O que é VBA?
Qual a importância do VBA?
Quais são os 9 Benefícios do VBA?
Saiba como simplificar o seu trabalho com um clique!

Entenda como administrar melhor a sua empresa com os 9 Benefícios do VBA

Descubra o porquê do Visual Basic for Applications ser uma ferramenta poderosa para a administração de empresas e confira os 9 principais Benefícios do VBA.

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
Entenda como administrar melhor a sua empresa com os 9 Benefícios do VBA

O Visual Basic for Applications, popularmente conhecido como VBA, é uma linguagem de programação presente no Microsoft Office, onde é possível realizar edições avançadas dentro de arquivos por meio de diversos recursos de programação.

Você já ouviu falar do Excel VBA? Muitas pessoas conhecem essa ferramenta da Microsoft Office, porém não têm a real noção de como ela pode aumentar o faturamento das empresas.

O uso do VBA está se tornando cada vez mais recorrente em todos os setores do mercado e saber como utilizá-lo pode fazer de você - e da sua empresa - um ponto fora da curva.

Neste artigo iremos te mostrar como essa linguagem de programação pode tornar seu negócio mais lucrativo, transmitindo respeito e autoridade para seus clientes, sempre mantendo sua empresa à frente dos concorrentes.

Continue aqui com a gente e descubra todos os benefícios que o Excel VBA pode trazer para os seus negócios. Confira nossos tópicos para não perder nenhum detalhe:

  • O que é VBA?
  • Qual a importância do VBA?
  • Quais são os 9 Benefícios do VBA?

Vamos lá?

O que é VBA?

VBA é uma sigla para Visual Basic for Applications, uma linguagem de programação presente dentro do Microsoft Office que tem o intuito de facilitar a construção de interfaces e aplicações.

Por estar presente no pacote Office, essa aplicação contempla programas como Word, Excel, PowerPoint, Access, etc.

Contudo, ela é mais utilizada em planilhas do Microsoft Excel, pois a principal utilidade dessa ferramenta é a realização de tarefas muito repetitivas. Ela possibilita ao usuário criar linhas de código, as famosas macro, para que determinado processo seja feito de forma automatizada.

Além disso, o VBA permite que as planilhas ganhem uma gama muito grande de recursos, como a automatização, realização de cálculos e edições complexas, através do controle e realização de tarefas por meio da programação em arquivos do Excel.

De forma geral, com o VBA você pode, por exemplo:

  • Criar macros;
  • Usar funções que representam uma ou mais células, como o Range Object;
  • Criar botões e caixas de texto com controles ActiveX;
  • Criar loops;
  • Fazer uso de matrizes/arrays;
  • E muito mais!

Qual a importância do VBA?

O VBA é uma importante ferramenta a ser utilizada em empresas porque permite a simplificação e uma maior agilidade nos processos que anteriormente eram realizados em longos períodos, necessitavam de diversos profissionais e até mesmo possuíam um nível de complexidade para serem concluídos.

Nesse sentido, o VBA existe para promover a produtividade entre as tarefas e os próprios colaboradores do negócio e otimizar trabalhos repetitivos e trabalhosos.

Quais são os 9 Benefícios do VBA?

O VBA é uma poderosa ferramenta para automação de processos dentro da sua empresa podendo, inclusive, reduzir o tempo de uma tarefa de dias para poucos minutos. Confira a nossa lista dos 9 benefícios do VBA:

  1. Melhoria dos processos da sua empresa;
  2. Redução de tarefas e a integração dos processos;
  3. Redução do tempo de trabalho em tarefas operacionais;
  4. Redução de erros;
  5. Baixo custo para criar e manter um sistema;
  6. Aumento da flexibilidade;
  7. Aumento da produtividade;
  8. Aumento do bem-estar dos colaboradores;
  9. Aumento da lucratividade da sua empresa.

Saiba mais sobre a utilidade e aplicação de cada um deles nos tópicos abaixo.

1 - A melhoria dos processos da sua empresa 

Para que você consiga fazer um programa que realmente atenda às necessidades da sua empresa, primeiramente é necessário que você conheça e compreenda bem todo o processo operacional que é feito.

Através do levantamento dessas informações, muitas falhas nos processos podem ser detectadas. É possível descobrir até mesmo atividades que não servem para nada dentro da instituição.

A aplicação do VBA pode ser uma espécie de filtro. Ou seja, a implementação de uma planilha em VBA detecta e corrige os problemas operacionais, otimizando todas as tarefas englobadas.

2 - A redução de tarefas e a integração dos processos

Como mencionado anteriormente, o VBA é responsável pela automatização dos processos. Levando isso em consideração, é possível afirmar que a execução das tarefas se torna muito mais eficiente, o que acarreta em uma diminuição de trabalhos manuais.

Além disso, todas as informações referentes aos processos são registradas de maneira que o acesso a elas seja muito mais simples, podendo ser feito por qualquer funcionário. Devido a isso, é possível a integração de todos os processos.

3 - A redução do tempo de trabalho em tarefas operacionais

Através da criação de macros no Excel você pode fazer com que o computador trabalhe para você. É isso mesmo que você leu!

Para processos que não necessitam da inteligência humana para serem executados, o VBA é perfeito, pois através de algumas simples linhas de código o computador irá executar milhares de tarefas por segundo.

Agora imagine o efeito disso em tarefas monótonas e repetitivas. Uma tarefa que antes era feita em horas ou até mesmo em dias, pode ser executada em alguns minutos. Fantástico, não é mesmo?

4 - A redução de erros 

A automatização permite a redução de erros dentro da empresa, sobretudo em processos demorados e repetitivos.

Todo ser humano está sujeito a erros, evitá-los deve ser prioridade dentro de qualquer empresa. Portanto, utilizar a linguagem de programação ao seu favor é muito importante.

5 - O baixo custo para criar e manter um sistema

A programação em VBA é muito mais simples do que a programação necessária para a criação de um software, como consequência, o custo para a implementação desse tipo de sistema é muito mais baixo.

Além disso, depois de pronta a planilha não requer nenhuma infraestrutura mais sofisticada, é apenas necessário que o arquivo da planilha seja colocado no computador do usuário.

Outra característica interessante é a possibilidade de que, caso seja descoberto algum erro de programação, o analista possa corrigir o erro de forma imediata, sem a necessidade de mão de obra externa.

6 - O aumento da flexibilidade

Essa é uma característica muito interessante do VBA, pois através dele é possível fazer de forma rápida alterações nas linhas de código do programa, ao contrário de um software pago por exemplo, em que seria necessário entrar em contato com o fornecedor do programa para, só então, dar início à solução do problema.

Imagine que alguma mudança de planos repentina aconteça na sua empresa, utilizando o VBA você pode resolver essas questões de forma muito mais rápida.

7 - O aumento da produtividade 

Existem muitos negócios que ainda utilizam métodos manuais para a validação dos mais diversos tipos de dados, principalmente quando mencionamos micro e pequenas empresas. Isso acontece pois elas ainda não conhecem o potencial da programação dentro do ambiente empresarial.

O aumento da produtividade está diretamente relacionado com a automatização dos processos, pois através disso os esforços dos funcionários passam a ser voltados para atividades que realmente geram valor.

O VBA tem a capacidade de tornar simples até mesmo os processos mais complexos, então vale a pena investir um tempinho no estudo dessa ferramenta!

8 - O aumento do bem-estar dos colaboradores

É isso mesmo, o uso do VBA pode aumentar o nível de felicidade dos seus colaboradores. Sabe por quê? Através dele as pessoas deixam de realizar funções repetitivas e passam a executar tarefas que requerem pensamento crítico.

Devido a isso, elas começam a se sentir mais importantes dentro do ambiente de trabalho.

Também é importante ressaltar que, devido ao uso da programação, muitas vezes o raciocínio lógico dos empregados é elevado, trazendo inúmeros benefícios para sua empresa.

9 - O aumento da lucratividade da sua empresa

O último benefício é também o mais desejado por qualquer empresa. Ele é alcançado devido a todas as melhorias apresentadas até então.

O desejo de qualquer empresário é a diminuição de custos e o aumento da lucratividade, e é justamente isso o que o VBA traz. Impossível não se encantar por essa ferramenta!

Saiba como simplificar o seu trabalho com um clique! 

Depois de entender a importância do VBA no ambiente corporativo e os seus benefícios, chegou o momento de aprender tudo sobre essa ferramenta e dar início a uma trajetória de sucesso nos negócios!

Com o curso de VBA Aplicado aos Negócios, você se capacita com 16 horas de um conteúdo completo sobre a lógica de construção de algoritmos, elaboração de macros, comandos para a criação de planilhas automatizadas, análise de dados e muito mais!

Saiba tudo sobre o VBA com a Voitto! Clique no botão abaixo e garanta a sua inscrição!

VBA Aplicado a Negócios

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Excel Avançado

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.