O que é autoaceitação?
A influência familiar na formação do adulto autoconfiante
Atitudes erradas que as pessoas tomam na jornada de autoaceitação
Diferença entre autoaceitação e autoestima
A importância da autoaceitação
3 dicas para desenvolver a autoaceitação
Por uma vez na eternidade...

Se Elsa “Let it go!” por que você ainda não? Aprenda sobre autoaceitação com lições do filme Frozen

O que será que a Elsa tem a nos ensinar sobre autoaceitação? Veja como a sua vida pode se tornar mais leve com práticas simples.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Se Elsa “Let it go!” por que você ainda não? Aprenda sobre autoaceitação com lições do filme Frozen

A autoaceitação está relacionada a nos abraçarmos da maneira que somos. Quem não gosta de um abraço quentinho?

E esse abraço é muito importante para o desenvolvimento da inteligência emocional. Quando nos autoaceitamos, estamos dando espaço para que a nossa melhor versão se apresente.

Quer saber mais sobre autoaceitação e por que estamos citando uma frase do Olaf nesse artigo? Então confere o script:

  • O que é autoaceitação?
  • A influência familiar na formação do adulto autoconfiante
  • Diferenças entre autoaceitação e autoestima
  • A importância da autoaceitação
  • 3 dicas para praticar a autoaceitação.

Você quer brincar na neve? Não aceito "não" como resposta!

O que é autoaceitação?

Autoaceitação é aceitar quem você é, gostar de si, ter conhecimento e respeitar seus sentimentos e escolhas, é ter orgulho da sua história.

Não está relacionado ao conformismo, muito pelo contrário. É não desistir de encontrar a sua melhor versão, abraçar as mudanças e acreditar em seu potencial.

Quando nos autoaceitamos, elevamos a nossa autoestima o que nos leva à valorização pessoal.

Para isso, é necessário o autoconhecimento. Você valoriza um filme sem antes assistir ao trailer? Provavelmente não. O mesmo acontece conosco. É preciso se conhecer, saber quem você é para se valorizar.

Você sabe qual é o seu perfil comportamental? Não? Então veja o que separamos para você.

O nosso teste DISC que define os comportamentos existentes em quatro tipos, sendo eles: dominante, influente, estável e condescendente.

Clique no botão abaixo e descubra o seu perfil comportamental agora mesmo!

Teste DISC

Agora que você já sabe qual é o seu perfil comportamental, saiba que você já deu o primeiro passo para o autoconhecimento.

Mas não basta saber quem você é, é preciso se aceitar.

Para ilustrar os conceitos que vamos aprender ao longo desse artigo, vamos falar de uma personagem bem conhecida, sucesso entre as crianças e os adultos. Isso mesmo, vamos contar a história da Elsa, desta vez por uma perspectiva diferente. Sem flocos de neve voando e nem Arendelle sendo destruída pela gelo.

Você deve lembrar do começo do filme. Duas irmãs brincando felizes até que um incidente, causado pelos poderes de Elsa, dão início a uma história repleta de altos e baixos e, principalmente, com uma lição incrível de autoaceitação.


Preparada(o) para essa aventura?

A influência familiar na formação do adulto autoconfiante

Para iniciar a nossa caminhada pela neve congelante, vamos focar no primeiro acontecimento relevante da história de Elsa. O seu isolamento em virtude dos seus poderes.

Por não saber o que eles poderiam causar e pela proteção de seus pais, Elsa foi mantida em seu quarto, sem ter contato com o mundo exterior e com a sua irmã Anna.

Os pais dela tinham as melhores intenções possíveis e imagináveis para tomar tal atitude. Mas será que esse ato foi o mais correto?

Não. E vamos entender o porquê.

Os pais são responsáveis por dar estrutura ao crescimento de uma criança. É por meio dos elementos fornecidos por eles que a autoconfiança desses pequenos serão definidas. Por isso, é necessário que os pais forneçam informações positivas, para que as crianças cresçam e identifiquem quem eles realmente são e se responsabilizem pelos seus atos.

Quando uma expectativa alta e exigente é imposta, isso pode trazer um sentimento de subestimação e insegurança.

Aqui já podemos fazer um paralelo com a história de Elsa. Ao ser confinada a respeito de seus poderes. Ela achava que eles só podiam causar efeitos ruins para ela e para as pessoas que ela amava.

E, então, quando adulta, no momento em que foi preciso ela sair do seu quarto, da sua zona de conforto, e assumir um papel de liderança, uma tragédia acontece.

Por ter medo de quem ela era, por não conhecer os seus limites, suas forças e suas fraquezas, ela causa um acidente e, por conta disso, acaba se isolando novamente. Mas, desta vez, em um lugar que para ela era considerado confortável, no qual ela poderia ser ela mesma sem "Não podem vir, não podem ver, sempre a boa menina deve ser. Encobrir, não sentir, encenação um gesto em falso e todos saberão."

E mais uma vez questionamos, essa é a melhor atitude?

Atitudes erradas que as pessoas tomam na jornada de autoaceitação

Assim como a Elsa, algumas pessoas se isolam por não se sentirem bem pelo que elas são.

Mas essa não é a única atitude.

Quando a pessoa está insatisfeita consigo mesma e possui baixa autoestima, ela pode procurar chamar atenção de diversas formas, como, por exemplo, modificando a seu jeito de falar, de se vestir, usando drogas, lícitas ou não, tudo isso em busca de afeto e de atenção.

Outras pessoas focam em uma área específica de sua vida, como, por exemplo, no trabalho, deixando de lado família, amigos e até a própria saúde. Tudo isso na tentativa de fugir das situações que as desagradam, evitando encarar o problema e resolvê-lo.

Quando nos aceitamos da forma como somos, admitindo a nossa vulnerabilidade, reconhecemos que somos humanos e é isso que nos torna especiais.

Para nos autoaceitarmos, é preciso gostar de nós mesmos e apreciar as nossas qualidades e isso está relacionado com a nossa autoestima.

Vamos descobrir a diferença entre esses dois conceitos?

Diferença entre autoaceitação e autoestima

A autoestima está relacionada com a maneira que nos enxergamos, o quanto gostamos e apreciamos quem somos.

Ela envolve nossas crenças e nossas avaliações sobre a nossa aparência, nossas ações, nossas vitórias e nossos insucessos.

Quando a nossa autoestima está baixa, ela influi negativamente em nossa motivação, no nosso desempenho e no nosso sucesso.

Por isso, é muito importante cultivar uma boa autoestima. Ela irá impactar tanto em sua carreira como em seus relacionamentos interpessoais.

Ter uma autoestima saudável nos ajuda a conquistar nossos objetivos de vida. Com ela, tratamos todos os acontecimentos e as situações com uma atitude positiva e assertiva.

Como podemos perceber, a autoestima é diferente da autoaceitação. Porém, quando algo não acontece do modo como esperamos, a nossa autoestima pode ser impactada e é então que a autoaceitação entra em ação.

A autoaceitação não depende de elogios e de conquistas, mas sim de uma visão positiva sobre quem somos.

A importância da autoaceitação

Você consegue perceber em qual momento a Elsa aceitou quem ela era e passou a ter uma vida mais leve?

No filme, isso acontece quando ela percebe que os seus poderes podem ser usados para o bem, quando ela deixa de lado os conceitos ruins sobre ela mesma e reconhece quem ela realmente é.

Ali ela passa a dominar o que antes era a sua principal fraqueza e o seu poder passa a ser uma qualidade que a diferencia dos demais, que pode fazer a diferença, de uma maneira positiva, em seu reino.

Quando nos autoaceitamos, entendemos que somos especiais da maneira que somos. Valorizamos as nossas diferenças e buscamos sempre evoluir de modo a atingir os nossos sonhos e os nossos objetivos de vida.

A autoaceitação tem um papel importantíssimo em nossa carreira, visto que, assim como a Elsa não conseguiu ser uma boa rainha enquanto não aceitou as suas diferenças, nós também não seremos bons líderes se não reconhecermos quem somos.

Por isso, é importante trabalhar a autoaceitação para desempenharmos as nossas tarefas cotidianas.

3 dicas para desenvolver a autoaceitação

Para que você possa desenvolver a autoaceitação e assim como a Elsa "Let it go!" separamos algumas dicas. Veja só:

1. Evite comparações

Como já dissemos, cada um de nós é um ser único. Quando nos comparamos com o outro, seja a nossa aparência física ou o nosso comportamento estamos nos autossabotando.

As redes sociais podem ser um gatilho para você se comparar com o outro. Por isso, vale lembrar de um frase que a Tais Targa sempre diz:

"Não compare os seus bastidores com o palco do outro."

Reflita sobre esta frase.

Procure se conhecer mais, valorize as suas qualidades e melhores os seus pontos fracos. Esteja sempre buscando a sua melhor versão.

2. Desenvolva a sua inteligência emocional

Quando trabalhamos a nossa inteligência emocional, conseguimos identificar os nossos pontos fortes e fracos, entendemos e combatemos os nossos sabotadores mentais e descobrimos o nosso propósito.

Ela também nos permite desenvolver o amor próprio, o que é muito importante para que possamos ser empáticos com nós mesmos e possamos nos permitir viver experiências boas de afeto e de carinho (assim como o ato de amor verdadeiro que descongelou a Anna).

3. Pratique atividades que gosta

Quando estamos engajados em atividades prazerosas ou com a quais temos destreza e alcançamos um bom desempenho, a nossa autoestima é fortalecida.

Por uma vez na eternidade...

Assim como na canção que Anna e Elsa entoaram quando os portões finalmente foram abertos, os seus sonhos também podem ganhar cor.

Agora que você já sabe o que é autoaceitação e como desenvolvê-la, chegou a hora de você se capacitar para tirar os seus sonhos do papel.

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.