O que é  Prime Air?
Quais são as principais vantagens e desvantagens do Prime Air?
Qual a situação atual do Prime Air?
O que é e como funciona um drone?

Você sabia que a Amazon tem um serviço de entrega por drone? Conheça a Prime Air!

Já pensou em receber seu pedido em casa através de um drone? Agora isso pode ser real utilizando a Prime Air da Amazon.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Você sabia que a Amazon tem um serviço de entrega por drone? Conheça a Prime Air!

Em 2013, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, anunciou um projeto ambicioso de entrega rápida de mercadorias através do uso de drones: o projeto Prime Air.

A logística de entrega de produtos é um dos principais fatores para garantir a satisfação dos clientes. Afinal, qual consumidor não gosta de uma entrega rápida e segura dos seus produtos, não é mesmo?

Dessa maneira, ficou curioso pra saber qual é a situação desse projeto? Quais eram as expectativas para ele e se foram atendidas? Então continue na leitura desse artigo, pois te contaremos os detalhes, através dos seguinte tópicos:

  • O que é Prime Air? 
  • Quais as vantagens e desvantagens do Prime Air? 
  • Qual a situação atual do Prime Air? 
  • O que é e como funciona um drone? 

Vamos lá!

O que é  Prime Air? 

Como dito anteriormente, a Amazon Prime Air é um projeto da empresa varejista Amazon que tem o objetivo de implementar a automação das entregas através de drones, prometendo que elas serão realizadas em até 30 minutos.

Apesar da ideia ser ambiciosa e promissora, o projeto ainda não entrou na fase de execução devido a barreiras burocráticas encontradas para a sua implementação. Entretanto, a viabilidade do projeto é um ponto de destaque.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do Prime Air? 

Vantagens

  • Agilidade: a promessa de entregar seu pedido em até 30 minutos com certeza é um fator que chama muita atenção e merece ser destacado como a principal vantagem, afinal, entregas rápidas são muito bem vistas. 
  • Automatização: o uso de octocópteros (drones mais estáveis) nas entregas, além de ser um grande passo tecnológico, garante o controle digital dos mesmos e a consequente automatização do serviço. 

Desvantagens

  • Segurança: como os drones não têm supervisão humana direta nas entregas, é possível que possa haver interferências e até mesmo furtos durante o trajeto. Esta é a maior preocupação atual dos desenvolvedores. 
  • Burocracia: para que o comércio através de drones seja regulamentado é necessário que as burocracias sejam cumpridas e formalizadas. Além disso, elas variam de acordo com o país. Tal, vem sendo o maior desafio enfrentado para colocar o projeto em prática. 

Interessante, não é mesmo? E então, agora que já sabe o que é o projeto e suas principais características, que tal descobrir como ele está hoje? Confira no tópico a seguir.

Qual a situação atual do Prime Air?  

Apesar da ambiciosa ideação do projeto Prime Air ter vindo à tona em 2013, e tinha a expectativa de já ser uma realidade em 2019, até o momento esse projeto ainda não se concretizou e não saiu da fase piloto.

Em 2019, a previsão era de entrega da frota de drones. Entretanto, isso não se concretizou e a Amazon anunciou a possibilidade de terceirizar essa produção para empresas especializadas.

Além disso, as barreiras burocráticas também atrasaram o desenvolvimento do projeto, visto que, apenas em 2020 a Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos autorizou o uso dos drones no projeto.

Apesar disso, a ideia e desenvolvimento do projeto já significam um avanço significativo no e-commercee apontam para a automatização dos serviços como uma realidade não tão distante.

O que é e como funciona um drone? 

Apesar de ser um dispositivo criado para fins bélicos, o drone foi reinventado para diversas funções interessantes dentro da sociedade. Tal, se trata de um dispositivo remoto que não é tripulado.

Em português, o drone pode ser conhecido também por VANT ou VARP, que são referências ao seu funcionamento remoto.

Além disso, vale ressaltar que o drone usado na guerra não é o mesmo usado pela Amazon, por exemplo. Esse dispositivo foi adaptado, e hoje desempenha diferentes papéis na sociedade, desde a entrega de pizzas pelos drones delivery service até o uso para fotografias.

Já para o seu funcionamento é necessário o controle remoto do mesmo. Hoje em dia, é possível qualquer pessoa comprar um drone através da internet e fazer uso doméstico do mesmo.


O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Benchmarking e Definições de Metas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Vídeo] Benchmarking E Definições De Metas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.