O que é ANCORD?
Dica de ouro!
Certificação da ANCORD
Prova ANCORD
Quais os requisitos mínimos para fazer a prova ANCORD?
Dicas para estar preparado para a prova ANCORD
Dica bônus!

Quer ser Agente autônomo de investimentos? Conheça a certificação ANCORD!

Entenda a necessidade de ser certificado pela ANCORD para exercer a atividade de agente autônomo de investimentos e como se preparar para ser aprovado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer ser Agente autônomo de investimentos? Conheça a certificação ANCORD!

Se você atua no mercado financeiro, com certeza já se deparou com as inúmeras certificações exigidas. Uma delas é a prova aplicada pela ANCORD.

Assim como a CPA-10, e CPA-20 ou a CEA, a certificação ANCORD também é muito bem vista.

No entanto, vale ressaltar que elas possuem um nicho específico para a atuação dos agentes financeiros e, para que você entenda tudo isso, nós separamos os seguintes tópicos:

  • O que é ANCORD?;
  • Certificação da ANCORD;
  • Prova ANCORD;
  • Quais os requisitos mínimos para fazer a prova ANCORD?;
  • Dicas para estar preparado para a prova ANCORD.

O que é ANCORD? 

ANCORD é a sigla utilizada para designar a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Essa é uma das instituições mais importantes no mercado financeiro.

É a ANCORD que representa todas as empresas e organizações que atuam no mercado de capitais e financeiro. Isso significa que ela regulamenta todas as atividades que envolvem esse nicho.

Além disso, a ANCORD também é responsável por difundir e atestar o conhecimento de agentes financeiros através da qualificação técnica. Para isso, faz a disponibilização de cursos, certificações, materiais didáticos e treinamentos.

Esse processo educacional envolve desde pessoas que têm interesse em investir e precisam de instruções básicas, até quem já trabalha na área e quer comprovar suas habilidades através dos certificados de aprovação nas provas.

Dica de ouro!

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Certificação da ANCORD 

A certificação da ANCORD é voltada para quem exerce a atividade de agente autônomo de investimentos.

Desse modo, um agente autônomo terá contato com diversos tipos de investimento e por isso a certificação ANCORD busca dar amplitude nas questões. Sendo assim, alguns assuntos podem ser abordados, como:

Quer conhecer mais sobre a estrutura da prova ANCORD e quais são as grandes áreas que a mesma engloba? Veja abaixo!

Prova ANCORD 

O exame de certificação da ANCORD é estruturado através de questões de múltipla escolha e tem um total de 80 perguntas objetivas com 4 alternativas. Para responder a prova, o candidato tem até 2 horas e meia.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é responsável pela aplicação dos exames. Os locais estão espalhados por todo o Brasil e podem ser consultados através do site ANCORD | FGV Projetos.

Outra característica importante da prova diz respeito à aprovação. Os candidatos devem alcançar no mínimo 56 acertos, ou seja, responder corretamente 70% das questões. No entanto, só isso não basta.

Além desse percentual, é necessário que o mínimo de acertos das questões dos Módulos seja de 50%:

  • A atividade do agente autônomo de investimento 
  • Ética profissional e aspetos comportamentais
  • Prevenção e lavagem de dinheiro 
  • Mercado de derivativos;
  • Mercado de capitais. 

No entanto, a prova conta também com outros módulos. São eles:

  • Fundamentos de economia;
  • Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN);
  • Instituições e Intermediadores do SFN;
  • Administração de risco;
  • Fundos de Investimento;
  • Securitização de recebíveis;
  • Clubes de investimento;
  • Matemática financeira;
  • Mercado financeiro.

Após a aprovação, o candidato tem até 1 ano para se cadastrar junto à ANCORD. Em termos práticos, para que ela seja colocada em vigor, é necessário que o aprovado esteja exercendo a atividade de agente autônomo de investimentos.

Caso dentro do período de 12 meses contados a partir do resultado, não ocorra nenhum registro junto à ANCORD, será necessário realizar o exame novamente. Já para quem estiver atuando no mercado, a renovação deve ser feita a cada 2 anos.

Outro ponto importante é o fato de que para realizar a prova é necessário o pagamento de uma taxa. Atualmente, não há isenção da mesma.

Você conhece os requisitos mínimos para a prova ANCORD? Venha saber mais detalhes de cada um deles!

Quais os requisitos mínimos para fazer a prova ANCORD?

Nem todas as certificações do mercado financeiro exigem requisitos mínimos. No entanto, a prova ANCORD possui algumas restrições. Entre elas, estão:

  • O candidato não pode ter antecedentes criminais; 
  • É necessário que o indivíduo esteja em pleno exercício de seus direitos civis;
  • O certificado não pode ser retirado por pessoas que não tenham completado o ensino médio. 

Além disso, no momento da inscrição, é necessário que os formulários sejam preenchidos corretamente, com dados verídicos. Outro ponto importante é o fato de que o candidato deve assinar os termos de ciência sobre o processo.

Quer mais dicas de como se preparar para a certificação ANCORD? Não deixe de conferir abaixo!

Dicas para estar preparado para a prova ANCORD

A prova ANCORD tem um nível intermediário de dificuldade. Afinal, o conteúdo é extenso e exige preparação! Por isso, é recomendável que antes de fazer a inscrição para a prova, o candidato já busque dedicar tempos de estudo para todos os módulos.

Dessa maneira, é possível que ele avalie qual o período que irá precisar para absorver as informações. Além disso, também é importante fazer simulados. Essa é uma maneira de ter parâmetros de desempenho.

Vale ressaltar que após realizar o agendamento, o candidato deve se programar para chegar com antecedência ao local de prova, portando os documentos necessários e também eventuais materiais.

Apesar do exame ser aplicado de forma digital, através de computadores, é necessário levar caneta esferográfica para a assinatura da lista de presença.

Dica bônus!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.