O que é cultura organizacional?
Qual é o segredo da cultura organizacional da Netflix?
Como manter a liberdade com responsabilidade?
Como posso maximizar a cultura organizacional de liberdade com responsabilidade?
A expansão da Netflix
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Veja a importância da cultura organizacional dentro do grande sucesso da Netflix

Saiba como estabelecer uma cultura organizacional de excelência focada no autogerenciamento é determinante para o sucesso da Netflix.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Veja a importância da cultura organizacional dentro do grande sucesso da Netflix

A Netflix vem tendo um crescimento extraordinário nos últimos anos. Porém, toda empresa passa por dificuldades em algum momento e com a gigante do streaming não seria diferente.

Em 2001 a empresa teve que fazer um grande corte de custos, mas conseguiu se recuperar e criar uma cultura de excelência.

Dentre os motivos para essa ascensão da Netflix está a sua cultura organizacional baseada em equipes altamente qualificadas e auto gerenciadas.

Mas como foi possível chegar em um corpo de colaboradores tão competente, a ponto de manter uma cultura tão livre? É exatamente isso que é respondido nesse livro.

Neste artigo, veremos:

  • O que é cultura organizacional?
  • Qual é o segredo da cultura organizacional da Netflix?
  • Como manter a liberdade com responsabilidade?
  • Como posso maximizar a cultura organizacional de liberdade com responsabilidade?
  • A expansão da Netflix.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional de uma empresa nada mais é que a soma dos comportamentos, valores e visão compartilhada dos colaboradores.

Em outras palavras, é a maneira como as pessoas de uma empresa encaram o seu trabalho e o impacto que a organização tem na comunidade local.

Uma cultura organizacional forte implica em colaboradores mais engajados e motivados, o que, por consequência, acaba melhorando os resultados globais da empresa.

Foi nisso que a Netflix apostou e é isso o que a diferencia hoje no mercado. Mas o que levou a Netflix a esse patamar?

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Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

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Qual é o segredo da cultura organizacional da Netflix?

O segredo da cultura organizacional da Netflix é algo muito direto: a liberdade com responsabilidade.

Certo, agora você deve estar se perguntando o que é essa tal de liberdade com responsabilidade.

Ela nada mais é que um ambiente onde todos têm sua liberdade e criatividade liberadas, sendo que qualquer regra só se aplica quando a situação sair do controle.

Para que isso seja possível, são necessários três pontos primordiais: uma boa densidade de talentos, estimular a sinceridade dos colaboradores e diminuir as regras.

Densidade de talento

Para uma empresa ter uma cultura organizacional sólida, não basta apenas ter missão, visão e valores bem definidos.

É necessário, antes de mais nada, construir uma cultura de excelência com pessoas extremamente capacitadas a desempenharem as suas funções.

A Netflix aprendeu os benefícios da densidade de talentos a partir de uma dolorosa lição: uma grande onda de demissões na empresa em decorrência da crise de 2001.

A partir desse episódio, os gestores constataram que pessoas competentes tendem a prosperar em ambientes habitados por pessoas igualmente talentosas.

Portanto, ter um excelente capital humano é fundamental para atingir os objetivos de uma empresa.

Estimular a sinceridade

Quando a Netflix passou a estimular uma troca constante de feedbacks entre colaboradores, perceberam uma interessante consequência: as equipes ficaram mais unidas e também foi gerado um sentimento de melhoria contínua em todo mundo.

Quanto mais feedbacks eram trocados, mais as pessoas se desenvolviam e, portanto, melhores eram os resultados da empresa.

Portanto, uma importante lição passada pela Netflix é a de que feedbacks construtivos podem e devem ser encorajados, pois isso melhora o clima organizacional e também estimula o seu desenvolvimento.

Diminuir as regras

Quando a Netflix experimentou remover a aprovação de férias, isto é, dar aos colaboradores a liberdade de tirar férias quando bem entendessem, perceberam que muitos colaboradores passaram a ter um maior senso de responsabilidade.

Além disso, essa política, segundo os autores, ajuda a reter talentos mais jovens dentro da empresa, pois eles gostam de ter maior liberdade de escolha.

Portanto, quando for planejar a cultura organizacional da sua empresa, lembre-se: a liberdade conduz à responsabilidade.

Como manter a liberdade com responsabilidade?

Novamente existem três pilares fundamentais: ter os melhores salários do mercado, transparência organizacional e diminuição da burocracia interna.

Pague os melhores salários do mercado

Os autores são categóricos ao dizer que para funções operacionais a Netflix costuma pagar a média do mercado.

Entretanto, quando está em pauta uma função única que precisa de muita inovação e criatividade, a empresa sempre tenta oferecer os melhores salários do mercado.

Na visão dele, vale mais gastar muito com um profissional excepcional do que gastar a mesma quantia de dinheiro com meia dúzia de profissionais medianos.

Transparência organizacional

O objetivo de trazer uma maior transparência organizacional é aumentar o senso de dono dos colaboradores e instigá-los a fazer parte da tomada de decisão.

Isso se deve pelo fato de que ao ver os resultados financeiros e o planejamento estratégico da empresa, os colaboradores podem se sentir chamados a “comprar a briga”.

Porém, um outro resultado surgiu dessa medida de que Hastings não previa: os colaboradores passaram também a trabalhar de maneira mais inteligente, usando a visão estratégica da empresa em seu favor.

Diminuição da burocracia

Na visão dos gestores da Netflix, poucas coisas podem ser eficazes em destruir a inovação de uma empresa como a burocracia impregnada na cultura organizacional.

O fato de tudo precisar ser validado por um superior da área pode ser um grande desacelerador do crescimento da empresa.

Na opinião dos autores, é mais importante que os colaboradores tentem ajudar a empresa do que busquem agradar os seus superiores.

Em outras palavras, é como se a tomada de decisão fosse tomada em conjunto com todos os colaboradores, deixando de ser algo exclusivamente da alta gestão.

Para que isso seja possível, as tomadas de decisão se baseiam em quatro pilares:

  • Estimular o debate ou o compartilhamento de ideias para se ter uma maior pluralidade de opiniões na tomada de decisão;
  • Testar as boas ideias através de projetos piloto;
  • Aposte no seu projeto, caso acredite que ele pode render bons frutos;
  • Se o seu projeto for um sucesso, comemore. Caso fracasse, comunique a equipe e mostre os motivos do fracasso.

Como posso maximizar a cultura organizacional de liberdade com responsabilidade?

Já vimos os três pilares do motivo do sucesso da Netflix e como é possível manter isso a longo prazo.

Agora, vamos ver os três pilares para potencializar essa cultura organizacional: teste de retenção, círculo de feedback e liderança com contexto.

Teste de retenção

O teste de retenção se baseia muito no funcionamento de equipes de esporte de alto nível.

Basicamente, é uma maneira de pensar se algum colaborador (incluindo os próprios gestores) é indispensável para a empresa, se é um dos melhores do mercado.

Se a resposta for positiva, a empresa fará o necessário para manter esse colaborador. Se a resposta for negativa, a demissão pode ser colocada em discussão.

Isso irá gerar uma cultura organizacional focada em resultados, em bater as metas traçadas por todos.

Segundo os autores do livro, se alguém estiver performando muito abaixo do exigido, faz mais sentido demitir a pessoa e garantir uma boa rescisão do que inseri-lo em um plano de melhoria de desempenho e correr o risco do seu desempenho ainda ficar abaixo e a demissão ocorrer de qualquer maneira.

Círculo de feedback

A Netflix possui uma política de feedback simples e efetiva: feedbacks 360 por escrito com a identificação de quem repassou o feedback e para quem o feedback foi direcionado.

Isso gerou duas consequências muito positivas: as pessoas buscaram melhorar o seu desempenho a partir dos feedbacks e as equipes passaram a se sentirem incentivadas a informar os seus superiores sobre o que precisavam mudar.

Liderança com contexto

A liderança com contexto é algo que garante maior liberdade aos colaboradores. Basicamente, esse pilar da cultura organizacional da Netflix consiste em dar às equipes todas as informações necessárias e incentivar a inovação, sem que seja necessária a aprovação de um superior para tentar algo novo.

Ou seja, é um modelo de liderança onde todos têm condições de tomar as decisões por si próprios.

O único porém desse modelo de liderança é que antes é necessário ter o pilar de densidade de talentos muito bem estruturado, pois é necessário que todos os colaboradores tenham uma boa autonomia, o que só é possível com muito talento.

A expansão da Netflix

Quando a Netflix optou por expandir a sua operação para o mundo todo, em 2010, seus gestores ficaram receosos com a questão da cultura organizacional. Será que os valores da empresa vão funcionar em outras culturas ao redor do mundo?

A questão cultural foi realmente um problema no início da expansão da empresa. Alguns locais tinham maior aversão à tomada de decisão, outros abordavam os feedbacks de maneira mais “agressiva”.

Foi então que os gestores, com base no livro “The Culture Map”, de Erin Meyer, criaram um mapa cultural das unidades da Netflix e adaptaram alguns pilares da cultura da empresa para as peculiaridades comportamentais de cada região do mundo.

O resultado disso hoje em dia é muito claro, pois a empresa é a maior plataforma de streaming de filmes e séries do mundo.

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Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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