Investir em inovação é a chave para garantir a sustentabilidade dos negócios. Com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso encontrar formas de simplificar as demandas e alcançar resultados com mais agilidade, mas sem perder a efetividade. E é aí que entra a automação comercial. 

Com o uso da automação comercial, as tomadas de decisão são mais simples e sólidas, e toda a empresa opera com dinamismo e autonomia. 

Que tal descobrir o que é automação comercial e como sua empresa pode se beneficiar dessa tecnologia? Continue a leitura do artigo para saber tudo! 

 

O que é automação comercial 

 

A automação comercial é uma ferramenta que integra diversas etapas envolvidas na rotina da área de vendas por meio de plataformas e softwares. Seu objetivo é proporcionar uma gestão mais organizada e eficaz. 

Os benefícios para empresas que utilizam automação comercial são inúmeros, e podem favorecer múltiplas frentes de atuação no processo comercial. 

Quer conhecer alguns desses benefícios? Então prossiga na leitura! 

 

Benefícios da automação comercial 

 

Utilizar um sistema de automação traz benefícios para todas as áreas envolvidas no processo (leia os artigos sobre o que é automação de marketing e automação de força de vendas para conhecer outros tipos de automação). Em essência, um sistema automatizado é mais organizado e acessível do que atividades realizadas exclusivamente com força humana. 

Mas, além disso, há uma série de outros benefícios na utilização da automação comercial. Confira alguns deles na lista abaixo. 

 

1. Planejamento estratégico baseado em dados

 

Com a automação comercial, uma das principais funcionalidades obtidas é a geração de relatórios em tempo real.

Isso significa que, além de desenvolverem métodos de operação baseados em inputs sobre as rotinas comerciais, os sistemas também compilam informações referentes aos ambientes interno e externo. Isso possibilita análises profundas sobre o mercado, o comportamento do cliente ou a fluidez dos processos administrativos. 

Mas como fazer um planejamento estratégico baseado em dados? 

Com o uso da automação comercial como fonte de dados e informações, a tomada de decisões torna-se mais coerente e mais simplificada. É como se o software fosse capaz de “garantir”, por meio de números e tendências, que aquele é o melhor caminho a seguir. 

 

2. Gestão de faturamento mais consistente

 

Você sabe muito bem o quão importante é a gestão de faturamento para a sobrevivência de um negócio, não é mesmo? 

Com um sistema de gestão comercial, fica muito mais fácil gerir tais processos, bem como identificar precisamente pontos de falhas ou desvios que precisam ser corrigidos. 

Por ter uma cadeia de tarefas extensa, um faturamento mal-gerido pode se tornar um verdadeiro pesadelo, especialmente quando apresenta algum problema a ser reparado. 

Quer ver só? 

Imagine que o faturamento de sua empresa não esteja fechando da forma como deveria. Para descobrir o local exato da falha, você precisaria olhar atentamente para cada detalhe das etapas de gestão de compras e fornecedores, precificação, gestão de caixa, emissão de notas fiscais, cumprimento de regras tributárias e por aí vai! Seria sofrido ou não? 

Caso isso ocorra e sua empresa já tenha um software de automação comercial, basta solicitar os relatórios de cada etapa e observar os dados consolidados com atenção! 

 

3. Controle de vendas assertivo

 

O processo de vendas também é uma etapa complexa do setor comercial, e deve ser gerido com estratégia e criatividade.

O sonho de toda empresa é ter um controle de vendas perfeito, com informações sobre o comportamento do cliente, métricas atualizadas, altos índices de satisfação e um serviço de atendimento eficiente. 

A boa notícia é que, com a automação comercial, tudo isso fica mais fácil! 

Além de consolidar dados sobre o cliente e de fornecer indicadores precisos para entender a jornada do consumidor, um sistema automatizado também contribui para a redução do tempo de atendimento. Isso dinamiza o processo e otimiza as chances de satisfação com a experiência. 

 

4. Experiência de compra como protagonista

 

Quando falamos do setor comercial, sabemos que a experiência de compra do cliente é um fator-chave para determinar o sucesso da transação, independentemente se o produto foi ou não adquirido. 

Tendo um software de automação comercial como aliado, é possível acessar as necessidades do cliente e entender o que ele pensa sobre os produtos e serviços oferecidos em sua empresa. 

A partir daí, é só interpretar os resultados! Dados positivos significam que o atendimento é satisfatório, e que o esforço de vendas está valendo a pena. Caso os índices apontem uma defasagem na experiência do cliente, é hora de rever cada etapa da jornada buscando formas de aperfeiçoá-la. 

 

5. Menor índice de erros

 

Tarefas realizadas automaticamente apresentam um índice de erros muito menor do que aquelas executadas repetidamente por humanos, especialmente quando eles estão sujeitos a altos níveis de estresse e cobrança.

Investir em um sistema automatizado para realizar tarefas repetitivas ou minuciosas pode contribuir muito para a obtenção de dados mais precisos e confiáveis, além de impactar fortemente na motivação do time, item que abordaremos no próximo tópico. 

 

6. Equipe motivada e produtiva

 

Você sabe qual a relação entre motivação e produtividade

Na verdade, os dois conceitos têm mais em comum do que você pode imaginar. 

Colaboradores motivados sentem-se à vontade para propor, criar e, consequentemente, produzir mais. 

E sabe qual é um dos grandes motores da motivação? Tarefas de trabalho empolgantes, desafiadoras e estratégicas! 

Já entendeu onde queremos chegar? 

Com um software de automação comercial focado em resolver de forma digitalizada as tarefas burocráticas do setor, a equipe ganha tempo para se dedicar a atividades mais dinâmicas e envolventes.

Diante da oportunidade de atuar na criação de planos de ação, no desenvolvimento de novas estratégias e na reformulação de rotinas, o time tende a trabalhar mais motivado, potencializando sua produtividade! 

 

Como implantar automação comercial na sua empresa? 

 

O sucesso da implantação da automação comercial na sua empresa depende de alguns fatores: 

 

  •  qualidade do sistema adquirido;

  •  sua usabilidade;

  • a disponibilidade de módulos de treinamento para familiarizar a equipe;

  • a possibilidade de expansão do software conforme escalabilidade do negócio. 

 

Lembre-se de mapear os processos internos, entender as reais necessidades da empresa e buscar fornecedores que entendam do assunto e forneçam um bom suporte na implantação e manutenção do sistema! 

Dando ao processo de implantação a atenção que ele merece, a automação comercial tem tudo para ser um sucesso em sua empresa! 

Esse post foi escrito por Julio Paulillo, CRO da Agendor, empresa desenvolvedora de um aplicativo para web e mobile, que ajuda milhares de equipes a organizar e aumentar as vendas diariamente. Com o app Agendor, você centraliza o cadastro de clientes, acompanha as vendas em andamento e extrai relatórios detalhados para analisar os resultados de seu negócio.