
Os problemas ambientais acompanham a nossa evolução na história do planeta como um todo, e ao passar dos anos, eles tem aumentado! Atualmente, por exemplo, a América Latina tem enfrentado grandes problemas com o lixo exportado dos Estados Unidos.
Existem diversas formas de emissão de poluição, que tem como consequência diversos problemas tanto ambientais como o surgimento de fenômenos naturais como fortes chuvas, tornados, secas, terremotos e furacões.
E tudo isso, é resultado de atitudes de empresas, pessoas, e organizações que negligenciam as normas e leis que regem a segurança e a preservação do meio ambiente.
O Estados Unidos, por exemplo, embora seja uma potência mundial, ainda tem se mostrado de maneira negativa em relação a isso! E os problemas encontrados na américa latina é um exemplo que comprova tudo isso.
Para contextualizar mais sobre o assunto, separamos os seguintes tópicos:
Então, bora começarmos a nossa leitura?
A América Latina acabou sendo utilizada como espaço para depositar resíduos e lixos que eram produzidos pelos Estados Unidos, isso devido a alguns acontecimentos políticos, mas agora grupos ambientalistas têm chamado a atenção para as consequências do problema.
Ano após anos, as exportações de resíduos plásticos que ocorreram entre os Estados Unidos para a América Latina aumentaram consideravelmente, e no ano de 2021 a América Latina, foi considerada o quintal dos Estados Unidos.
Dados mostram que desde 2018 os níveis de exportação são altos, em 2021, foram contabilizados o dobro do que em 2020. Ambientalistas da região dizem que isso vem ocorrendo durante anos no mundo todo!
A Last Beach Cleanup, organização ambientalista, sediada na Califórnia, registrou mais de 89.824.167 kg de resíduos plásticos que foram exportados para a América Latina até outubro de 2021.
Os grupos ambientalistas da região e as organizações do Caribe e América Latina, exigiram um posicionamento dos governos e do mundo da política, para a tomada de ações para cessar e controlar tudo isso, considerando uma emergência e perigo iminente para a região.
Além disso, a Plataforma Ambiental Gaia que conta com 130 organizações foi acionada para ajudar a resolver o caso.
Mas você sabe como os resíduos plásticos impactam a nós e ao meio ambiente? Descubra a seguir!
Você sabia que o plástico leva cerca de 450 anos para de decompor no meio ambiente de maneira natural? E você já parou pra pensar, que a garrafinha que você tomou água por exemplo, vai existir além do tempo da geração do seu tataraneto? Chocante não é?
Segundo a ONU Meio Ambiente, um dos maiores desafios da nossa sociedade, em relação ao meio ambiente, é o plástico. Ao longo dos anos, a cada ano são somadas cerca de 13 milhões de toneladas na natureza.
Além disso, a cada produto produzido, estima-se que 40% deles sejam utilizados uma única vez, antes de ser descartado! E apenas 9% deles passam pelo processo de reciclagem, e volta a ser utilizado.
E isso impacta diretamente nos oceanos e no desequilíbrio do ecossistema como um todo, e quem mais sofre com isso são os animais marinhos!
Segundo uma pesquisa da World Wide Fund For Nature, em 2050 haverá mais plásticos do que peixe nos oceanos, isso é muito triste não é mesmo?
Além desse dano, nós também sofremos com a qualidade dos recursos naturais como: solo, água, e também qualidade do ar que nós respiramos!
E como podemos encarar tudo isso? Veja a seguir!
A mensagem é clara: nós temos que trabalhar para reivindicar políticas públicas que fundamentam e exijam das organizações e dos principais poluentes uma postura mais coerente, e atitudes que realmente façam a mudança.
E o exemplo pode partir de nós também! A cada pequena ação que tomamos, podemos juntos, fortalecer essa ação para impactar de maneira positiva a natureza, e aumentarmos a nossa qualidade de vida, a vida dos animais e recursos naturais!
Seja diminuindo o consumo de plásticos, reutilizando as garrafinhas, separando o lixo e descartando corretamente, ou adquirindo produtos que não utilizam o plástico e possuem um período de vida maior, como os canudos de metal por exemplo.
Todas as cidades oferecem a coleta seletiva, então comece hoje mesmo! Procure saber quais são as datas e horários de coleta, e contribua com o meio ambiente fazendo a sua parte!
Finalizamos aqui, mas continue navegando pelo blog Voitto, para ficar por dentro das notícias!
Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!