No mundo atual, as pessoas com intensa sede de poder não são muito bem vistas, pois muitas vezes passam a impressão de que não respeitam os limites de igualdade e justiça.

No entanto, Robert Greene traz a ideia de que o poder não é bom ou mau. O que pode ser ruim é a maneira que você escolhe para utilizá-lo, ou a forma que utilizam contra você.

Dessa forma, fica evidente que é preciso estar preparado para o jogo de poder que enfrentamos diariamente, podendo assim fazer bom uso dessa ferramenta essencial.

No livro, Robert Greene apresenta 48 leis do poder, formuladas a partir de exemplos históricos e estudos renomados.

Nesse resumo, selecionamos 10 dessas leis e vamos explicá-las mais a fundo logo a seguir!

 

Sobre a obra

 

Publicado pela primeira vez em 1998 com o título The 48 Laws of Power (em inglês), o livro traz uma coletânea completa de leis baseadas na análise de mais de 3000 anos de uso do poder pela humanidade.

Em suas mais de 400 páginas são explicadas cada uma das leis, apresentando a interpretação do autor sobre ela, exemplos de onde e quando foi observada e as consequências de sua transgressão.

Desde seu lançamento, a obra já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, traduzidos em 24 línguas. No Brasil, a primeira edição do  livro foi publicada no ano de 2000 pela Editora Rocco.

Para conhecer melhor todas as leis e exemplos, você pode adquirir a versão completa do livro clicando no link:

 

Sobre o autor

 

Robert Greene é autor e palestrante conhecido por conteúdos sobre estratégia, sedução e poder. Formado em Estudos Clássicos na University of California, ele também escreveu o best-seller “A Arte da Sedução” (2001) e tem mais de 30 livros publicados.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

As leis apresentadas pelo autor serão fascinantes para leitores interessados em atingir, identificar e se defender das armas do poder, ficando assim em total controle das suas relações interpessoais.

Além disso, o livro traz muitas informações históricas sobre o uso de poder, o que pode interessar pessoas que gostam desse segmento.

 

Ideias principais do livro

 

Ao apresentar as leis do poder, o autor destaca os seguintes pontos:

 

  • Você não deve julgar as pessoas pelas ações que elas declaram fazer, mas sim pelas consequências dessas ações;

  • Pessoas que alegam rejeitar poder devido a valores morais muitas vezes são grandes manipuladoras;

  • Para dominar o jogo do poder, é preciso ter a habilidade de controlar suas emoções para que elas não atrapalhem seu julgamento;

  • É preciso aceitar que a desilusão faz parte da interação humana.

 

Overview - Sempre fale menos que o necessário

 

As pessoas que não conseguem controlar suas palavras demonstram que não conseguem se controlar, o que faz as outras pessoas diminuírem seu respeito por ela.

Isso acontece porque as palavras são muito poderosas e, uma vez que foram ditas, não é possível pegá-las de volta. Por isso, Greene destaca que é muito importante sempre manter suas palavras em seu controle.

O autor explica que o poder muitas vezes é um jogo de aparências. Por esse motivo, quando você fala menos do que o necessário, inevitavelmente se mostra maior e melhor do que realmente é.

 

Overview - Vença através de suas ações, não por discussões

 

Robert destaca que quando você “vence” uma discussão, por mais que tenha explicado o seu ponto de vista para a outra pessoa da melhor forma, ela não vai ficar totalmente convencida daquilo.

Isso permite que elas mudem rapidamente de opinião e todo o esforço que você fez durante a discussão foi em vão.

Por isso, o autor explica que você se torna muito mais poderoso quando convence as pessoas através de suas ações. É melhor demonstrar do que explicar.

 

Overview - Ao pedir ajuda, apele para o que é interessante para a outra pessoa

 

Quando você estiver em uma situação em que precisa de ajuda (por mais poderoso que você seja, isso vai acontecer), você não pode se dar ao luxo de depender totalmente da compaixão ou gratidão da outra pessoa.

Muitas vezes, a pessoa não vai se esforçar totalmente apenas pela bondade e vontade de te ajudar. Para contornar isso, Robert explica que você deve encontrar algo no seu pedido de ajuda que pode ser benéfico para a outra parte.

A partir disso, é preciso enfatizar sempre o ganho que a pessoa vai ter ao te ajudar. Dessa forma, a reação dela será bem mais forte ao perceber que você está oferecendo algo que é do interesse dela.

 

Overview - Use a ausência para aumentar seu respeito

 

Pense da mesma forma que funciona o mercado de um produto: quanto maior circulação ele tiver, menor será seu preço.

A ideia do autor segue o mesmo princípio com essa lei. Quanto mais você for visto e ouvido, mais comum você vai se tornar. Tente se ausentar por algum tempo, isso faz com que as pessoas falem de você. Você consegue criar valor a partir da escassez.

No entanto, é importante tomar cuidado para se ausentar no momento certo, pois essa prática pode ter o efeito reverso se for feita de maneira errada.

 

Overview - Saiba com quem você está lidando

 

Você deve entender que as pessoas são muito diferentes entre si, e nem todas vão reagir da mesma maneira às suas atitudes e comportamentos.

Por isso, é extremamente importante que você conheça as possíveis reações daquela pessoa com a qual está lidando. O autor explica que pesquisar ou buscar informações sobre a outra parte antes de entrar em uma disputa de poder é essencial.

Dessa forma, você consegue adaptar o seu comportamento para que seja o mais adequado para a conversa.

 

Overview - Não se comprometa a ninguém

 

O autor explica que o único lado ou causa que você precisa realmente se comprometer é a sua própria. Isso permite que você se mantenha no controle, pois não depende de outras pessoas.

Claro que fazer parcerias é importante, já que ninguém consegue concluir nada sozinho, mas a ideia aqui é tomar cuidado para sempre se colocar em primeiro lugar.

 

Overview - Concentre suas forças

 

Você deve ser capaz de identificar quais são seus pontos fortes e que vão te trazer mais retorno e, a partir disso, concentrar seus esforços e sua energia neles.

O autor faz uma analogia com a exploração de uma mina: você vai conseguir melhores resultados ao minar uma única jazida rica do que ficar variando entre várias jazidas rasas.

 

Overview - Controle seu tempo

 

Como já foi citado anteriormente, o jogo de poder passa muitas vezes pelas aparências. Por isso, nunca deixe transparecer que você está atrasado e com pressa - isso passa a ideia de que você não tem controle.

Robert ensina que você deve sempre parecer paciente, confiante de que as coisas vão acontecer conforme você planejou.

Essa lei pode ser praticada com os ensinamentos de Kevin Kruse em 15 Secrets Successful People Know About Time Management, onde ele explica 15 segredos que as pessoas bem-sucedidas sabem sobre gestão do tempo.

 

Overview - Despreze o almoço grátis

 

De acordo com o ditado, “não existe almoço grátis”, ou seja, não se encante com uma oferta que parece boa demais para ser verdade, sempre desconfie.

Provavelmente existe algum custo ou truque por trás que vai ser usado para te controlar, o que você não pode permitir.

Robert explica que não existem atalhos para a excelência. Por isso, se você acredita que aquele preço é justo pelo valor oferecido a você, compre essa ideia.

 

Overview - Evite ter uma forma definida

 

No momento em que você assume uma única forma e maneira de agir, você se torna muito previsível, uma presa fácil para seus oponentes te controlarem.

Além disso, você pode ser surpreendido por uma súbita mudança circunstancial, que pode te fazer perder o controle e acabar sendo derrotado.

Por isso, Robert destaca que é muito importante aceitar o fato de que nada é fixo, ou seja, as coisas sempre podem mudar e você deve se manter preparado para essas grandes transformações.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Em Poder Sem Limites, Tony Robbins explica que geralmente, uma pessoa de sucesso anda de uma maneira mais erguida, mais imponente, demonstrando ter autoestima. Uma das maneiras de se ter sucesso, portanto, seria replicar este comportamento e começar a caminhar dessa mesma forma, de maneira mais imponente.

No livro Descubra Seus Pontos Fortes, o autor dá a seguinte sugestão: em escolas e locais de trabalho, somos encorajados a encontrar e corrigir nossas fraquezas, visando sempre aumentar nossa produtividade. Se pararmos para pensar, devíamos focar justamente no contrário, que são nossos pontos fortes.

No livro Geração de Valor, Flávio Augusto diz que pensamentos vitoriosos possuem mais chances de gerarem resultados positivos. Enquanto que, pensamentos triviais geram apenas resultados triviais. Onde você consegue pensamentos vitoriosos? Pergunta errada, a pergunta correta seria com quem aprender.

A resposta é: “aprender a pensar com aqueles que chegaram lá”. Flávio diz que “só é possível aprender a ter uma mentalidade vitoriosa com os vencedores”. Com a tecnologia atual, temos acesso a conteúdos biográficos e materiais produzidos por essas pessoas. Para começar, saia da conformidade e da mesmice.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

As leis apresentadas pelo autor possuem aplicações em situações reais do cotidiano, nas mais variadas relações, pessoais ou profissionais.

Listamos a seguir todas 48 leis descritas no livro:

 

1 - Não ofusque o brilho do mestre;

 

2 - Não confie demais nos amigos. Aprenda a usar os inimigos;

 

3 - Oculte suas intenções;

 

4 - Sempre fale menos que o necessário;

 

5 - Defenda sua reputação;

 

6 - Chame a atenção a qualquer preço;

 

7 - Faça com que os outros trabalhem para você, mas sempre fique com o crédito

 

8 - Faça as pessoas virem até você;

 

9 - Vença através de sua ações, não por discussões;

 

10 - Evite os infelizes e azarados;

 

11 - Aprenda a manter as pessoas dependentes de você;

 

12 - Use a honestidade e generosidade para desarmar a sua vítima;

 

13 - Ao pedir ajuda, apele para que é interessante para a outra pessoa;

 

14 - Banque o amigo, aja como espião;

 

15 - Aniquile totalmente o inimigo;

 

16 - Use a ausência para aumentar seu respeito;

 

17 - Cultive uma atmosfera de imprevisibilidade;

 

18 - Não se isole demais;

 

19 - Saiba com quem está lidando;

 

20 - Não se comprometa a ninguém;

 

21 - Pareça mais bobo do que o normal;

 

22 - Transforme a fraqueza em poder;

 

23 - Concentre suas forças;

 

24 - Represente o cortesão perfeito;

 

25 - Recrie-se;

 

26 - Mantenha as mãos limpas;

 

27 - Crie devotos;

 

28 - Seja ousado;

 

29 - Planeje até o fim;

 

30 - Faça as suas conquistas parecerem fáceis;

 

31 - Controle as opções;

 

32 - Desperte a fantasia das pessoas;

 

33 - Descubra o ponto fraco de cada um;

 

34 - Aja como um rei para ser tratado como tal;

 

35 - Controle seu tempo;

 

36 - Despreze o que não puder ter;

 

37 - Crie espetáculos atraentes;

 

38 - Pense como quiser, mas comporte-se como os outros;

 

39 - Agite a água para atrair os peixes;

 

40 - Despreze o almoço grátis;

 

41 - Evite seguir as pegadas de um grande homem;

 

42 - Ataque o pastor e as ovelhas dispersam;

 

43 - Conquiste corações e mentes;

 

44 - Desarme e enfureça com o efeito espelho;

 

45 - Pregue a necessidade de mudança;

 

46 - Não pareça perfeito demais;

 

47 - Não ultrapasse a meta estabelecida;

 

48 - Evite ter uma forma definida

 

Para conhecer mais sobre cada uma das leis, você pode adquirir o livro completo clicando abaixo:

 

    

 

O que achou?

 

Gostou do livro? Deixe seu feedback nos comentários abaixo para sabermos a sua opinião!

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 

Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.