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X-59, o projeto de avião supersônico silencioso da NASA!

Em parceria com a fabricante de produtos aeroespaciais, Lockheed Martin, projeto de avião promete voo supersônico comercial.

Juliana Kaíza
Por: Juliana Kaíza
X-59, o projeto de avião supersônico silencioso da NASA!

Você sabia que um avião supersônico pode ser extremamente desagradavel para quem estiver por perto? O som liberado pela aeronave se assemelha a uma explosão, podendo quebrar janelas e prejudicar a audição.

Também por esses motivos que o Concorde, avião comercial supersônico de passageiros, fez seu último voo em 2003. Os regulamentos restringem a velocidade dos voos comerciais sobre terra e perto de costas abaixo de March 1, a velocidade do som.

Supersônico Silencioso

Neste momento, a NASA está trabalhando para transformar o grande barulho produzido pela aeronave em algo “normal”, dentro dos padrões que existem hoje. Seu novo programa chama-se QUEST, de “Quiet SuperSonic Technology” e está sendo aplicado em uma nova aeronave chamada X-59.

Essa mudança abrirá horizontes para novas gerações de aviões supersônicos mais silenciosos, cumprindo com os regulamentos internacionais sobre perturbação sonora.

O design do X-59 impede que as ondas de choque de se comprimam, dessa forma o som gerado é mais baixo do que o som de uma bola de basquete quicando no chão.

Segundo a NASA, o nível do ruído avaliado por decibéis é de:

  • Fogos de artifício – 140
  • Estrondo Sônico de um jato Concorde – 105
  • Relâmpago ouvido de perto – 102
  • Martelo batendo em um prego – 96
  • Quicar de bola de basquete – 81
  • Som do X-59 – 75
  • Relâmpago ouvido de longe – 74

O X-59

A aeronave projetada e construída pela Lockheed Martin, sob negociação de US$ 247,5 milhões da NASA, pode voar a 1,4 vez a velocidade do som e tem seu primeiro voo planejado para o final de 2022.

x-59


X-59  — Foto: NASA


O formato do X-59 foi planejado para que as ondas de choque se espalhem. Isso é feito através de facetas aerodinâmicas estrategicamente posicionadas. O motor da aeronave se encontra na parte superior, mantendo um perfil inferior brando que impede que as ondas de choque atinjam o solo.


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Juliana Kaíza

Juliana Kaíza

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes em Aracaju - SE. Possui certificação em Copywriting, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Atua com produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e SEO do Grupo Voitto.

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