido proveitoso para você! Caso deseje descomplicar ainda mais o tema, separamos um vídeo sobre as 7 ferramentas da qualidade e que ainda traz uma oitava ferramenta de bônus!

Aumente a produtividade da sua empresa!

Você já leu, acima, quais são as 7 ferramentas da qualidade e, no decorrer deste artigo, aprenderá qual a função de cada uma delas.

O que nós queremos é te poupar tempo: essas ferramentas proporcionam um aumento de produtividade, e nós sabemos que você deseja isso.

Por isso, com o eBook 7 Ferramentas da Qualidade, você aprenderá como usá-las para ajudar a sua empresa na melhoría continua dos processos!

É só clicar na imagem abaixo e ter acesso gratuito e rápido a conteúdos que auxiliarão a sua empresa a se destacar no mercado!

Baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.