O que é assessoria de imprensa?
Qual é a importância da assessoria de imprensa?
Quais são as principais funções da assessoria de imprensa?
Quais são as principais produções da assessoria de imprensa?
Comunique-se com eficiência!

Qual é a importância de uma assessoria de imprensa e como aplicá-la na prática?

Saiba mais sobre o que é uma assessoria de imprensa, a sua importância para as empresas e como implementá-la no setor de comunicação.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Qual é a importância de uma assessoria de imprensa e como aplicá-la na prática?

A assessoria de imprensa é um elemento muito importante no setor de comunicação de uma empresa. Ela possibilita a formação de uma ponte entre uma instituição e a mídia.

Essa área é formada por um ou mais profissionais de comunicação e é responsável pela construção da identidade e da imagem das organizações.

Continue neste artigo e confira a importância da assessoria de imprensa nos processos a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é assessoria de imprensa? 
  • Qual é a importância da assessoria de imprensa?
  • Quais são as principais funções da assessoria de imprensa? 
  • Quais são as principais produções da assessoria de imprensa? 
  • Comunique-se com eficiência! 

Vamos lá!

O que é assessoria de imprensa? 

A assessoria de imprensa é uma área da comunicação voltada para o bom relacionamento entre as empresas e os veículos midiáticos.

Enquanto a assessoria de comunicação é responsável pelo contato e a gestão de imagem perante todos os stakeholders - isso inclui clientes, fornecedores, instituições, concorrência e mídia -  a assessoria de imprensa foca na mídia.

Suas atividades focam em ações, estratégias, processos e esforços para o estabelecimento de relações com esses veículos. Apesar de ser um relacionamento com jornalistas, ela deve ser realizada de forma objetiva, clara e ágil.

Ela está presente em empresas privadas, empresas públicas, pessoas físicas - como influenciadores digitais - e ONGs (Organizações Não Governamentais). Pode ser um setor da empresa ou um serviço terceirizado.

Em sua maioria, os profissionais que são assessores são formados em jornalismo ou em relações públicas, entretanto, qualquer profissional pode realizar o trabalho se necessário.

Atualmente, com a transformação digital, é desejável que o assessor tenha conhecimentos em Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e ferramentas de mídia paga.

Comunique-se com os seus Stakeholders! 

Você tem conhecimento da importância de seus stakehoders? Ou ainda, conhece suas estratégias?

Se não, com a nossa Planilha de Comunicação com Stakeholders a análise dos mesmo ficará muito eficiente para você, além da avaliação da influência deles em seu processo, entre outros fatores.

Clique no botão agora mesmo abaixo e faça o download gratuitamente!

planilha comunicacao com stakeholders

Continue com a gente e confira qual é a importância da assessoria de imprensa para as organizações!

Qual é a importância da assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é importante para realizar a intermediação entre uma organização e os meios de comunicação.

Ela é responsável por gerar uma mídia espontânea, ou seja, por possibilitar destaque e visibilidade nos canais por meio de releases e outros conteúdos enviados para os veículos.

Além disso, deve utilizar de seus processos para impactar a imagem da empresa diante desse stakeholder, resultando em aumento da confiabilidade e da autoridade do negócio.

Para isso, é imprescindível que essas estratégias estejam alinhadas à identidade organizacional e ao branding da empresa.

Agora é hora de conhecer quais são as principais funções na assessoria de imprensa!

Quais são as principais funções da assessoria de imprensa? 

Confira a seguir as seis principais funções de um assessor de imprensa nas organizações:

1. Produção de conteúdo

A produção de conteúdo consiste na elaboração de notícias, artigos, notas oficiais, fotografias e vídeos institucionais.

O ideal é selecionar informações e acontecimentos que sejam de interesse público, para que aumentem as chances de serem veiculados nos meios de comunicação.

2. Divulgação do conteúdo

Após produzir o conteúdo, o assessor é responsável por divulgá-lo à mídia. Isso pode ser realizado por e-mail (newsletters e e-mail marketing), pelas redes sociais e por aplicativos de mensagem instantânea (como o Messenger e o Whatsapp).

3. Media-Training

O Media-Training consiste em orientar e treinar os assessorados perante entrevistas e coletivas aos veículos de comunicação.

O assessor é responsável por alinhar o tom e o posicionamento de acordo com os objetivos da empresa e pode até realizar um briefing e entregar ao seu cliente.

4. Clipping

O Clipping ou clipagem é a separação de notícias, monitoramento, arquivamento e avaliação para a imagem da empresa.

Ele pode ser realizado pela assessoria de imprensa ou por uma empresa específica de comunicação.

5. Gerenciamento de Crises

O assessor é responsável por prevenir e gerenciar crises. Nesses momentos difíceis, ele saberá a melhor estratégia de comunicação para que uma falha ou ruído seja revertido, sem grandes danos para a imagem do assessorado.

No gerenciamento de crises, o bom relacionamento com a imprensa é essencial para sanar todas as suas dúvidas e evitar que a mídia veicule notícias negativas sobre a empresa.

6. Análise de Métricas

Também faz parte das funções de um assessor de imprensa a análise de métricas dos seus conteúdos produzidos, tanto no site institucional da empresa, como nas redes sociais e no mailing.

A interpretação dessas informações possibilita a elaboração de melhores estratégias que se alinhem com o posicionamento e o objetivo comunicativo da empresa em questão.

Agora é hora de conhecer mais a fundo o que um assessor de imprensa produz para o seu assessorado.

Quais são as principais produções da assessoria de imprensa? 

Confira agora quais são as principais produções de um assessor de imprensa e como elas contribuem para o relacionamento com a mídia:

Press-Release

Um release é um conjunto de informações em texto enviado aos meios de comunicação para promover uma característica ou acontecimento dentro de uma empresa.

Os releases devem ser redigidos de forma estratégica para atrair o interesse da imprensa e gerar mídia espontânea à empresa.

Press-Kit

O press-kit é um conjunto de dados e informações sobre uma ação de uma empresa, seja ela um evento, lançamento ou até mesmo proposta de parceria.

Ele oferece informação que faz parte do cotidiano da empresa e pode ser tanto digital, por meio de arquivos pdf e e-mails, como física a partir de bloquinhos, canetas e produtos do negócio.

Comunique-se com eficiência! 

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog Voitto!

Quer ser capaz de se comunicar de maneira assertiva e aumentar suas chances de se destacar? Então temos a solução!

Nós da Voitto preparamos um curso especial para você. No nosso curso de Oratória e Técnicas de Apresentação você aprenderá a se comunicar de forma clara, convencer outros a comprarem suas ideias, contar histórias envolventes através do Storytelling, se apresentar para grandes públicos com tranquilidade e assertividade, entonar os gestos de forma adequada, e muito mais, para que você consiga obter excelentes performances em apresentações!

É disso que você precisa? Então se reinvente agora mesmo e clique logo abaixo para se capacitar!

curso oratória e técnicas de apresentação

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Oratoria Tecnicas Apresentacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.