7 passos infálives para montar um TCC!
Arrase na apresentação!

Confira 7 passos para preparar uma apresentação de TCC e garantir a nota máxima!

Saiba quais são as melhores dicas para preparar a apresentação da monografia e se comportar diante da banca examinadora.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Confira 7 passos para preparar uma apresentação de TCC e garantir a nota máxima!

A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, costuma trazer dores de cabeça aos universitários. Isso porque você deve apresentar as suas principais ideias em poucos minutos e conseguir a aprovação da banca.

Dessa forma, a apresentação do TCC deve ser considerada uma etapa do trabalho e deve ser bem pensada e executada para refletir a qualidade de toda a monografia e todo o esforço realizado.

Continue neste artigo e confira sete passos infalíveis para montar a apresentação dos sonhos e conseguir assim a tão sonhada nota máxima! Veja nos seguintes tópicos:

  • 7 passos infálives para montar um TCC!
  • Arrase na apresentação!

Vamos à leitura?

7 passos infálives para montar um TCC!

1. Defina as ideias principais do TCC

O primeiro passo é a criação de um roteiro com as ideias mais importantes de sua monografia.

Defina como será a introdução, o desenvolvimento e a conclusão da apresentação a partir dos principais tópicos do seu estudo.

É ideal selecionar as ideias centrais de cada seção do trabalho - introdução, metodologia, objetivos, resultados esperados, resultados encontrados e considerações finais.

Com essa segmentação, ficará muito mais fácil preparar a apresentação oral do trabalho, pois seguirá uma linha de raciocínio específica.

2. Identifique os pontos fortes e os pontos fracos do estudo

Um passo importante é identificar quais são os pontos fortes e os pontos fracos do seu estudo. Isso porque eles podem ser utilizados contra e a seu favor durante a apresentação.

Dessa maneira, a identificação desses pontos resulta em uma argumentação mais efetiva e convincente à banca examinadora e ao público.

Depois de identificar quais tópicos devem ser trabalhados, é hora de preparar os slides da apresentação!

Aprenda a realizar trabalhos acadêmicos!

A Voitto preparou para você o KIT de Trabalhos Acadêmicos. Com ele, você terá terá acesso a um passo a passo para realizar os seus artigos, além de dois modelos prontos para TCC e para artigos científicos. Não perca tempo e baixe já!

Nesse kit de Trabalhos Acadêmicos você encontrará 3 materiais para te ajudar na hora de fazer os seus trabalhos da faculdade:

• [eBook] Manual do TCC

• [Documento] Modelo de TCC

• [Documento] Modelo de Artigo Científico

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso kit de Trabalhos Acadêmicos!

Trabalhos Acadêmicos, baixe agora!

3. Prepare os slides da apresentação

Depois do primeiro planejamento, chegou um passo importante para a imagem de seu trabalho para a banca examinadora: a apresentação. Para isso, é ideal utilizar o Microsoft Powerpoint, o Google Apresentações ou até o Canva.

Independente do suporte, é ideal preparar uma apresentação limpa e objetiva, contendo apenas os tópicos principais dos assuntos, de forma a direcionar o apresentador em suas falas.

Algumas dicas de ouro são a utilização de fontes grandes - lembre-se que o seu trabalho pode ser apresentado para cinco ou para 50 pessoas em uma sala. O padrão também contribui para a avaliação da apresentação.

Outra sugestão é a utilização de imagens, vídeos, gráficos e tabelas para ilustrar as suas ideias. Lembre-se de ter bom senso e utilizar apenas aquilo realmente necessário para facilitar o entendimento do público e da banca.

Tome cuidado também com erros de digitação e de ortografia, além do tamanho da apresentação: muitos slides contribuem para que o tempo limite seja ultrapassado. Falaremos dele no próximo tópico!

4. Controle o tempo e ensaie

Geralmente, as universidades definem um limite de tempo de 20 a 30 minutos para a apresentação e para as arguições da banca. Por isso, é imprescindível controlar o tempo e ensaiar para que ele não seja ultrapassado.

Você pode ensaiar para o espelho, para um amigo ou familiar ou até mesmo para a câmera. Esse momento é importante para exercitar a sua oratória e a sua capacidade de argumentar diante de situações atípicas e imprevistos.

Utilize um cronômetro para medir o tempo da apresentação. Caso ela ultrapasse o limite definido, é necessário realizar alterações nos passos anteriores para adequá-los ao discurso.

A última dica é se atentar à postura. Controlar a linguagem corporal é importante para passar uma boa impressão à banca e demonstrar interesse no momento. A escolha das roupas também deve ser discreta, mostrando seriedade.

5. Assista outras apresentações de TCC

Algumas faculdades permitem que você assista outras apresentações de TCC. Dessa forma, essa é uma grande estratégia para pegar insights para a sua apresentação.

Por conseguinte, assistir outras apresentações também permite ouvir as considerações da banca examinadora e se preparar para a reação diante das perguntas e das explicações.

Entretanto, também é essencial relaxar na véspera para chegar tranquilo no momento da apresentação. Confira a seguir algumas dicas.

6. Relaxe antes do grande dia

A aprovação no TCC é um momento importantíssimo para o sucesso acadêmico. Os universitários dedicam de seis meses a um ano na monografia e é claro que vai existir ansiedade e nervosismo até a hora da apresentação.

Para descontrair, é ideal relaxar na véspera da defesa do trabalho de conclusão de curso. Tirar o dia para realizar atividades e hobbies preferidos, como assistir filmes e séries, sair com os amigos e escutar música.

Além disso, é importante também tirar minutos para os alinhamentos finais da apresentação. Revisar os slides e ensaiar os principais argumentos são algumas das ações importantes para se preparar para o grande dia.

Outra dica é se atentar à alimentação. Procure manter uma alimentação leve, nutritiva e natural e evite alimentos gordurosos ou estimulantes que podem prejudicar a sua saúde para o dia seguinte.

7. Teste os equipamentos com antecedência 

Independentemente se a sua apresentação será presencial ou online, é essencial testar os equipamentos com antecedência para evitar problemas e mal-entendidos.

No caso da apresentação presencial, chegue mais cedo no local da apresentação e teste os equipamentos que serão utilizados para não ser surpreendido com nenhum imprevisto.

Uma das principais dicas é ter um plano B. Ter cópias físicas da apresentação em CDs ou pendrives é muito importante mesmo que elas estejam disponíveis online, pois a internet e a nuvem podem não estar disponíveis. Também é interessante levar um computador sobressalente.

Já na apresentação online, certifique que o seu computador e a sua internet estão funcionando pelo menos uma hora antes. Outra dica também é realizar cópias no computador e online, pois arquivos podem corromper.

Arrase na apresentação! 

Se este artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog Voitto.

Para conseguir sucesso na apresentação, também é necessário o sucesso do trabalho acadêmico. Para isso, a Voitto preparou para você o curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos. Com ele, você aprenderá a desenvolver a Metodologia Científica e conseguir êxito em sua pesquisa. Não perca tempo e acesse a nossa plataforma!


Conheça o nosso curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos!

Você sabe o que é a Metodologia Científica e como usá-la para elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso ou um artigo científico? O TCC, artigo e Metodologia Científica são áreas do conhecimento que caminham de mãos dadas. Afinal, para elaborar uma pesquisa científica é necessário que você siga um conjunto de orientações.

Em um TCC ou artigo científico, não poderia ser diferente, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas), o Trabalho de Conclusão de Curso precisa cumprir determinados requisitos. Desenvolvemos esse curso para que você aprenda o que é a Metodologia Científica e como usá-la em seus trabalhos acadêmicos.

Não perca tempo e inscreva-se agora!

estruturação de trabalhao academicos

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.