A necessidade de uma transformação ágil é algo muito discutido pelas organizações. Mas, o que não é falado é que a aplicação de métodos ágeis pode ocorrer em diversas áreas de uma empresa. Uma delas é a metodologia conhecida como agile marketing.

Denominado também como Marketing Ágil, este método se refere a uma metodologia ágil para a área de marketing. Esse método possui 10 princípios e 7 valores, que auxiliam a gerar os melhores resultados diante das mudanças do mercado.

Nesse artigo, vamos abordar tudo que você precisa conhecer sobre o método agile marketing. Confira os tópicos a serem tratados abaixo:

  • O que é agile marketing?

  • Fundamentos do agile marketing;

  • Benefícios do agile marketing;

  • Como funciona e quais são as ferramentas.

Vamos lá?

 

O que é Agile Marketing?

 

Agile Marketing é uma metodologia que orienta a aplicação de métodos ágeis para a gestão de projetos na área de marketing. O seu objetivo é tornar essa área mais adaptável as mudanças do mundo.

Esse modelo consiste em uma gestão ágil, em que os membros da equipe trabalham em ciclos curtos de forma iterativa e incremental, com o foco na melhoria contínua. Além disso, ela permite que a área de marketing se adapte à transformação digital.

As mudança que ocorrem com a aplicação do agile marketing estão relacionadas a um trabalho em equipe. Isso porque essa metodologia faz com que os membros sejam mais colaborativos e flexíveis.

O aumento da produtividade é um dos fatores resultantes quando se é aplicado o agile marketing. Além disso, advindo dos método ágeis, é fomentado em toda a equipe a exigência em sempre focar no usuário final.

O agile marketing pode ser aplicado em agências de marketing, mas também pode ser aplicado em empresas a fim de potencializar os resultados nesse nicho. Para auxiliar você a criar estratégias de marketing, temos um material ideal.

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Fundamentos do Agile Marketing

 

A origem do agile marketing, assim como várias metodologias ágeis, veio do desenvolvimento de software para potencializar os produtos gerados. Como tudo que é bom tem que ser aproveitado, o método ágil foi aplicado também em outros setores.

Assim como vários métodos desse aspecto, o agile marketing também possui seus princípios baseados no Manifesto Ágil.

Mas, com o intuito de adequar os fundamentos de acordo com as necessidades da área, os profissionais de marketing se reuniram para formular o documento chamado de Agile Marketing Manifesto.

Os princípios e os valores foram criados com o objetivo de auxiliar as empresas na aplicação do marketing ágil, sendo eles:

  1. Priorizar a satisfazer o cliente por meio de entregas ágeis e contínuas resolvendo os problemas;

  2. Acolher e planejar as mudanças respondendo rapidamente a elas como fonte de vantagem competitiva;

  3. Entregar programas de marketing com frequência e com preferência em uma escala de tempo mais curto;

  4. Alinhar o marketing com as partes interessadas, as vendas e o desenvolvimento;

  5. Manter os indivíduos motivados por meio de um ambiente confiável e com o suporte que precisam para fazer o trabalho;

  6. Aprender, por meio do ciclo construir-medir-aprender;

  7. Manter um ritmo sustentável e um com fluxos constantes;

  8. Não ter medo de falhar, mas aprender com o erro;

  9. Atentar-se aos fundamentos de marketing de forma contínua e um bom design aumente a agilidade; e

  10. Ter simplicidade.

Os valores do marketing ágil são:

  • Aprendizagem validada mais que opiniões e convenções;

  • Colaboração com o foco no cliente mais que hierarquia;

  • Campanhas adaptáveis e iterativas mais que grandes campanhas lineares;

  • Processo de descoberta do cliente mais que previsão estática;

  • Planejamento flexível mais que planejamento rígido;

  • Responder as mudanças mais que seguir um plano; e

  • Pequenos experimentos mais que grandes apostas.

 

Benefícios do Agile Marketing

 

Os benefícios do marketing ágil são inúmeros, para explicar, nesse artigo vamos te apresentar três desses benefícios. São eles:

 

Foco no cliente

Um dos principais benefícios do marketing ágil é o foco no cliente. Esse elemento é muito importante principalmente quando se fala de transformação digital acelerada. Devido a isso, o mercado está cada vez mais exigente.

E dentro do marketing não é diferente, com clientes mais exigentes, é necessário agregar valor nas entregas e atender as suas necessidades. Com o marketing ágil, é possível criar estratégias para isso.

 

Adaptabilidade

Essa é uma qualidade advinda do ágil. Devido as característica do mundo VUCA, um ambiente se torna mutável a todo momento. Com o agile marketing, é possível enxergar as mudanças com uma aliada.

É preciso ver as mudanças como oportunidades e uma maneira de se adaptar ao cenário em que está presente.

 

Inovação

Inovar é um processo ligado à melhoria contínua. Isso significa conseguir enxergar em uma boa ideia algo aplicável para tornar realidade. O agile marketing sugere uma estrutura de trabalho aberta a isso para equipe.

Isso consiste em não haver hierarquias, em que todos são parte de um só, podendo adaptar e criar novos processos ou produtos . Ou seja, trazendo sempre autonomia, confiança e tomada de decisão para a equipe.

 

Como funciona o Agile Marketing

 

O marketing ágil é um framework assim como o Scrum. O seu intuito é a aplicação das metodologias ágeis no ambientes do marketing. Por isso, a sua aplicação ocorre de uma maneira bem simples.

Isso quer dizer que as equipes de marketing pode definir qual o método ágil a ser aplicado, podendo escolher entre o Scrum ou o Kanban. O importante é escolher o que combine melhor com os seus projetos de marketing e sua rotina de trabalho.

Além dessas metodologias, também é muito utilizado o Lean Agile, isso porque ele propõe uma otimização dos processos e com o foco na satisfação do cliente. A utilização do agile marketing ocorre com o que chamamos de metodologias híbridas.

Isso significa que nessa área o uso de dois ou mais métodos juntos tem mostrado mais eficácia. Um exemplo é unir o Scrum com o Kanban, esse conjunto simplifica os processos de um e utiliza os conceitos e os eventos do outro.

 

Aprenda sempre mais!

 

O Scrum é uma referência nos métodos ágeis, por possuir uma rotina diária chamada de stand up. Essa característica é especifica para reuniões de curta duração, chamadas de Daily Scrum.

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