Entenda a Ferramenta
Definição do Negócio
Investimentos
Custos e Projeção de Receitas
Análise de Viabilidade
Panorama
Viu como é fácil?

Elaborando um plano de negócios eficiente no Excel: Passo a passo e dicas práticas.

Aprenda como usar o Excel para criar um plano de negócios sólido, incluindo análise de mercado, projeções financeiras, estratégias de marketing e muito mais.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Elaborando um plano de negócios eficiente no Excel: Passo a passo e dicas práticas.

Um plano de negócio, também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

De acordo com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações.

É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. Além disso, o plano de negócios Excel é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios

O principal objetivo da planilha é proporcionar uma análise detalhada do mercado para a inserção de um novo negócio. Na mesma é possível realizar diversas análises com base em definições iniciais e fluxo de caixa esperado nos primeiros anos de mercado.


[planilha] plano de negocio

Entenda a Ferramenta

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Painel plano de negócios

Definição do Negócio

A aba definição, como o próprio nome já diz, servirá para descrever as principais definições quanto ao negócio/serviço/produto. Nessa aba, já se encontram também as primeiras análises estratégicas de mercado.

Definição do negócio

  • Resumo do Negócio/Produto: Explicitar de forma clara e objetiva qual é o negócio ou produto
  • Setor de Atuação: Indicar em qual parte do mercado o produto ou serviço irá atuar
  • Concorrência: Quem oferece serviços/produtos idênticos ou similares de mesma funcionalidade para o mesmo setor de atuação
  • Diferenciais Positivos: O produto é inovador ou possui algum diferencial frente &agrave concorrência que trará ganho de mercado e que deve ser potencializado
  • Diferenciais Negativos: O que poderia fazer com que os clientes tivessem preferência pelos serviços ou produtos da concorrência
  • Visão de Negócio (curto prazo): Como gostaria que o produto ou serviço fosse visto pelo mercado em alguns meses
  • Visão de Negócio (longo prazo): Como gostaria que o produto ou serviço fosse visto pelo mercado em alguns anos

Investimentos

Essa aba irá registrar todas as informações quanto aos investimentos necessários. Vale ressaltar os mesmos deverão ser separados em duas partes.

A primeira parte diz respeito aos investimentos iniciais. São aquelas que precisarão ser feitos para que o negócio comece a funcionar.

Investimentos iniciais


A segunda parte diz respeito aos investimentos necessários durante o funcionamento do negócio, por exemplo, investimentos para expansão da produção, do espaço, dentre outros. Os mesmos deverão ser indicados no decorrer dos anos, para os primeiros 5 anos.

Investimentos contínuos


Acompanhando a ideia acima, os mesmos investimentos para os primeiros 5 anos deverão ser planejados, mas agora, somente no que diz respeito ao marketing.

Investimentos em marketing

Custos e Projeção de Receitas

Para os custos a ideia é bem similar &agrave descrita acima, porém os mesmos serão separados em custos fixos e custos variáveis.

Custos fixos são aqueles que são independentes dos níveis de produção, ou seja, existirão se a empresa produzir 1.000 peças ou 1 peça. A primeira parte dessa aba deverá ser preenchida com esses custos no valor anual, o crescimento esperado por ano em porcentagem, que a planilha indicará o custo para os próximos 5 anos.

Custos fixos


Já os custos variáveis são aqueles dependentes dos níveis de produção. O preenchimento desses valores é idêntico ao do custo fixo.

Custos variáveis


A projeção das receitas é feita com base no custo de cada produto, na margem de lucro esperada, bem como no número de vendas esperadas.

  • Custo: Informe o custo de produção de cada produto
  • Margem de Lucro: Quantos por cento se deseja ganhar em cada produto
  • Preço de Venda: O preço de venda será indicado pela planilha
  • Vendas Esperadas: Indica a quantidade de cada produto que se espera vender
  • Receita Projetada: Será indicada pela planilha a receita projetada para cada produto
  • Venda Mínima: Indica quantos produtos terão que ser vendidos para que se pague o custo de produção
  • Crescimentos Esperado: Preencha o crescimento de vendas esperado anualmente
  • Receita em 5 anos: Indica a receita esperado por produto nos primeiros 5 anos de mercado.

Projeção de receitas

Análise de Viabilidade

Essa aba é uma grande aglomeração de todas as informações dadas nas abas anteriores. De preenchimento totalmente automático, esta irá projetar o fluxo de caixa para os primeiros 5 anos do produto no mercado.

A única parte que deverá ser preenchida é parte superior, informando os anos dos produtos: 2015, 2016, 2017..., por exemplo.

A primeira parte ilustra os investimentos necessários, separando-os em investimentos iniciais e investimentos contínuos.

Investimentos iniciais e contínuos


A seguir tem-se a parte referente aos custos, esses por sua vez são separados em fixos e variáveis.

Custos fixos e variáveis


A próxima ilustração é quanto as receitas esperadas no decorrer dos 5 anos.

Receitas esperadas para os próximos 5 anos


Por fim, o mais interessante dessa aba é poder analisar o fluxo de caixa esperado na empresa nos primeiros cinco anos, prevendo se o esperado é lucro ou prejuízo e assim traçar diferentes estratégias. Outras informações obtidas dos dados acima e essências para tomadas de decisões são o VPL, a TIR e o Payback.

VPL (Valor Presente Líquido):

O VPL indica quanto vale sua empresa hoje a partir de projeções de lucro e investimentos nos próximos anos. Ou seja, se você investiu R$ 100.000,00 num projeto e o VPL dele é menor do que R$ 100.000,00, pela sua projeção não vale a pena investir no negócio.

TIR (Taxa Interna de Retorno):

A TIR é a taxa de retorno do seu investimento, que compara quanto você está conseguindo gerar de valor ($) frente ao que foi investido. Ele representa uma taxa de juro tal que se o capital investido tivesse sido colocado a essa taxa, obteríamos exatamente a mesma taxa de rendimento no final do período. Por isso, para ser válido o investimento no negócio, a TIR deve ser positiva, se não no fim do período analisado você terá perdido dinheiro.

Payback:

É o prazo de retorno do investimento. Determina em quanto tempo o empreendedor terá seu investimento de volta.

Com estes indicadores você já deve ser capaz de analisar a viabilidade do seu negócio!

VPL, TIR e PAYBACK

Panorama

Por fim, na aba Panorama são apresentadas de forma gráfica as principais movimentações financeiras do negócio nos primeiros 5 anos.

Panorama

Viu como é fácil?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Usando o Excel para montar um plano de negócios

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Usando Excel Para Montar Um Plano De Negocios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.