Por que utilizar o BI na sua análise financeira?

O BI está revolucionando a análise financeira. Aprenda como essa poderosa ferramenta pode te ajudar a tomar decisões financeiras mais seguras.

Thiago Coutinho 06/08/2020 - 5 mins de leitura

Você já ouviu falar em Business Intelligence? Se ainda não, saiba que é possível fazer transformar dados em análises financeiras completas. Não é novidade que o mercado de trabalho é muito volátil e com o passar do tempo ele vem se atualizando de forma constante e em espaços de tempo cada vez mais curto.

Antigamente pessoas que possuíssem conhecimento em informática obtinham maior destaque e estavam à frente dos demais concorrentes na hora de encontrar um emprego.

Hoje em dia, ela é cada vez mais necessária e passou de um diferencial para um pré-requisito.

O mesmo acontece com softwares e ferramentas, antigamente o Excel era indispensável em áreas responsáveis por análises de dados, hoje em dia ele virou apenas um intermediário para usar o Power BI que é o novo queridinho das empresas.

Nesse artigo você encontrará:

  • O que é Business Intelligence (BI)?
  • O que é Power BI?
  • Planejamento financeiro e sua importância
  • 5 vantagens de usar o BI no planejamento financeiro.
  • E agora, meu negócio vai ter sucesso?
  • Pronto para analisar seus indicadores com BI?

O que é Business Intelligence (BI)?


BI, ou Inteligência de Negócios, vem do inglês, business intelligence. É uma metodologia que irá transformar dados brutos em informações úteis e visuais para que a tomada de decisão dos cargos de liderança sejam mais precisos e melhor embasados.


O que é Power BI?


O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence da Microsoft. Por meio dele é possível fazer a coleta e organização de dados, transformá-los em informações para que sejam feitas análises e monitoramento sobre elas.

Com ele é possível compartilhar os dashboards criados com os colaboradores da empresa, possuindo o Power BI Pro, e também publicá-los na internet, possuindo sua versão gratuita

Se quiser conhecer o Power BI e ainda a aprender como transformar dados em informações, te convido a conhecer o nosso Workshop de Dashboards em Power BI. Com ele você será capaz de melhorar suas apresentações e ainda tomar melhores decisões. Clique e assista!


Planejamento financeiro e sua importância


Planejamento financeiro é a gestão das finanças de uma forma organizada e responsável. Por meio do planejamento é possível prever percalços e desviar ou mitigar os mesmos, além disso, quando em momentos de crise financeira é possível enfrentá-las sem causar maiores danos.

No planejamento financeiro é feito a projeção das receitas e despesas, ele pode ser usado tanto no meio empresarial quanto familiar, com o objetivo de indicar como está a situação financeira atual.

Quando feito de forma correta, o planejamento poderá ajudar a visualizar de forma clara o quanto será arrecadado, o valor gasto e o lucro ou prejuízo final, assim pode-se planejar a melhor forma de alocar e utilizar seus recursos a curto, médio e longo prazo.

Em ambientes empresariais, o planejamento financeiro é feito através de relatórios como DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), fluxo de caixa e balanço patrimonial.

Depois de entender a importância e a necessidade de um bom planejamento, veja agora 5 vantagens de aplicar o BI no seu planejamento financeiro.


5 Vantagens de usar o Business Intelligence no planejamento financeiro


Acompanhe a seguir as principais vantagens de Usar O BI para o seu planejamento financeiro.

1. Melhora a produtividade

Terá um aumento na produtividade de trabalho. O tempo necessário para a coleta de dados será menor, bem como a criação de relatórios será mais simplificada, já que ferramentas como o Power BI importam planilhas e todos os dados contidos nela, sem a necessidade do trabalho manual de copiar e colar dado por dado.


2. Resultados mais assertivos e precisos

Com a facilidade da ferramenta transportar os dados já existentes de uma planilha para o software, o Power BI anula a possibilidade de erros de digitação na hora de importar os dados.

Como todos os dados já estarão dispostos em um mesmo ambiente virtual de forma bem visual, acompanhado de gráficos e informações simples, o tomador de decisão consegue ter uma visão macro da situação e sua decisão será mais rápida e certeira.


3. Informações em tempo real

Com a possibilidade de publicar o dashboard criado, é possível que todo o departamento responsável acesse as informações e esteja ciente do que se passa na empresa no momento que julgar necessário, pois a informação se atualiza de forma automática, se necessário.


4. Análise de Cenários

Como o dashboard pode ser atualizado automaticamente após a inserção de dados, o colaborador pode fazer uma análise de cenário constante e evitar ser pego desprevenido no final do período, ou seja, terá ciência em tempo real como está a saúde financeira da empresa no curto prazo.


5. Melhor entendimento de forças e fraquezas

Por meio de ferramentas da plataforma é possível fazer uma espécie de Análise SWOT, será viável localizar onde estão os clientes que pagam uma quantia maior, onde devem focar seus investimentos e onde é necessário uma atenção e cuidado maior.


E agora, meu negócio vai ter sucesso?


É pertinente pontuar que para uma boa saúde financeira é de extrema importância que o setor responsável faça um planejamento orçamentário e análise financeira constante, porém isso não é garantia de que o planejamento será seguido de forma plena.

Há possibilidade de ocorrer flutuações em indicadores, como por exemplo nos indicadores econômicos e indicadores de liquidez, sendo essas alterações impactos positivos ou negativos.

Quando nos preparamos para os diversos cenários que podem ocorrer, fica mais fácil passar por momentos de turbulência. Com a tecnologia fica mais prático tomar decisões corretas, e com a análise financeira não é diferente.

Com uma boa análise integrada a uma plataforma BI, gerir os custos fixos, custos variáveis, margem operacional, lucro líquido, entre outros indicadores, fica mais fácil ainda!


Pronto para analisar seus indicadores com BI?


Aprenda Power BI para demonstrar resultados! Qual empresa não quer um profissional que otimize o processo de armazenamento de todos os dados e informações da empresa? E, ainda por cima, que crie incríveis relatórios completos e de fácil acesso?

Pensando nisso, a Voitto preparou para você o curso Introdução ao Power BI. Com ele, você será capaz de levar o conceito de Business Intelligence para sua empresa, inovar na análise de dados, conhecer abas, ferramentas e botões do software, importar, tratar e salvar uma base de dados de outros softwares e muito mais!

Ficou interessado? Então clique na imagem abaixo, use o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Introdução ao Power BI.


Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo