Você já ouviu falar do Excel VBA? Muitas pessoas conhecem essa ferramenta da Microsoft Office, porém, não têm a real noção de como ela pode aumentar o faturamento das empresas.

O uso do VBA está se tornando cada vez mais recorrente em todos os setores do mercado e saber como utilizá-lo pode fazer de você um ponto fora da curva.

Neste artigo iremos te mostrar como essa linguagem de programação pode tornar seu negócio mais lucrativo, transmitindo respeito e autoridade para seus clientes, sempre mantendo sua empresa à frente dos concorrentes.

Continue aqui com a gente e descubra todos os benefícios que o Excel VBA pode trazer para os seus negócios.

 

Mas afinal de contas, o que é o VBA?

 

A sigla VBA significa Visual Basic for Applications e é uma linguagem de programação que tem o intuito de facilitar a construção de interfaces e aplicações.

A principal utilidade dessa ferramenta é a realização de tarefas muito repetitivas. Ela permite ao usuário criar linhas de código, as famosas macro, para que determinado processo seja feito de forma automatizada.

O VBA permite que as planilhas ganhem uma gama muito grande de possibilidades, através do controle e realização de tarefas complexas.

O Excel é uma ferramenta fundamental no mercado de trabalho, portanto, saber utilizá-lo de forma eficiente é mais do que necessário para que você possa ter sucesso.

Para te ajudar com isso, nós, da Voitto, trouxemos um material exclusivo para você. Confira o nosso curso totalmente gratuito de Introdução ao Microsoft Excel. Através dele, você dará os primeiros passos para se tornar um craque nesse software.

Não perca essa oportunidade, clique no botão abaixo e tenha acesso ao nosso treinamento!

Dando sequência ao nosso artigo, finalmente trago para você os 9 benefícios que sua empresa pode ter utilizando o VBA. Confira:

 

1. A melhoria dos processos da sua empresa

 

Para que você consiga fazer um programa que realmente atenda às necessidades da sua empresa, primeiramente é necessário que você conheça e compreenda bem todo o processo operacional que é feito.

Através do levantamento dessas informações, muitas falhas nos processos podem ser detectadas, é possível descobrir até mesmo atividades que não servem para nada dentro da instituição.

A aplicação do VBA pode ser uma espécie de filtro. Ou seja, a implementação de uma planilha em VBA detecta e corrige os problemas operacionais, otimizando todas as tarefas englobadas.

 

2. A redução de tarefas e a integração dos processos

 

Como mencionado anteriormente, o VBA é responsável pela automatização dos processos. Levando isso em consideração, é possível afirmar que a execução das tarefas se torna muito mais eficiente, levando a uma diminuição de trabalhos manuais.

Além disso, todas as informações referentes aos processos são registradas de maneira que o acesso a elas seja muito mais simples, podendo ser feito por qualquer funcionário. Devido a isso, é possível a integração de todos os processos.

 

3. A redução do tempo de trabalho em tarefas operacionais

 

Através da criação de macros no Excel você pode fazer com que o computador trabalhe para você. É isso mesmo que você leu!

Para processos que não necessitam da inteligência humana para serem executados, o VBA é perfeito, pois através de algumas simples linhas de código o computador irá executar milhares de tarefas por segundo.

Agora imagine o efeito disso em tarefas monótonas e repetitivas. Uma tarefa que antes era feita em horas ou até mesmo em dias, pode ser executada em alguns minutos. Fantástico, não é mesmo?

 

4. A redução de erros

 

A automatização permite a redução de erros dentro da empresa, sobretudo em processos demorados e repetitivos.

Todo ser humano está sujeito a erros, evitá-los deve ser prioridade dentro de qualquer empresa. Portanto, utilizar a linguagem de programação ao seu favor é muito importante.

 

5. O baixo custo para criar e manter um sistema

 

A programação em VBA é muito mais simples do que a programação necessária para a criação de um software, como consequência, o custo para a implementação desse tipo de sistema é muito mais baixo.

Além disso, depois de pronta a planilha não requer nenhuma infraestrutura mais sofisticada, é apenas necessário que o arquivo da planilha seja colocado no computador do usuário.

Outra característica interessante é a possibilidade de que, caso seja descoberto algum erro de programação, o analista possa corrigir o erro de forma imediata, sem a necessidade de mão de obra externa.

 

6. O aumento da flexibilidade

 

Essa é uma característica muito interessante do VBA, pois através dele é possível fazer de forma rápida alterações nas linhas de código do programa, ao contrário de um software pago por exemplo, em que seria necessário entrar em contato com o fornecedor do programa para, só então, dar início à solução do problema.

Imagine que alguma mudança de planos repentina aconteça na sua empresa, utilizando o VBA você pode resolver essas questões de forma muito mais rápida.

 

7. O aumento da produtividade

 

Existem muitos negócios que ainda utilizam métodos manuais para a validação dos mais diversos tipos de dados, principalmente quando mencionamos micro e pequenas empresas. Isso acontece pois elas ainda não conhecem o potencial da programação dentro do ambiente empresarial.

O aumento da produtividade está diretamente relacionado com a automatização dos processos, pois através disso os esforços dos funcionários passam a serem voltados para atividades que realmente geram valor.

O VBA tem a capacidade de tornar simples até mesmo os processos mais complexos, então vale a pena investir um tempinho no estudo dessa ferramenta!

 

8. O aumento do bem-estar dos funcionários

 

É isso mesmo, o uso do VBA pode aumentar o nível de felicidade dos seus funcionários. Sabe por quê? Porque através dele as pessoas deixam de realizar funções repetitivas e passam a executar tarefas que requerem pensamento crítico. Devido a isso elas começam a se sentir mais importantes dentro do ambiente de trabalho.

Também é importante ressaltar que, devido ao uso da programação, muitas vezes o raciocínio lógico dos empregados é elevado, trazendo inúmeros benefícios para sua empresa.

 

9. O aumento da lucratividade da sua empresa

 

O último benefício é também o mais desejado por qualquer empresa. Ele é alcançado devido a todas as melhorias apresentadas até então.

O desejo de qualquer empresário é a diminuição de custos e o aumento da produtividade, e é justamente isso o que o VBA traz. Impossível não se encantar por essa ferramenta!

 

Pronto para aprender com a gente?

 

Aposto que você está convencido da importância do VBA no ambiente corporativo, não é mesmo?

Chegou o momento de sair da inércia e dar início a uma trajetória de sucesso!

Confira o nosso curso de VBA aplicado aos negócios. Através dele você vai aprender a lógica de construção de algoritmos de mais de 30 recursos e comandos para a criação de sistemas automatizados.

Não perca essa oportunidade, clique no botão abaixo e tenha acesso ao nosso curso!

E aí, gostou do conteúdo do nosso artigo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, ela é muito importante para a melhoria da qualidade do nosso conteúdo!