Quem é o Chief Happiness Officer (CHO) e o que faz esse profissional?
A urgência de possuir colaboradores felizes
O resultado prático da felicidade nas companhias

A busca da felicidade na rotina de trabalho deu espaço a uma nova profissão!

Descubra quem é o Chief Happiness Officer, o diretor da felicidade, entenda as atribuições dessa profissão e por que sua procura tem aumentado cada vez mais.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
A busca da felicidade na rotina de trabalho deu espaço a uma nova profissão!

Para você, o que significa ser feliz com o seu trabalho? Para muitas pessoas, a felicidade está no Happy Hour do fim de semana, no salário do fim do mês, nas bonificações e até no resultado que entrega, buscando sempre mais.

No entanto, uma empresa dinamarquesa foi além. A Woohoo Partnership, em 2003, desenvolveu uma metodologia voltada para a satisfação do colaborador, o que deu origem a profissão de Chief Happiness Officer (Chefe da Felicidade).

Dessa forma, a felicidade não estaria mais atrelada a esperar o fim do mês ou o final de semana para se instaurar, mas sim focada no bem-estar frequente do colaborador em seu cotidiano.

A busca por esse profissional pelas empresas tem aumentado ano após ano, principalmente durante a pandemia, devido aos números alarmantes de trabalhadores desenvolvendo transtornos mentais.

E é sobre isso que vamos conversar hoje. Então, se você quer entender mais sobre esse assunto, permaneça conosco, porque vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Quem é o Chief Happiness Officer (CHO) e o que faz esse profissional?
  • A urgência de possuir colaboradores felizes;
  • O resultado prático da felicidade nas companhias.

Preparado(a)? Então vamos lá!

Quem é o Chief Happiness Officer (CHO) e o que faz esse profissional?

O Chief Happiness Officer (CHO) ou Chefe da Felicidade, como é conhecido, é o profissional responsável por resguardar o bem-estar dos colaboradores de uma empresa.

Então, este diretor é a ponte que liga as expectativas da empresa e as do funcionário, medindo o cenário de felicidade corporativa por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas.

É o CHO que vai propor reuniões de feedbacks, traçar iniciativas que fazem sentido para o grupo, engajar a liderança e indicar mudanças de tarefas, por exemplo.

Mas, você deve estar se perguntando: o que é necessário fazer para se tornar um Chief Happiness Officer?

Qualquer profissional pode alcançar este cargo em uma companhia, desde que realize a capacitação necessária.

Existem algumas instituições que oferecem o curso e, geralmente, ele dura de três a cinco dias, e é conduzido por psicólogos e especialistas na área.

Segundo o Instituto Feliciência e a Reconnect, hoje, o Brasil conta com 89 profissionais com esta posição. Além disso, registraram um aumento de 200% na procura por esse profissional desde o início de 2020.

A urgência de possuir colaboradores felizes

Mesmo o cargo de Chief Happiness Officer existindo desde 2003, ele nunca foi tão requisitado como vem sendo desde o início da pandemia. E, o cenário de luto, crise e isolamento foram os grandes fatores por essa procura.

No ranking global da felicidade, divulgado em março de 2021, o Brasil ficou na 41º posição, caindo 12 posições durante o cenário pandêmico.

Para Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência:

"Tem colaborador que vive dentro de dinâmica de poder adoecedora. O RH precisa perceber o problema, precisa transformar em números a infelicidade das pessoas para que não haja afastamento e doenças psíquicas dos colaboradores"

De acordo com pesquisas realizadas pelo Employment and Employability Institute, a felicidade no trabalho, inclusive, vem se tornando pré-requisito para a próxima geração de trabalhadores.

Cerca de 53% das pessoas nas pesquisas querem trabalhar em organizações que compartilham dos mesmos valores que os seus e 75% procuram rotinas flexíveis, para que possam ter equilíbrio entre trabalho e tempo livre.

Além disso, outros 44% buscam ambientes amigáveis e 90% almejam desafios e oportunidades de crescimento na carreira.

O resultado prático da felicidade nas companhias

A felicidade dos colaboradores nas empresas é refletida na produtividade, capacidade de inovar e, claro, na saúde de cada um.

E um estudo da Harvard Business Review provou isso. De acordo com uma pesquisa de felicidade, o resultado foi que funcionários felizes são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

E, para as empresas, as demissões diminuem cerca de 55% e o número de casos de burnout é 125% menor.

Ainda segundo Carla Furtado, o Chief Happiness Officer é aquele que vai encontrar o match entre a ciência da felicidade e os resultados da gestão estratégica das companhias, para que ela consiga esses benefícios.

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.