O que é SEO?
Invista em você!
O que é SEO On Page e qual é a sua importância?
5 passos práticos para otimizar o seu site On-Page!
Quais ferramentas utilizar para análise do SEO on-page?
Acelere os resultados dos seus negócios com a Voitto!

Descubra 5 passos para otimizar o seu site on-page e ranquear nos mecanismos de busca

Descubra o que é otimização on-page, a sua importância para o SEO e quais são os passos práticos e ferramentas utilizadas para sua análise.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Descubra 5 passos para otimizar o seu site on-page e ranquear nos mecanismos de busca

O SEO on-page é uma das importantes variáveis para o ranqueamento de seu site nos mecanismos de busca. Assim, a realização dessas otimizações contribuem para a melhoria da experiência do usuário em sua página.

Dessa maneira, é essencial que boas práticas sejam realizadas dentro das páginas do seu site, resultando em tráfego orgânico e em autoridade.

Continue neste artigo e descubra a importância da otimização on-page para o SEO de sua página por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é SEO?
  • O que é SEO On Page e qual é a sua importância?
  • 5 passos práticos para otimizar o seu site on-page!
  • Quais ferramentas utilizar para análise do SEO on-page?

Vamos lá!

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas e de estratégias para posicionar uma página específica ou um site no topo dos mecanismos de busca, como o Google, o Yahoo! e o Bing.

Essas estratégias podem ser realizadas tanto On-Page, como Off-Page, estando relacionadas à otimização de conteúdo, personalização de layout, compartilhamento de links internos e acessibilidade da página.

Em consequência, algumas ferramentas como o SemRush e o Ubersuggest foram desenvolvidas para que conteúdos de qualidade sejam produzidos e otimizados para o ranqueamento do seu site no motor de busca.

Invista em você!

Confira nosso eBook Como Migrar O Seu Negócio do Offline para o Online.

O sucesso de um negócio envolve mais do que a qualidade e o valor das soluções oferecidas. É preciso saber em que canais encontrar o consumidor, como se comunicar com ele e, acima de tudo, como transformá-lo em um cliente fiel da empresa.

Aprenda como explorar o ambiente online, adotando as melhores práticas e estratégias para que a migração do offline seja feita da melhor forma possível.

Gostou? Então, não perca tempo! Faça agora o download!

como migrar o seu negocio do offline para o online

O que é SEO On Page e qual é a sua importância?

O SEO On Page é composto por um conjunto de estratégias e práticas realizadas dentro de uma página de seu site. Essas ações estão relacionadas ao conteúdo e à sua arquitetura no layout do website.

Alguns desses elementos são título e subtítulo, descrição, headings, imagens e suas respectivas descrições, URLs, códigos htmls e design responsivo.

Já o SEO Off Page está relacionado com estratégias e práticas para conseguir tráfego para a página de forma externa, por meio de link building, parcerias com embaixadores e guest posts e redes sociais.

5 passos práticos para otimizar o seu site On-Page!

Existem vários fatores que influenciam no ranqueamento da página, por isso, separamos os cinco principais passos para manter seu SEO On-page eficiente.

1. Confira elementos importantes de sua página

A definição de palavras-chave é a principal ação para a produção do conteúdo essencial da página. Isso inclui Title e H1, Meta Description e Subtitle. Além disso, ela deve estar presente em cerca de 3% do seu artigo.

O Title e a Meta Description estão diretamente relacionados à apresentação do seu artigo no mecanismo de busca, devendo conter até 65 caracteres e entre 140 e 160 caracteres, respectivamente.

Já o H1 e o Subtitle estão presentes na arquitetura de sua página, devendo conter até 85 caracteres e entre 120 e 140 caracteres, respectivamente.

Por fim, combinar a sua palavra-chave com outras long tail também é importante para aumentar as palavras-chave ranqueadas em seu website.

2. Otimize suas URLs

A otimização de URLs é importante também para o ranqueamento de seu site. Para isso, é necessária a escolha de URLs amigáveis e a remoção de conteúdo duplicado. Confira a seguir algumas dicas para essa definição:

  • URLs curtas: quatro a cinco palavras e até 100 caracteres.
  • URLs sem caracteres especiais: é ideal que a URL apresente apenas letras minúsculas e números somente quando necessário, contendo a palavra-chave. 
  • Hífen na URL: o hífen torna a URL mais legível em comparação ao “+” (mais) e ao “_” (underline). 

3. Tome cuidado com imagens

A utilização das imagens de sua página pode alterar o tempo de carregamento do seu site, o que consequentemente afeta o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Cada servidor responsável pela hospedagem de seu site possui um tamanho de imagem em KB (kilobyte) ou em MB (megabyte). O recomendado é que as imagens não passem de 1000 pixels e 300 kB.

Dessa forma, há uma infinidade de softwares e sites online que são responsáveis por compactar e redimensionar essas imagens.

Por outro lado, o nome dos arquivos, da legenda e do alt text também são responsáveis pelo ranqueamento dos artigos nos motores de busca.

4. Otimize os parágrafos de seu conteúdo 

Os parágrafos de seu artigo devem ser curtos para possibilitar a acessibilidade de sua página. Dessa forma, eles devem possuir de uma a quatro linhas.

O principal intuito dessa otimização é tornar a informação clara, simples e objetiva, seguindo os princípios do copywriting, ou seja, com o intuito da conversão em vendas.

Esse passo pode ser realizado também nas redes sociais e no Marketing de Conteúdo.

Ainda, a utilização de headings também é responsável por essa otimização, por meio da organização da hierarquia da página. Dessa forma, o H1 é mais importante que o H2, que é mais importante que o H3 e assim por diante.

Por conseguinte, o recomendado é que seja usado um único H1 por página e, se necessário, múltiplos H2 e H3.

5. Saiba escolher os links internos e externos

A escolha de links internos e externos é responsável pela classificação de autoridade da sua página.

Dessa forma, procure utilizar links externos que possuam autoridade forte e sejam confiáveis, para não afetar a credibilidade de sua página.

Em relação aos links internos, procure aqueles que tenham mais a ver com o assunto de tal página especificada e sejam atrativos, para aumentar as chances de seu leitor continuar em seu site.

Quais ferramentas utilizar para análise do SEO on-page?

Algumas ferramentas podem ser utilizadas para a análise do SEO on-page das páginas de seu site. Confira a seguir algumas delas:

SemRush SEO Writing Assistant

O SemRush SEO Writing Assistant é uma extensão para o Google Docs e avalia o conteúdo do seu texto, mostrando os pontos a serem melhorados em legibilidade, SEO, originalidade e tom de voz.

É uma ferramenta fundamental para quem escreve textos otimizados em SEO por apresentar palavras recomendadas para a palavra-chave em questão, além de outras alterações necessárias de acordo com essas técnicas.

Google Search Console

O Google Search Console é responsável por apresentar resultados do tráfego de seu site ou de uma página específica no principal mecanismo de busca da Web: o Google.

Alguns dos tópicos analisados são o tráfego de pesquisa, o índice do Google, além das Core Web Vitals, identificando erros e como resolvê-los.

Bing Webmaster Tools

O Bing Webmaster Tools é semelhante ao Google Search Console, só que em relação ao mecanismo de busca do Bing, segundo maior buscador do mundo.

Algumas de suas funcionalidades são o acesso de número de cliques em seu site ou em uma página específica, as palavras-chave e URLs mais acessadas no Bing e geração de relatórios com essas informações.

PageSpeed

O PageSpeed é utilizado para medir o tempo de carregamento da página, variável presente nos ranqueamentos.

Segundo o Google, o tempo de carregamento recomendado é de 0,5 a 2 segundos para manter um usuário em sua página.

Yoast SEO

O Yoast SEO é uma extensão para sites no Wordpress responsável por avaliar o conteúdo da sua postagem e mostrar os pontos a serem melhorados de acordo com os critérios dos motores de busca.

É dividido em duas seções: SEO e legibilidade. Alguns dos tópicos abordados são palavras chave, tamanho de parágrafos, tamanho de seções e utilização de conectivos.

Acelere os resultados dos seus negócios com a Voitto!

Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!

A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.

Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn

Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!

Formação em Cientista de Dados

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

[KIT] Calendário + Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendário + Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.