O que é AJAX?
Qual é o valor do AJAX para a programação?
Quais as tecnologia usadas no AJAX
Como funciona o AJAX Web?
Dica de ouro!

Saiba o que é AJAX e como ele revolucionou a forma de navegar

Entenda o que é AJAX, qual o seu valor para a programação, e ainda, como é o seu funcionamento e tecnologias utilizadas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é AJAX e como ele revolucionou a forma de navegar

Sabe quando você está utilizando o Twitter e mesmo sem atualizar a página novos tweets aparecem em sua tela? Então, saiba que isso acontece por causa do AJAX!

Se pegarmos os primórdios da internet, por volta dos anos 90, para que fosse possível ver os novos tweets, seria necessário atualizar a página, ou, para os mais íntimos, “dar um F5”.

Embora o AJAX já exista há muito tempo, ele só ficou conhecido em 2004, após o Google usar no Google Mail e também no Google Maps.

Separamos alguns tópicos neste artigo para ajudar você a entender melhor sobre o AJAX, sendo eles:

  • O que é AJAX?
  • Qual é o valor do AJAX para programação?
  • Quais tecnologias são usadas no AJAX?
  • Como funciona o AJAX Web?

Vamos à leitura?

O que é AJAX?

AJAX é uma sigla que significa Asynchronous JavaScript and XML, ou em portugues, JavaScript  e XML Assíncronos.

Ele representa um conjunto de tecnologias de desenvolvimento que são orientadas para páginas web e que permite que aplicativos funcionem de maneira síncrona, processando qualquer solicitação ao servidor em segundo plano.

De modo geral, o AJAX permite a criação de aplicações de maneira mais interativa e troca de informações sem interferir com outras funções ou que seja necessário atualizar a página.

Agora, vamos separar as partes da sigla para que você entenda a função de cada uma delas de maneira separada, para posteriormente constituir o AJAX:

JavaScript

O JavaScript é uma linguagem de programação super famosa, sendo uma das principais para o desenvolvimento web. Com ela, é possível gerenciar conteúdos de um site de maneira dinâmica e permitir uma interação de maior fluidez com o usuário.

XML

Já o XML significa eXtensible Markup Language, ou seja, uma variação de linguagem de marcação, como se fosse um HTML. Sua diferença é que o HTML é utilizado apenas para exibir dados, enquanto o XML é capaz de armazenar e transmitir esses dados.

Essas duas tecnologias funcionam de maneira assíncrona dentro no AJAX, por isso, qualquer aplicação que utilize o AJAX poderá enviar e receber dados do servidor web sem que seja necessário atualizar a página inteira no navegador.

Qual é o valor do AJAX para a programação?

Como foi dito, o AJAX passou a ser mais conhecido após o Google utilizar a tecnologia e a Jesse James Garrett escrever um artigo chamado de “Ajax A New Approach to Web Applications”.

Desde então, o AJAX começou a ser muito famoso, pois os sites começaram a ser tão completos e interativos quanto as aplicações normais em Java, por exemplo. Esta técnica traz vários usos na programação pois melhora o trabalho do desenvolvedor front-end e também a experiência do usuário.

Um exemplo clássico da utilização do AJAX é a ferramenta de pesquisa do Google. Ao inserir uma palavra na barra de pesquisa, em tempo real é carregado para você as sugestões de pesquisa para aquela palavra-chave.

O AJAX surge em um momento onde os navegadores de internet precisavam se mostrar cada vez mais rápidos para se destacar no mercado muito competitivo.

Hoje, é possível rodar aplicações super complexas diretamente do navegador, um exemplo disso são algumas ferramentas do Google, como por exemplo: Google Documentos, Google Planilhas de Google apresentações.

Além disso, os dispositivos mobile fizeram com que fosse necessário focar em uma maior velocidade de carregamento do site e também uma usabilidade mais fluida.

E caso você deseja aprender a programar, já tenha em mente que o AJAX é uma tecnologia de extremo valor para a programação para ter um diferencial. Caso você já seja um programador vale muito a pena também se adaptar a essa tecnologia.

Falando em começar a programar, que tal dar uma olhada nessa super capacitação tem possuímos, totalmente gratuita?


Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Quais as tecnologia usadas no AJAX

Como foi visto, o AJAX usa o JavaScript e o XML, mas além disso, são utilizadas algumas outras tecnologias também, que veremos a seguir:

  • HTML (HyperText Markup Language) e XHTML (eXtensible HyperText Markup Language) - Linguagem de marcação responsável pela criação de documentos da Web.
  • CSS (Cascade Style Sheets) - Tecnologia responsável por adicionar estilos “diferentes” para os documentos web.
  • XML (eXtensible Markup Language) - O XML permite criar documentos estruturados com por meio de dados hierárquicos, muito importante para a troca de dados na Web.
  • ECMAScript - Este é um padrão de linguagem de script, suas principais implementações são o JavaScript e também o JScript.
  • XSLT (eXtensible Stylesheet Language for Transformation) - Responsável para fazer a transformação de documento XML.
  • JSON (JavaScript Object Notation) - É um formato leve de câmbio de dados entre sistemas.
  • DOM (Document Object Model) - Responsável por fornecer uma representação do documento de maneira estruturada como uma árvore.

Como funciona o AJAX Web?

Como foi visto logo acima, para que ocorra o funcionamento do AJAX, é necessário diversas tecnologias  que são voltadas para o desenvolvimento web, e não apenas o JavaScript e o XML.

Para entender melhor o funcionamento desta tecnologia, vamos apresentar primeiramente o funcionamento do modelo convencional e posteriormente o funcionamento do modelo AJAX:

Modelo Convencional Web

  • Uma requisição é enviada para o servidor no qual o site está hospedado.
  • O servidor recebe esta requisição HTTP e realiza a busca dos dados necessários.
  • Agora, o servidor envia esses dados que acabou de encontrar para o navegador.
  • O navegador recebe os dados do servidor e recarrega a página fazendo com que eles apareçam na tela do usuário.

Este é um processo no qual ocorre toda vez onde o usuário criar uma requisição, esta requisição por exemplo, pode ser clicar em algum link ou recarregar a página.

Modelo AJAX Web

  • O navegador é responsável por criar uma solicitação do JavaScript que ativa o objeto XMLHttpRequest.
  • Em segundo plano o navegador gera um requisição em HTTP para o servidor da página.
  • O servidor recebe esta requisição HTTP e realiza a busca dos dados necessários e envia ao navegador.
  • O navegador recebe os dados do servidor que os mostra imediatamente na tela. Não é preciso recarregar a página.

Por fim, gostou do conteúdo deste artigo? Então não deixe de acompanhar o Blog Voitto para ver mais assuntos como esse, e ainda, fique de olho na nossa próxima super dica!

Dica de ouro!

Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!

Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!

Clique aqui e acesse nosso curso!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Python Intermediario Para Analise De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.