Se você acompanha o blog do Grupo Voitto, provavelmente já leu algum artigo sobre finanças. E em algum deles, já viu algo sobre cenários, não é mesmo?

Nesse artigo, iremos unir um pouco do conhecimento em análise financeira com o conhecimento no MS Excel. E por meio de um exemplo, vamos entender como fazer uma análise de cenários.

Vamos agora realizar uma análise de sensibilidade através da ferramenta cenários. A análise de sensibilidade permite comparar alternativas quando mudamos suas premissas.

Para entender um pouco mais, assista o nosso vídeo.

 

Assista gratuitamente à nossa vídeo-aula sobre análise de cenários

 

 

O que é uma análise de cenários?

 

Uma análise de cenários, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta de gestão cuja principal função é analisar cenários diferentes.

É importante ressaltar que, para isso, a ferramenta leva em conta alguns fatores que podem influenciar nos planos de ação, para assim, minimizar os riscos.

Cada vez mais é necessário identificar os fatores internos e externos, oportunidades e ameaças de determinada ação. E para isso, é muito comum se considerar os cenários: otimista, realista e pessimista.

A análise de cenários é uma metodologia muito conhecida no gerenciamento de riscos. No entanto, podemos utilizar outras referências, por exemplo, na aquisição de um imóvel, prospecção de parceria e etc.

Agora você já sabe o que é uma análise de cenários. Mas é impossível dominar a técnica de execução de tal análise no Excel sem pôr em prática tais conceitos neste ambiente, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvi continuar esse artigo com o passo a passo de um exemplo com cenários econômicos. Vamos lá!

 

Análise de cenários - Exemplo

 

Imaginemos que o dono de uma indústria gráfica pretende comprar uma nova máquina mediante a um empréstimo bancário.

Os juros cobrados pelo banco possuem duas parcelas: uma parcela fixa de 10% e uma parcela da inflação estimada para aquele ano, sendo a soma das duas parcelas a taxa total cobrada.

Dado que a inflação dos 5 anos a frente é muito imprevisível, o proprietário resolveu fazer uma análise de cenários para ter maiores informações na tomada de decisão. E assim, construiu a tabela a seguir.

 

 

Perceba que a planilha contém os dados do cenário atual e o Valor Presente Líquido (VPL) do Investimento. O valor mutável é o correspondente a taxa de inflação.

Para iniciar a análise, vá em Dados > Testes de Hipóteses > Gerenciador de Cenários.

 

 

Na janela Gerenciador de cenários, clique em adicionar…

 

 

Será aberta, então, a tela Editar cenário. E é nessa tela que iremos inserir os três cenários.

 

 

Em Nome de cenário, atribua um nome para reconhecer o cenário, e em Células variáveis é onde estarão as células que terão seu valor alterado para gerar os cenários.

No nosso caso, é a célula que contém a “Taxa de Inflação”.

Como já dito, criaremos três cenários: Otimista (taxa de inflação de 4%), Provável (6%) e Pessimista (8%).

Para o caso otimista, a nossa tela de edição ficará da seguinte forma:

 

 

Clicando em OK, irá aparecer a janela Valores de cenário. Nessa tela, iremos adicionar o valor da taxa de inflação para este caso.

 

 

Clique em OK e perceba que foi gerado um cenário. Clique em Adicionar novamente e crie os outros dois cenários. Pronto, os cenários estarão criados.

Basta você clicar sobre o cenário desejado e em seguida em Mostrar. Perceba que os valores de resultado serão alterados de acordo com os valores de “Taxa de Inflação” cadastrados dentro do respectivo cenário.

 

 

Simples e muito útil realizar uma análise de cenários no Excel, não é mesmo? Mas onde se encontra a maior fonte de erros nessa análise?

 

Análise de cenários - Principais erros

 

Muitas pessoas, ao realizar a análise de cenários no Excel, costumam escolher como célula variável o local que deve aparecer o resultado, gerando um equívoco de execução e como consequência um erro na análise.

No nosso exemplo, o que variamos é a taxa de juros (inflação) para ver nos 3 cenários se o VPL do projeto é viável ou não.

De forma geral, se você entendeu bem o conceito dessa ferramenta e entende como ela funciona, basta usar com bastante atenção que não terá problemas com esse recurso.

 

Análise de cenários - Saiba mais

 

Agora que você já sabe bem o que é uma análise de cenários e sabe também como realizá-la no Excel, que tal aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta no nosso curso online de Formação Master em MS Excel?

Nesse curso, você terá um contato com a versão mais atual desse software, irá aprender desde o básico até o avançado da ferramenta MS Excel para assim alavancar de forma considerável suas planilhas.

 

 

Gostou desse post? Realizou alguma análise de cenário? Deu certo? Compartilhe conosco a sua experiência e suas dicas para que assim você possa me ajudar a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!