Quais são benefícios da logística 4.0?
Quais são desvantagens da logística 4.0?
Pronto para as mudanças?

Conheça os benefícios que a logística 4.0 promete para o futuro das empresas

O emprego massivo de tecnologia nos processos logísticos traz muitos benefícios mas em contrapartida ainda encontra entraves na sua implementação.

Aline Borges
Por: Aline Borges
Conheça os benefícios que a logística 4.0 promete para o futuro das empresas

Você já deve saber que a partir das revoluções trazidas pela indústria 4.0, muita coisa vem mudando quando se trata da forma como podemos lidar com os processos produtivos e como isso está gerando ambientes cada vez mais competitivos entre as empresas.

Já explicamos em outro artigo a maneira como a logística 4.0 vem atuando como forma de gerar vantagem competitiva em meio a estes cenários provocados pelos avanços trazidos pela indústria 4.0.

Estão neste artigo, vamos apresentar quais são os 8 melhores benefícios e também os 5dessa nova maneira de lidar com a logística.


Preparados?

Quais são benefícios da logística 4.0?

Os principais benefícios ao se implementar tecnologias de ponta em processos logísticos são:

1. Boa análise de dados

O fato de possuir grandes sistemas de armazenamento de dados como o Big Data e de se utilizar tecnologias que façam a leitura e análise destes dados como a inteligência artificial, proporciona grandes tomadas de decisão, acarretando menores perdas à empresa, em tempo e custos.

2. Otimização de rotas

A conectividade com bancos de dados por meio de acesso na nuvem permite que dados sejam acessados em tempo real, oferecendo maior agilidade e consequente assertividade nas tomadas de decisões.

Deste modo, é possível determinar as melhores rotas para movimentação e antecipar a necessidade de percorrer percursos alternativos em caso de imprevistos. Este tipo de otimização pode ser aplicável tanto internamente nos armazéns e centros de distribuição, atuando no controle de estoques, quanto externamente no transporte dos produtos finais até o cliente.

Enquanto este cenário não é alcançado, é importante adotar boas práticas de gestão e recursos que mesmo simples, possam contribuir de forma a trazer benefícios para os processos logísticos.


Para isso, que tal baixar nossa Planilha de Controle de Entregas Logísticas?

Planilha Controle de Entregas Logísticas

3. Ganho em produtividade

O fato das máquinas atuarem de forma autônoma tanto na movimentação quanto na tomada de decisão sobre as tarefas a serem realizadas, por meio da inteligência artificial por exemplo, ajudam a evitar desperdícios e atuam na otimização de tempo.

O ganho de tempo aliado a boa performance dos dispositivos, contribui consideravelmente para o ganho em produtividade.

4. Aumento da capacidade preditiva

Uma das grandes vantagens de possuir equipamentos interligados é a possibilidade de prever quando algum equipamento precisará de manutenção antes que a falha de fato aconteça. Isso resulta principalmente em redução de custos na manutenção de equipamentos e permite que não haja imprevistos, respeitando assim os prazos de entrega aos clientes.

5. Ganho em agilidade

É muito importante entender neste ponto que agilidade não é sinônimo de velocidade, mas sim de. Como você pode ter percebido nos tópicos anteriores e também notará nos tópicos seguintes, o conceito de adaptabilidade se aplica como uma das principais vantagens da logística 4.0.

A característica de ser adaptável resulta em processos ágeis que respondem mais rapidamente à demandas necessárias, resultando em ganho de agilidade nos processos logísticos.

6. Competitividade no e-commerce

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) em uma pesquisa realizada recentemente, estima-se que no Brasil o e-commerce movimentará R$106 bilhões de reais no ano de 2020. E ainda que, até fim do ano, sejam criadas 135 mil lojas virtuais no Brasil.

Por se tratar de um ambiente de altíssima competitividade, onde milhares de lojas podem atuar no mesmo nicho e que lidam com clientes cada vez mais exigentes devido a grande oferta de produtos, a logística 4.0 existe como possibilidade para contemplar este cenário.

Seus benefícios promovem um diferencial para empresas que querem ser autoridade neste segmento, pois proporciona principalmente a otimização nas entregas componente principal quando se trata da satisfação de clientes que fazem compras online.

7. Ganho em faturamento

É evidente que se um processo logístico age de forma a trazer os benefícios que já foram citados acima, o aumento do faturamento acontece como uma consequência. A implementação de tecnologias necessárias para que a logística 4.0 ocorra aliada a melhoria contínua, proporcionará à organização um ambiente lucrativo e sustentável.

8. Satisfação do cliente

Entregas mais ágeis atuando na redução de prazos, contribuem para que a satisfação do cliente seja alcançada e que eles se tornem promotores da organização.

É importante que antes de tudo, as organizações atuem conhecendo conceitos básicos de gestão que auxiliarão no foco das causas de problemas e possíveis soluções para os mesmo, aprendendo assim a gerir e metrificar os processos de forma a alavancar os resultados da empresa.

Quais são desvantagens da logística 4.0?

Apesar de tantos benefícios, em contrapartida existem entraves para que este novo modelo de logística consiga atuar de forma plena. A seguir, apresentaremos alguns deles para você.

1. Falhas de segurança

Devido a conectividade principalmente por meio de servidores de internet, a logística 4.0 apresenta algumas vulnerabilidades e está sujeita a falhas de segurança, podendo sofrer ciberataques, assim como pode acontecer em nossos celulares e computadores por exemplo.

2. Mau aproveitamento dos dados

Outro obstáculo é o mau aproveitamento dos dados coletados. De nada adianta o grande investimento em tecnologia e a constante coleta de dados, se eles não forem aproveitados de maneira satisfatória por meio de boas análises que possibilitem boas tomadas de decisão.

Em resumo:.

3. Custo de implementação

Para que a logística 4.0 seja implementada, não existe a necessidade de que todos os equipamentos de um processo logístico sejam substituídos, havendo tecnologias passíveis de implementação em equipamentos mais antigos.

Mas, não é uma prática recomendável. Entende-se que quanto mais novos os equipamentos que compõem o processo, maior produtividade será proporcionada. Sendo assim, inevitavelmente será acarretado um alto custo de implementação com a inevitável necessidade de troca de equipamentos defasados tecnologicamente.

4. Investimento desnecessário 

Logística 4.0 não é apenas investir em tecnologia. É um processo que só deve acontecer a partir de uma avaliação e do entendimento do que é realmente necessário para a organização no momento. Por vezes, se mal avaliada, a implementação de algumas tecnologias não resolverá o gargalo existente, e assim, resultará apenas em perda de dinheiro.

5. Resistência à mudanças

Um outro empecilho é a resistência à mudanças que muitos gestores ainda possuem, por vezes impossibilitando que seu negócio se adeque à novas tecnologias disponíveis, por estarem acomodados em sua realidade.

Pronto para as mudanças?

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Aline Borges

Aline Borges

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuou como Diretora de Marketing e Gerente de Projetos na Parthenon Empresa Júnior e como Assessora de Gestão de Pessoas na Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná (FEJEPAR). Possui certificação em MS Project, Excel e White Belt Lean Seis Sigma. Como especialista de produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto, encontrou uma oportunidade de atuar naquilo que acredita, que ê oferecer acesso democrático à educação.

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Logística 4.0: Você Está Conectado Ao Futuro?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.