O que é o AutoCAD?
Qual é a importância do AutoCad?
Comandos básicos
Saiba mais sobre o AutoCAD 2019
Pronto para usar o AutoCAD?

AutoCAD: o que é e qual a importância desse software de desenhos 2D e 3D?

Veja a utilidade do AutoCAD nas áreas da Engenharia e Arquitetura, entenda seus principais comandos e algumas funcionalidades e melhore seus projetos!

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
AutoCAD: o que é e qual a importância desse software de desenhos 2D e 3D?

Você provavelmente já ouviu falar no AutoCAD e algumas de suas aplicações mas já pensou como se fazia antes do desenvolvimento desse software? No século XV, há aproximadamente 600 anos, Leonardo da Vinci criou os primeiros desenhos técnicos do qual se tem registro.

Através da riqueza de detalhes e de acordo com o ângulo do observador, seus desenhos eram capazes de mostrar visões distintas do que estava no papel.

Mas, apesar do incontestável talento do polímata Leonardo da Vinci, quanto tempo será que ele demorava para elaborar cada uma das suas artes? Seriam dias ou meses?

Hoje, com o avanço tecnológico e a enorme competitividade do mercado de trabalho, quanto mais rápido um desenho estiver pronto, melhor para a empresa.

Neste contexto, o AutoCAD é um programa que ganhou destaque nas empresas do mundo todo. Entre o surgimento de tantos softwares capazes de auxiliar na elaboração de um desenho, ele é o que melhor atendeu aos requisitos de precisão e agilidade.

Então, que tal saber um pouco mais sobre esse programa? Através deste artigo, eu me proponho a te contar tudo o que você precisa saber para dar o pontapé inicial no universo do desenho técnico assistido por computador.

O que é o AutoCAD?

O AutoCad é um software utilizado em diversas áreas, como na construção civil e na indústria automobilística, para a criação de desenhos técnicos e desenvolvimento de projetos.

Este programa pode ser usado tanto na criação de projetos em 2D como em projetos tridimensionais (3D).

Em relação a sua origem, o AutoCAD foi criado e é comercializado pela Autodesk Inc desde 1982. Também não é possível deixar de ressaltar que este programa está dentro do conceito de tecnologia tipo CAD (computer aided design ou projeto assistido por computador).

Qual é a importância do AutoCad?

O AutoCad é fundamental para a elaboração de desenhos e projetos com elevado grau de precisão, tanto que o número de setores da economia que utilizam este programa é muito grande.

Para os profissionais de arquitetura e Engenharia Civil, o AutoCAD é essencial tanto para o detalhamento técnico da construção completa quanto para a visualização de uma arquitetura visual antes da real.

Além disso, usando o AutoCAD, é possível que o cliente tenha uma ideia se o projeto está ou não de acordo com o desejado.

Já no setor de design de interiores, o AutoCAD se tornou essencial para o detalhamento técnico das plantas baixas.

Este programa também é muito utilizado em vários setores da Engenharia Mecânica, como o automobilístico, naval e aeronáutico, para a criação de peças e equipamentos.

Nas áreas da Engenharia Elétrica, o AutoCAD é utilizado para o planejamento da fiação de de ambientes comerciais e residenciais e também para o desenho de equipamentos eletrônicos.

Comandos básicos

Interface gráfica

O área gráfica do AutoCAD é bem amigável e se assemelha com uma prancheta gigante de desenho, porém com uma grande número de ferramentas.

Interface gráfica


View Cube - Similar a uma roda dos ventos, é uma ferramenta em que você pode ver o desenho através de ângulos distintos.

Navigate Bar - Esta barra de tarefas possui ferramentas que facilitam a navegação e a visualização de detalhes de um projeto.

Ícone UCS - Indicam os eixos X e Y do projeto.

Barra de comando (Prompt) - Nesta barra é possível visualizar todas as ferramentas que estão sendo utilizadas.

Barra de status - Proporciona acesso rápido à ferramentas de desenho mais utilizadas, por exemplo:

  • Snap Mode (Atalho de Teclado F9) - Opção de movimentar o cursor de acordo com configurações estabelecidas pelo usuário.
  • Grid (Atalho de Teclado F7) - Liga ou desliga uma grade de auxílio.
  • Ortho (Atalho de Teclado F8) - Com essa ferramenta ativa, todos objetos serão desenhados de forma ortogonal.
  • Polar (Atalho de Teclado F10) - Com essa ferramenta ativa, todos objetos serão desenhados seguindo angulações definidas.
  • Object Snap (Atalho de Teclado F3) - Talvez o assistente de desenho mais importante e utilizado. Com esse recurso o cursor busca pontos importantes nos objetos, como endpoints, midpoints, etc.

Draw

Agora que você já conhece a interface gráfica do AutoCAD, que tal conhecer as principais ferramentas de desenho?

Ferramentas de desenho do AutoCAD


Line - Cria um segmento de reta do tamanho desejado. Pode ser acessado clicando no menu ou digitando o comando "Line".

Polyline - Possibilita a criação de uma sequência de retas ou curvas formando um só objeto. Pode ser acessado clicando no menu ou digitando o comando "PLine".

Rectangle - Esse comando cria um retângulo em usando uma Polyline a partir de dois pontos. Pode ser acessado clicando no menu ou digitando o comando "REC".

Circle - Esse comando cria um círculo a partir de um centro e um raio definidos pelo usuário. Pode ser acessado clicando no menu ou digitando "C".

Arco - Esse comando cria um arco a partir de parâmetros definidos pelo usuário, início, meio e fim. Pode ser acessado clicando no menu ou digitando "A".

Polygon - Cria um polígono a partir da escolha do número de lados e distância entre o centro e um vértice. Pode ser acessado clicando no menu ou digitando "Pol".

Ellipse - Permite criar o desenho de elipses e arcos elípticos a partir da escolha do centro, do primeiro semi-eixo e do segundo semi-eixo. Pode ser acessado clicando no menu ou digitando "EL".

Hatch - Este comando serve para criar hachuras em objetos. Pode ser acessado clicando no menu ou digitando "Ha".

Saiba mais sobre o AutoCAD 2019

Até o momento da publicação deste artigo, a versão mais recente do AutoCAD 2019 including Specialized Toolsets apresenta novas funcionalidades e é compatível com computadores que possuem o sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS, nas versões 7, 8.1 e 10, processador de no mínimo 2,5 GHZ , memória RAM de 8GB e placa de vídeo acima de 1GB.

Já está disponível o aplicativo AutoCAD para dispositivos móveis e também uma versão na qual o usuário não precisa baixar o programa. No AutoCAD Web é possível acessar de qualquer lugar e editar projetos online em tempo real diretamente no site da Autodesk.

Em relação ao preço, este software pode custar em torno de R$ 6 mil reais por ano. Mas, se você é estudante ou precisa do AutoCAD para fins educacionais, a Autodesk Education Community disponibiliza o download da versão gratuita por até 3 anos.

Pronto para usar o AutoCAD?

Agora que você já sabe qual é a funcionalidade do AutoCAD, não perca tempo e comece a utilizar este programa para facilitar a sua vida, seja na criação de desenhos arquitetônicos ou no desenvolvimentos de novos produtos.

Mas, se você quer se capacitar cada vez mais para o mercado de trabalho, eu recomendo nosso curso de AutoCAD 2D. Nele você vai conhecer a interface do programa, os principais recursos e ferramentas utilizados pelas empresas, desenvolver projetos, desenhar peças, fazer a plotagem de projetos de engenharia e arquitetura e muito mais!

Curso de AutoCad 2D


Fique ligado no nosso blog, aqui você encontra diversos assuntos da área de Lean Seis Sigma, Tecnologia, Microsoft Excel, Gestão e Consultoria, Carreira e muito mais.

Gostou deste artigo? Deixe o seu feedback para a gente, sua opinião é muito importante.

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Autocad 2d

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.