Será que com o grande volume de dados que temos que lidar atualmente, os tradicionais métodos de análise estão sendo suficientes para nos trazer respostas?

Talvez seja interessante você começar considerar o uso do Big Data Analytics

Para obter sucesso em seu negócio, é essencial que seu produto ou serviço atenda todos ou grande parte dos anseios dos clientes e que a organização possua agilidade em suas tomadas de decisões. Para isso, é imprescindível uma análise de dados realizada de forma clara, para que seja possível entender quais estratégias usar e usá-las corretamente.

Para isso, o Big Data Analytics surge como uma opção. Já ouviu falar?

Se ainda não ouviu ou quer se aprofundar mais no assunto, separamos alguns tópicos que podem te interessar:

  • O que é Big Data Analytics?

  • Quais são suas principais características?

  • Como funciona o Big Data Analytics?

  • Qual a sua importância?

  • Quais empresas podem utilizar?

  • O que é preciso para trabalhar com Big Data Analytics?

 

Vamos te explicar tudo o que você precisa saber e quais resultados podem ser obtidos com a implementação desta tecnologia!

 

O que é Big Data Analytics?

 

Big Data Analytics pode ser compreendido como a análise de aglomerações de dados estruturados e não estruturados que são gerados digitalmente a todo instante.  O Big Data Analytics tem por objetivo extrair, armazenar e analisar os dados, de forma a auxiliar na tomada das melhores decisões para que organizações possam se beneficiar, tanto em questões internas como análises sobre o negócio, ou externas como comportamento dos clientes

O conceito de Big Data surgiu em meados dos anos 90, porém só nos dia atuais é que a geração dos dados digitais ficaram mais intensas. Isso tudo graças aos métodos de compartilhamento e integração entre os meios.

Se quiser saber mais, no vídeo a seguir você pode se aprofundar neste assunto!

 

 

De maneira geral, o Big Data Analytics atua de forma a auxiliar as empresas a explorar os seus dados a fim de criar novas oportunidades. Para se ter uma maior noção da sua importância, a empresa Internacional Data Corporation (IDC) publicou um relatório em que estima que as receitas mundiais com Big Data e Business Analytics vão ultrapassar a casa dos 200 bilhões de dólares em 2020 e com previsão de mais crescimento até 2022!

 

Receitas mundiais em soluções de Big Data

 

Números impressionantes, né?

Agora vamos entender quais são as principais características dessa tecnologia?

 

Quais são suas principais características?

 

Para complementar o conceito, é fundamental entender as características por trás do Big Data Analytics ou comumente conhecidas por 5V’s. São elas:

 

1. Volume: atualmente o volume já é grande e a tendência é só aumentar. É uma grande quantidade de dados gerada a cada segundo e ficam na faixa de peta, zetta e brontobytes.
 

2. Velocidade: a velocidade segue na mesma proporção que o volume, ou seja, grande e rápida. Com isso, os dados são analisados no instante em que são criados; assim, tem-se o propósito de alcançar o processamento das informações em tempo real.

 

3. Variedade: com o aumento da velocidade e volume, vem a diversidade crescente. Os dados são provenientes de diversas fontes com a possibilidade de diversas interpretações.
 

4. Veracidade: os grandes volumes de dados analisados têm por objetivo servir como um guia para o planejamento com mais segurança. Com isso, é necessário estabelecer quais os dados são verídicos e atuais.
 

5. Valor: para que agregue valor à sua empresa, é necessário que se tenha um bom investimento na infraestrutura para que se possa obter informações úteis.

 

Como funciona o Big Data Analytics?

 

O processo de análise de dados cria princípios para otimizar o entendimento de cenários e padrões. Isso tudo graças à análise bem cautelosa e exata. Todos esses padrões são elaborados com o objetivo de filtrar e levar para você todas as informações úteis. Por trás disso, existe um ciclo que começa desde a extração dos dados, até a organização, tratamento e análise dos mesmos.

 

Quando falamos de Big Data Analytics, podemos dizer que sua aplicação acontece por meio de 3 principais formas:

 

1. Social Datao Social data realiza a extração e armazenamento de dados, compilando perfis e comportamentos de pessoas. Como exemplo de utilização temos as redes sociais, com uma gigantesca massa de dados sobre hábitos e engajamento dos usuários, possibilitando por exemplo, gerar previsões de tendência de consumo por parte deles.

 

2. Enterprise Datase refere aos dados estocados e veiculados dentro das organizações, ou seja, dados corporativos veiculados entre os membros da organização, apoiando a tomada de decisão quanto aos negócios.

 

3. Personal Data: é um conceito um pouco polêmico quando se trata de privacidade dos dados pessoais. Tem como base a coleta de dados pessoais como geolocalização por exemplo, por meio integração entre os dispositivos utilizando a internet. O principal recurso para obtenção e análise destes dados é o smartphone.

 

Mas vale a pena implementar o Big Data Analytics em meu negócio? Quais pontos de melhoria vou perceber?

 

Qual a sua importância?

 

Agora que você já entendeu melhor sobre o Big Data Analytics e já possui todos os dados úteis em mãos, é hora de seguir em frente com maior segurança e tomadas de decisões mais assertivas. Para isso, listamos os principais benefícios que a implantação do Big Data Analytics traz para você. Vamos lá?

 

1. Identificação de padrões precisos: é possível realizar a segmentação personalizada do público-alvo da empresa. É necessário que ocorra o estudo do comportamento desse público, seja por idade, comportamento e/ou região. Assim, é possível entregar ao cliente um produto de acordo com seu perfil.

 

2. Redução de custo: o armazenamento de dados em nuvem é uma oportunidade que as empresas têm de realizar negócios mais eficientes e mais eficazes devido à velocidade de processamento dos dados.

 

3. Tomadas de decisão mais rápidas e melhores: com a velocidade e inteligência da análise de dados, é possível que as empresas possuam todas as informações necessárias em tempo real, fazendo com que os gestores consigam tomar suas decisões de forma mais assertiva.

 

4. Desenvolvimento de produtos e serviços: é possível graças à coleta de sobre os consumidores, e posteriormente a realização da mineração de dados (ou Data mining), onde um algoritmo é utilizado dentro de uma grande base de dados para reconhecer padrões e regras que possam auxiliar na tomada de uma decisão. Assim, é possível estabelecer as necessidades e desejos dos clientes, resultando no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam em cheio aos anseios dos clientes.

 

5. Análise de concorrência: conseguir se antecipar às necessidades e anseios do cliente é uma forma de sair na frente no meio competitivo. Além disso, é possível identificar caminhos diferentes e melhores do que aqueles seguidos pela concorrência.

 

Quais empresas podem utilizar?

 

Atualmente, muitas empresas já possuem dados que fazem parte do Big Data Analytics. Contudo, poucas fazem o uso estrategicamente, aproveitando tudo o que o banco de dados oferece.

O Big Data Analytics pode ser implementado independentemente do tamanho da empresa, pois a implementação não é complexa, mas árdua. No Brasil, poucas empresas fazem a utilização, então é a hora de você sair na frente delas e conseguir boas posições no mercado.

 

O que é preciso para trabalhar com Big Data Analytics?

 

Para trabalhar como esta área, é preciso saber que alguns requisitos são necessários:

  • Excelentes habilidades analíticas;

  • Afinidade com tecnologia;

  • Habilidades estatísticas;

  • Competências empresariais;

  • Conhecimento de linguagens de programação. 

A carreira como profissional de dessa área é considerada uma das “profissões do futuro”, mas já muito presente e com tendência de crescimento, oferecendo inclusive altos salários. Mas quanto ganha um profissional que trabalha com Big Data Analytics? 

De acordo com uma reportagem do Jornal Extra, o profissional que trabalha com Big Data pode chegar a ganhar até 30 mil reais, como no caso da função de Engenheiro de Big Data ou líder de equipe da área por exemplo, que trabalha diretamente com o que chamamos de Data Science. Analistas também podem assumir posições nesta área, geralmente sendo ligados ao marketing, tecnologia e inovação.

Este mercado está em alta e repleto de oportunidades!

 

E aí, viu como como esta nova tecnologia é importante?

 

Como você pôde perceber, o Big Data Analytics está cada vez mais presente no nosso dia a dia e está sendo capaz de mudar o cenário das empresas, principalmente com o aumento espantoso de informações. Com o avanço das tecnologias e da Indústria 4.0, você ainda vai ouvir falar muito sobre temas como esse.

Viu também que para acompanhar tantas mudanças, é necessário que estejamos cada vez mais atualizados, ainda mais se a carreira em Big Data Analytics for uma opção para você.

Por isso trouxemos uma dica para você dar um passo em busca da atualização. Temos uma formação gratuita em Fundamentos de Python, que é uma das linguagens de programação mais utilizadas atualmente. Com nossa formação, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura. 

Não vai perder essa né?

 Curso de Fundamentos Essenciais para Python

 

Então, não deixe de acompanhar nosso blog, pois nele você encontra conteúdos que são lançados diariamente sobre o mundo tecnológico, empresarial e estudantil.

Gostou do artigo? Seu feedback é muito importante para a avaliação do nosso conteúdo, então deixe seu comentário!