O que é Ativo Circulante?
Como identificar o Ativo Circulante?
Tipos de Ativos Circulantes
Exemplos de Ativos Circulantes
Diferença entre Ativo Circulante e Não Circulante
Como gerir as finanças da sua empresa?

Descubra o que é Ativo Circulante, como identificá-lo e confira exemplos

Ativos Circulantes são essenciais para gerar renda em curto prazo, veja o que são, quais os tipos existentes e ainda, como identificá-los e exemplos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que é Ativo Circulante, como identificá-lo e confira exemplos

Entender sobre os ativos e contabilidades empresariais são fundamentais para quem já está no mundo empresarial e para quem deseja iniciar no ramo empreendedor.

O Ativo Circulante está diretamente integrado aos balanços de patrimônio da empresa, visto que estão intimamente ligados aos bens e custos, que podem ser convertidos facilmente em dinheiro em curto prazo.

Além disso, o conhecimento acerca desses termos, auxiliam em vários processos que antes poderiam ser vistos como desafios, como a tomada de decisões e planejamento estratégico.

Se possui interesse em descobrir mais sobre esse tema tão relevante no mundo do empreendedorismo, invista na leitura deste artigo que se desenrolará através dos seguintes tópicos:

  • O que é Ativo Circulante?
  • Como identificar o Ativo Circulante?
  • Tipos de Ativos Circulantes
  • Exemplos de Ativos Circulantes
  • Diferença entre Ativo Circulante e Não Circulante

Continue com a gente e tenha um bom aprendizado!

O que é Ativo Circulante?

Ativo circulante são bens, ou ativos empresariais que possuem facilidade de compra, venda ou consumação em um período de curto prazo (de no máximo 1 ano) e por isso, seu nome se refere a grande liquidez que possui.

Normalmente, esses ativos estão ligados ao estoque da empresa, as matérias primas que são utilizados na produção dos produtos, mercadorias, o dinheiro que existe em caixa e investimentos a curto prazo.

Para uma corporação, esse tipo de ativo é importante pois oferece o suporte e auxílio financeiro necessário para que a empresa consiga fazer com que seu negócio prospere e suas despesas frequentes sejam quitadas sem muitos esforços, como: salários, impostos e fornecedores.

Função do Ativo Circulante no balanço patrimonial

O balanço patrimonial é a forma encontrada para catalogar os recursos da empresa, bem como as reservas financeiras e seu principal objetivo é realizar uma representação quantitativa e qualitativa dos bens da corporação.

E através desse balanço é possível compreender melhor sobre a empresa:

Os ativos circulantes possuem ligação direta com o balanço patrimonial, isso porque, quanto melhor for o valor metrificado desses ativos, maior será o valor do patrimônio da empresa.

Como o ativo circulante funciona?

O ativo circulante desempenha um papel fundamental na compreensão dos gastos empresariais, uma vez que representa os recursos que podem ser convertidos em montante no curto prazo, contribuindo para um planejamento financeiro mais estratégico.

Ao abordar esse segmento de ativo, que está intimamente ligado à liquidez dos ativos, é crucial empregar indicadores que mensuram a liquidez atual da empresa e avaliam a sua situação financeira.

Para isso, uma abordagem comumente usada é através da seguinte equação:

  • Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante

A partir desse cálculo, podem emergir dois cenários distintos:

  • Quando o resultado é superior a 1, indica que a corporação detém capacidade para cobrir seus gastos e potencialmente obter lucro;
  • Em situações onde o resultado é inferior a 1, sinaliza que o empreendimento enfrenta dificuldades para cobrir suas despesas operacionais.
  • Também é possível que o resultado do cálculo seja exatamente 1. Nesse contexto, denota-se um equilíbrio na saúde financeira da empresa, no qual é possível arcar com as despesas, mas a lucratividade é limitada.

É relevante salientar adicionalmente que o ativo circulante não se limita a uma única categoria e abrange diversos tipos de recursos que podem ser incorporados ao negócio.

Como identificar o Ativo Circulante?

A identificação desse tipo de ativo é bem simples, é basicamente localizar de forma rápida todas as formas de adquirir dinheiro rapidamente no ambiente empresarial. Para isso, você pode realizar diversas tarefas e ações que auxiliam nesse processo, como:

  • ações para venda do estoque de produtos; 
  • antecipação de parcelas que deveriam ser recebidas posteriormente;
  • retirada de dinheiro existente em caixa, etc.

Todas essas formas são atividades que podem ser realizadas ou combinadas a fim de gerar dinheiro em curto prazo, e pode ser conhecida e considerada como ativo circulante.

Tipos de Ativos Circulantes 

Os Ativos Circulantes podem ser classificados em três formas distintas, cada uma delas é indicada para determinado tipo de recurso, sendo eles: ativo circulante líquido, ativo circulante cíclico e ativo circulante operacional, confira um pouco mais sobre cada um deles:

Ativo Circulante Líquido

O Ativo Circulante Líquido, também conhecido simplesmente como ativos financeiros, se relaciona diretamente com valores e recursos que podem ser utilizados e acessados a qualquer momento, seja para pagamento de dívidas ou quitação de despesas mensais da empresa.

Esse indicador é bem utilizado quando se deseja entender a saúde financeira da empresa e um valor positivo desse KPI, representa que a corporação se encontra em uma boa fase e possui uma boa gestão.

Além disso, uma boa representação desse ativo, atrai bons olhares de investidores para a empresa, já que a mesma possui grande chance de crescimento.

Ativo Circulante Cíclico

A origem do ativo circulante cíclico decorre das operações diárias das empresas e, por vezes, passam despercebidas. Estes são igualmente identificados como ativos usuais, exercendo uma influência direta nas operações diárias e na saúde financeira de uma empresa.

Os principais exemplos dessa classe de ativo circulante engloba adiantamentos junto a fornecedores e inventário de mercadorias.

Além disso, contas a receber e compromissos ligados ao estoque também são conhecidos como ativos circulantes cíclicos no contexto do balanço financeiro.

Ativo Circulante Operacional

Esta classe de ativo de curto prazo está associada aos processos operacionais necessários para a condução das atividades de uma empresa.

Os ativos operacionais considerados de curto prazo são aqueles que possuem a capacidade de serem rapidamente convertidos em caixa ou esgotados durante o prazo de ano.

Nesse sentido, exemplos proeminentes dessa categoria incluem contas a receber vinculadas a inventários e faturas. Outros ativos tangíveis essenciais para as operações da empresa, como equipamentos e maquinário, possuem liquidez limitada.

Por essa razão, embora sejam ativos operacionais, eles se enquadram na categoria de ativos não circulantes.

Exemplos de Ativos Circulantes 

Nas organizações empresariais, diversos recursos podem ser categorizados como ativos circulantes. Entre os principais elementos enquadrados nessa categoria, destacam-se:

  • Disponibilidades financeiras e reservas em caixa;
  • Investimentos e aplicações financeiras de curto prazo;
  • Contas a receber e títulos a receber;
  • Estoque de produtos e itens em processo de produção;
  • Despesas que foram pagas antecipadamente;
  • Valores depositados em contas bancárias de acesso imediato;
  • Mercadorias e matérias-primas em posse da empresa.

Em contrapartida, os ativos que não se qualificam como circulantes abrangem:

  • Propriedades imobiliárias;
  • Equipamentos e maquinário;
  • Marcas e patentes;
  • Investimentos de natureza duradoura.

A distinção reside no fato de que os ativos circulantes podem ser convertidos em dinheiro em um período relativamente curto, ao contrário dos outros ativos que requerem um prazo mais prolongado para essa conversão.

Diferença entre Ativo Circulante e Não Circulante

A principal distinção entre ativos de curto prazo e ativos de longo prazo está relacionada à sua capacidade de prontamente se converterem em fundos.

Os ativos de curto prazo são considerados aqueles que podem ser facilmente transformados em dinheiro durante o período fiscal de um ano da empresa.

Esses recursos altamente líquidos são indispensáveis para as operações diárias da empresa, como o pagamento imediato de obrigações. Geralmente, eles são apresentados no balanço patrimonial com base no seu valor atual de mercado.

Por outro lado, os ativos de longo prazo podem ser interpretados como investimentos necessários para o futuro, cujo valor total não será realizado no mesmo ano fiscal.

Esses ativos têm baixa liquidez, o que significa que não podem ser prontamente convertidos em dinheiro. Eles são registrados no balanço patrimonial com base em seu valor de aquisição, uma vez que adicionam valor à empresa e proporcionam benefícios a longo prazo.

Como gerir as finanças da sua empresa?

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Mapa De Analise Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.