Registro de Ponto com Cálculo de Hora Extra
Deixamos aqui um presente para você!
Veja o funcionamento da planilha na vídeo-aula abaixo
Cálculo de hora extra: Entenda a Ferramenta
Cálculo de hora extra: Informações Gerais
Cálculo de hora extra: Registro de Ponto Mensal
Cálculo de hora extra: Relatório
Já conhece as principais funções do Excel?

Quer aprender como calcular a hora extra com o Excel? Este artigo irá te ajudar!

Aprenda agora mesmo como realizar o cálculo de hora extra no Excel, além de baixar nossa planilha gratuita para facilitar os seus cálculos.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Quer aprender como calcular a hora extra com o Excel? Este artigo irá te ajudar!

Com certeza você já ouviu falar sobre horas extras trabalhadas, não é mesmo? Mas você sabe exatamente como realizar o seu cálculo?

Efetuar um controle adequado sobre as datas e horas trabalhadas é essencial. Mas você sabe exatamente como realizar o seu cálculo?

Nesse artigo vou te explicar como fazer o cálculo de hora extra com o Excel, além de te disponibilizar uma planilha para otimizar os seus resultados.

Calcular a hora extra é essencial para qualquer empresa, e por isso, é o tema do nosso post de hoje. Preparado? Vamos lá!

Mas, para já te deixar um pouco informado, neste artigo você irá aprender:

  • Registro de ponto com Cálculo de Hora Extra
  • Cálculo de hora extra: entenda a ferramenta
  • Cálculo de hora extra: informações gerais 
  • Cálculo de hora extra: registro de ponto mensal 
  • Cálculo de hora extra: relatório

Registro de Ponto com Cálculo de Hora Extra

Esse registro é a maneira utilizada por grande parte das empresas para registrar os horários de entrada e saída de seus funcionários. Aproveitando dessa base de dados para calcular suas horas extras, considerando também os feriados e finais de semana.

Além de te explicar o que é e como fazer o cálculo de hora extra com o Excel, esse artigo tem como objetivo te apresentar uma planilha a fim de te auxiliar no controle dos pontos dos funcionários, facilitando no controle destas informações com automatização de grande parte dos cálculos.

Deixamos aqui um presente para você!

Você sabe o que significa o registro de ponto e como calculá-lo? O cálculo de horas extras na folha ponto é feito após se obter o saldo de horas excedentes trabalhadas no mês. No regime CLT, como se sabe, não é permitido que o funcionário realize mais de 10h trabalhadas ao dia, por isso não é possível que o trabalhador faça mais de 2h por dia trabalhado.

Com uso da Planilha de registro de ponto com cálculo de hora extra, é necessário que o usuário registre apenas os horários de entradas e saídas dos funcionários, e assim a ferramenta irá calcular o valor das horas extras trabalhadas.

Tenha acessa agora a essa planilha! Clique no botão abaixo.

Clique aqui e faça o download

Veja o funcionamento da planilha na vídeo-aula abaixo

Cálculo de hora extra: Entenda a Ferramenta

A página inicial é o ponto de partida para o cálculo de hora extra e possui a estrutura mostrada a seguir.

Registro Mensal


Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba.

Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba retorna-se à página inicial.

Cálculo de hora extra: Informações Gerais

A imagem a seguir representa a aba de informações gerais da planilha. Nela, devem ser inseridas informações por parte do usuário no que diz respeito ao nome, cargo e salário mensal do funcionário.

Informações Gerais


Também deve ser inserido o ano de análise, as horas semanais, domingos e feriados, além de é claro o acréscimo  de no mínimo 50% do valor da hora trabalhada.

Essa planilha já trás como base o acréscimo de 50%, porém, esse valor pode variar de empresa para empresa. Como já mencionado, esse valor é apenas o valor mínimo.

É importante destacar que deve haver uma planilha desta para cada funcionário da empresa. Então, fique à vontade para copiá-la.

Cálculo de hora extra: Registro de Ponto Mensal

Para cada mês existe uma aba, totalizando 12 abas diferentes. A visão geral desta aba é dada como segue:

Registro do Ponto Mensal


As colunas de D até H são as únicas que precisam ser preenchidas; as demais contêm fórmulas que calculam as horas totais trabalhadas e horas extras.

Observe que nas colunas D e H o usuário deve registrar os horários de entrada do funcionário, enquanto as colunas E e G os horários de saída, para cada dia de trabalho realizado.

Nessa parte da planilha são inseridas as horas por dia, e no fim, temos o valor de horas trabalhadas no mês. Assim, já se calcula o valor da hora extra noturna e também o valor do salário poderá ser obtido.

Se o funcionário trabalha em meio turno, por exemplo, o usuário pode deixar os campos de horário em branco, para que não sejam contabilizadas as horas.

Se um funcionário faltar ao trabalho por algum motivo não justificado pode ser inserido 0 horas nas entradas e saídas que o dia total será contabilizado na jornada de trabalho para este funcionário no campo das horas negativas.

Já nas colunas de horas totais e horas negativas aparecem respectivamente o total de horas trabalhadas e o total de horas negativas (caso exista).

OBS: É importante destacar que os horários devem ser preenchidos como formato de horário (8:00); se o usuário digitar 8 somente a planilha não reconhecerá o formato como hora e isso pode causar erros nos cálculos.

Ainda nesta planilha, existe o campo para preenchimento do feriado (coluna H). Como mostrado na figura a seguir.

Colunas D e H


Ao selecionar a opção "Sim" nesta coluna, a planilha reconhece a data como feriado e automaticamente colore o texto da coluna D de vermelho.

Com este campo, a planilha faz o cálculo de hora extra utilizando a política de remuneração de hora extra da empresa, considerando o feriado, que foi cadastrado na primeira etapa de atualização desta planilha.

Cálculo de hora extra: Relatório

A aba relatório nada mais é do que um resumo de todas as horas registradas nas abas dos meses, conforme mostrado abaixo:

Relatório


As horas negativas são as horas que o funcionário ficou devendo para completar seu banco de horas.

O banco de horas é o total de horas extras subtraídas das horas negativas. Para o cálculo do banco de horas da jornada mensal, não se considera o período em que o funcionário fez ou não hora extra, visto que uma hora extra feita no feriado é mais cara do que uma hora feita durante a semana.

Observe que ao lado de cada resultado do banco de horas é possível de aparecer dois símbolos (um positivo na cor verde e um X na cor vermelha).

O X indica que a hora está negativa, ou seja, o funcionário está devendo horas de trabalho. No exemplo acima, no mês de janeiro o funcionário deve 25 min e em julho está devendo 6 horas.

Os símbolos positivos indicam que o funcionário está com horas extras na empresa ou que não tem hora extra e nem horas negativas. O último grupo de colunas é mostrado abaixo.

Resultado em Formato Numérico


Ele deverá ser utilizado quando se deseja efetuar cálculos com os valores das horas extras. As informações anteriores estão no formato de data, que são facilmente visualizáveis.

Entretanto, quando se deseja efetuar operações matemáticas com os valores das Horas Extras (como o total a ser pago, por exemplo), fica mais fácil utilizar esse grupo de informação, pois já está dentro do formato adequado.

 Já conhece as principais funções do Excel?

Você está cansado de conhecer apenas ferramentas simples no Excel e de perder oportunidades incríveis de carreira por não dominar as planilhas?

Então, você está no lugar certo! Aqui na Voitto criamos o Clube do Excel, uma jornada de aprendizado completa que te ensina, não só Excel do básico ao avançado, como também Dashboards de Gestão, Power BI e VBA aplicado a negócios.

São 100h de trilha, dividida em 5 cursos e você ainda terá acesso a um pacote de mais de 100 planilhas, workshops, mentorias ao vivo e certificação Master em Excel. Sensacional, não é mesmo?

E o mais importante: vai estar preparado(a) para resolver problemas complexos a base de dados de forma ágil, trabalhando com planilhas automatizadas, dinâmicas, interativas e com um visual incrível!

Então, não perca tempo e junte-se a nós agora mesmo! Basta clicar no banner abaixo e iniciar seus estudos. Estamos ansiosos para te auxiliar nessa jornada!

Clique aqui e faça parte do clube!

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Clique aqui e baixe aqui!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Escala De Trabalho

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.