Você já fez planos para quando chegar a hora de se aposentar? O que era para ser uma fase de descanso e despreocupação financeira é, na maioria dos casos, um período de privações e dependência de terceiros. 

Você acredita a previdência irá suprir seus gastos com saúde e cuidados pessoais, ou se sente preocupado e incerto sobre seu futuro? 

Descubra como desfrutar de uma aposentadoria tranquila, continuando com a gente aqui neste PocketBook!

 

Sobre a obra

 

Escrito por Gustavo Cerbasi, “Adeus, aposentadoria” é um livro que se propõe a desmistificar o conceito de aposentadoria tal como conhecemos atualmente. 

Neste livro, Gustavo aborda estratégias para aplicar na carreira e investimentos que lhe darão garantia de qualidade de vida mesmo direcionando menos esforços para o trabalho. 

Descubra como manter a estabilidade durante a terceira idade adquirindo a obra completa no link para compra: 

 

 

Sobre o autor

 

Gustavo Cerbasi tem mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Possui especializações em Finanças pela Stern School of Business (Universidade de Nova York), e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). 

É autor do sucesso de vendas “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” e também de títulos de educação financeira como Investimentos Inteligentes, Os Segredos dos Casais Inteligentes, e Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos. 

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Este livro é indicado para todas as pessoas que desejam aprender a gerenciar seu dinheiro para garantir uma aposentadoria feliz, mantendo qualidade de vida.

 

Ideias principais do livro

 

As principais ideias fomentadas neste livro são:

 

  • Precisamos nos desiludirmos e esquecermos o conceito de aposentadoria tal como conhecemos.  
  • Os ganhos oriundos de uma previdência pública ou privada não são suficientes para manter a qualidade de vida e o poder de consumo na aposentadoria.  
  • O planejamento financeiro, embora seja constantemente associado à privação, é a forma mais aconselhada para não ter que lidar com muitas incertezas a longo prazo.
  • O aumento de arrecadação proposto pelos governos oferecerá apenas um remédio temporário para o déficit previdenciário. 

 

Vamos lá?

 

Overview: Não dá para contestar os fatos 


 

Neste capítulo, Gustavo apresenta pesquisas geoeconômicas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, sobre as mudanças na expectativa de vida e porcentagem da população economicamente ativa.

Estes dados embasam a afirmação de que além de vivermos por mais anos, também aprendemos a consumir mais e melhor e por isto o dinheiro pago pela previdência, que era garantia de uma velhice tranquila, já não será suficiente para quando, os que atualmente são economicamente ativos, se aposentarem.

 

Cuidando de seu futuro financeiro

 

Cuidar bem de seu futuro financeiro significa garantir rendimentos capazes de te sustentar, ainda que você não esteja trabalhando, seja por falta de vontade, seja por falta de condições. Para que isso seja possível, é necessário que você adote uma ou mais das seguintes saídas: 

 

  • Poupe continuamente e acumule mais dinheiro do que espera consumir quando estiver inativo; 
  • Acumule experiências e diferenciais que lhe tornem profissionalmente disputado, a ponto de poder selecionar o trabalho mais interessante; 
  • Crie meios de arrecadação de dinheiro que não precisam da sua intervenção profunda.

 

Overview: Por que as atuais soluções não solucionam? 


 

Neste capítulo, Gustavo lista os principais riscos para as estratégias mais adotadas para o planejamento financeiro. Veremos a seguir as cinco mais recorrentes. 

 

Contribuir para o INSS

 

O nosso custo de vida tende a crescer com o passar dos anos, o cuidado com a saúde e outros cuidados preventivos aumentam. A quantia paga pelo INSS não acompanha essa evolução. 

É importante se lembrar também de que o INSS é um órgão governamental, sujeito ao excesso de trâmites administrativos e totalmente vulnerável às mudanças de governo.

 

Desaposentação

 

Para aproveitar a desaposentação, é necessário estender os anos de trabalho. Para estender os anos de trabalho, você precisa zelar pela sua saúde e manter seu currículo atualizado para manter-se na ativa ou então estudar para concursos públicos. 

 

Poupar mais

 

Guardar dinheiro para garantir reservas maiores pode não valer de nada se você não adotar uma estratégia que leve em consideração a inflação.

Além de aumentar seu esforço para poupar, você também deve se manter cauteloso quanto a qualidade do investimento escolhido para a poupança. 

 

Contratar um plano de previdência privada ou individual 

 

Os planos de previdência estão sujeitos às variações do mercado financeiro. O autor diz que “eles servem como complemento à renda, mas dificilmente serão suficientes.”

Além disso, estes planos não oferecem os benefícios do INSS como: a aposentadoria por invalidez ou o afastamento remunerado por problemas na saúde. Planos de previdência privada ou individual “servem apenas para a aposentadoria.”

 

Reclamar e cobrar do governo

 

Como já apontado anteriormente por Gustavo, as propostas para Reforma da Previdência têm-se mostrado ineficientes para solucionar o problema da previdência, oferecendo apenas remédios taxativos.   

 

Overview: Como garantir renda e liberdade crescentes ao longo da vida


 

Gustavo defende que se quisermos de fato criar a capacidade de gerar riquezas durante toda a nossa longa vida, precisamos adotar um novo padrão educacional que nos ensine como empreender depois de acumular aprendizado e dinheiro trabalhando para terceiros.

Desta forma, estaremos, além de gerando riquezas, aliviando a pressão sobre os atuais sistemas previdenciários disponíveis. 

Este padrão educacional é dividido em três etapas que veremos a seguir. 

 

Etapa 1: Educação para o trabalho

 

Nesta etapa, Cerbasi argumenta que se deve:

 

  1. ser curioso para reconhecer as urgências do mercado de trabalho;
  2. dedicar-se acima da média;
  3. trabalhar mais do que os outros; 
  4. superar expectativas de chefes e coordenadores afim de crescer na carreira;
  5. aproveitar ao máximo sua posição de empregado para aprender sobre o mercado e decifrá-lo.

 

Quando sentir que está alcançando sucesso na carreira, será a hora de diminuir o ritmo para começar a experimentar as primeiras provas da etapa seguinte.

 

Etapa 2: Educação para empreender

 

Gustavo cita algumas maneiras de começar a se educar para o empreendedorismo. São elas:

 

  • Visitar feiras de franquias;
  • Fazer cursos específicos para empreendedores;
  • Aproveitar a network construída por meio do emprego;
  • Ter experiências empreendedoras em paralelo com a carreira;
  • Investir em imóveis, ações, leilões e serviços autônomos com atitude empreendedora.

 

A educação para empreender resulta dos aprendizados e experiências acumulados que podem levá-lo a criar uma atividade inovadora.

 

Etapa 3: Educação para investir

 

A educação para investir envolve: 

 

  • Fazer cursos de formação de conselheiro; 
  • Treinamentos em análise de balanços; 
  • Participar de eventos de empresas familiares;
  • Discutir estratégias de sucessão patrimonial com advogados. 

 

Overview: Transformando a teoria em prática


 

Se você concorda em que a aposentadoria não é a melhor escolha para aproveitar sua velhice, você deve criar condições físicas e mentais e modo de viver que sejam adequados a uma jornada de trabalho mais longa e uma conduta realizadora. 

 

  • Faça de seu trabalho algo mais animador, bom e agradável;
  • Dedique-se ao aprendizado contínuo, mas de forma que não lhe sobrecarregue; 
  • Exercite, ao longo da vida, investir de diferentes formas, mesmo não tenha muito tempo para estudar sobre o assunto.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Na obra The Dumb Things Smart People Do With Their Money, a autora Jill Schlesinger recomenda que você pratique algumas ações para evitar que você tenha um descontrole financeiro durante a aposentadoria:

 

  • Converse consigo mesmo sobre seus planos financeiros; 
  • Repense sobre sua idade de aposentadoria. Às vezes, é melhor você trabalhar um pouco mais para garantir uma melhor estabilidade; 
  • Sonhe alto com sua aposentadoria. Depois de tanto esforço, é importante que você saiba o que quer fazer, para onde quer ir, o estilo de vida que você quer adotar, para fazer um planejamento adequado;
  • Contrate um consultor financeiro.

 

Segundo a autora Lynda Gratton do livro The 100 Year Life, para maior longevidade, as pessoas devem fugir da vida em 3 estágios - educação, trabalho e aposentadoria - para uma vida com múltiplos estágios. Para ter uma vida com variados estágios, é preciso flexibilidade e mudança na forma como o tempo é utilizado.

É necessário planejamento financeiro a longo prazo, com a crença em suas habilidades e autocontrole para para um plano de poupança e investimento.

Por fim, em Inabalável, Tony Robbins dá um conselho valioso: se você não tiver cuidado, os impostos podem eliminar facilmente 30% ou mais de seus retornos sobre os investimentos. Por isso, é importante prestar atenção somente no montante líquido que você, de fato, vai conseguir manter. 

Todos os bilionários que o autor conheceu têm uma característica em comum: eles e seus consultores são realmente inteligentes nesse tema dos impostos. 

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

Espero que após ler este livro você esteja convencido de que o ideal de aposentadoria criado é ilusório e de que você precisa estudar e avaliar qual a melhor forma de gerenciar seu dinheiro para ter um período de retiro proveitoso. 

Independente se a aposentadoria é um plano a curto, médio ou longo prazo para você, vejamos como alguns pontos que se aplicados imediatamente lhe garantirão mais confiança no futuro. 

 

  • Crie o hábito de estudar: estude para ser um bom profissional, estude para ser um bom empreendedor e estude para ser um bom investidor;
  • Comece o quanto antes a se preocupar e aprender a gerenciar melhor o seu dinheiro;
  • Crie metas para curto, médio e longo prazo que envolvam sua carreira, uso e consumo do dinheiro;
  • Reduza gastos;
  • Invista de formas distintas;
  • Aprenda a trabalhar com prazer;
  • Adquira experiência de trabalho e use ela a seu favor;
  • Assuma as rédeas e cuide você mesmo do seu futuro. 

 

O que achou?

 

Está animado para planejar uma aposentadoria onde seja possível conciliar trabalho, lazer e descanso aproveitando estas dicas?

Deixe seu feedback nos comentários!

Além disso, se você se interessou pelo livro, pode comprá-lo clicando na imagem abaixo:

 

 

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 
Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.