Para obter sucesso em seu negócio, é essencial que seu produto ou serviço atenda todos ou grande parte dos anseios dos clientes.

Para isso, você precisa entender muito bem esses anseios. Além disso, é necessário estar por dentro das tendências do mercado e saber bem quais as estratégias usar corretamente.

Com isso, surge mais um conceito no mercado, o Big Data Analytics. Será que é um termo novo? Ele gera informações úteis?

Venham com a gente que vamos te explicar tudo o que você precisa saber e quais resultados podem ser obtidos.

 

 

O que é Big Data Analytics?

 

Big Data Analytics pode ser compreendido como um conceito de aglomerações de dados estruturados e não estruturados que são gerados a todo instante.

O termo Big Data é antigo, porém só nos dia atuais é que a geração dos dados digitais ficaram mais intensas. Isso tudo, graças aos métodos de compartilhamento e integração entre os meios.

Esses procedimentos auxiliam as empresas a explorar os seus dados e usá-los para conhecer as novas tendências do mercado, a fim de criar novas oportunidades.Todos esses dados são possíveis de serem analisados e com respostas quase em tempo real.

 

Os 5 pilares da Big Data Analytics

 

Para complementar o conceito, é fundamental entender as características por trás da Big Data Analytics que vão auxiliar você nesse meio competitivo.

  • Volume: atualmente o volume já é grande e a tendência é só aumentar. É uma grande quantidade de dados gerada a cada segundo e ficam na faixa de zettabytes e brontobytes;
     

  • Velocidade: a velocidade segue na mesma proporção que o volume, ou seja, grande e rápida. Com isso, os dados são analisados no instante em que são criados; assim, tem-se o propósito de alcançar o processamento das informações em tempo real;
     

  • Variedade: com o aumento da velocidade e volume, vem a diversidade crescente. Os dados são provenientes de diversas fontes e interpretações;
     

  • Veracidade: os grandes volumes de dados analisados têm por objetivo servir como um guia para o planejamento com mais segurança. Com isso, é necessário estabelecer quais os dados são verídicos e atuais;
     

  • Valor: para que agregue valor à sua empresa, é necessário que se tenha um bom investimento na infraestrutura para que se possa obter informações úteis.

 

Como funciona o Big Data Analytics?

 

Quando falamos de Big Data Analytics, pode-se dividir essa análise de dados em 3 categorias:

  • Social Data são dados que contém perfis e comportamentos das pessoas, temos como exemplos as redes sociais;
     

  • Enterprise Data são dados gerados especialmente por empresas, dados como operações e financeiros;
     

  • Personal Data é novidade, tem como base a integração entre os dispositivos por meio da internet, o principal exemplo são os smartphones.

O processo de análise de dados é capaz de explorar os dados, a fim de criar princípios para otimizar o entendimento de cenários e padrões. Isso tudo graças à análise bem cautelosa e exata.

Todos esses padrões são elaborados com o objetivo de filtrar e levar para você todas as informações úteis. Por trás disso, tem todo um ciclo que começa com extração dos dados, organização, tratamento e compreendimento.

Mas vale a pena implementar em meu negócio? Quais pontos de melhoria vou perceber?

 

Qual a importância?

 

Agora que você já entendeu melhor sobre o Big Data Analytics e já possui todos os dados úteis em mãos, é hora de seguir em frente com maior segurança e tomadas de decisões assertivas.

Para isso, listamos os principais benefícios que a implantação do Big Data Analytics traz para você. Vamos lá!

Identificação de padrões precisos: ocorre a segmentação personalizada do público-alvo da sua empresa. É necessário que ocorra o estudo do comportamento desse público, seja por idade, comportamento e/ou região. Assim, é possível entregar ao cliente um produto de acordo com seu perfil;

Redução de custo: o armazenamento de dados em nuvem é uma oportunidade que as empresas têm de realizar negócios mais eficientes.

Tomadas de decisão mais rápidas e melhores: com a velocidade e inteligência da análise de dados, é possível que as empresas possuam todas as informações necessárias em tempo real, fazendo com que os gestores consigam tomar suas decisões com mais acerto.

Desenvolvimento de produtos e serviços: feito com a coleta de dados concreta dos consumidores, e posteriormente a realização da mineração de dados (ou Data mining), onde um algoritmo é utilizado dentro de uma grande base de dados para reconhecer padrões e regras que possam auxiliar na tomada de uma decisão. Assim, é possível estabelecer as necessidades e desejos dos clientes, resultando no sucesso do seu produto.

Análise de concorrência: conseguir se antecipar às necessidades e anseios do cliente é uma forma de sair na frente no meio competitivo. Além disso, é possível identificar caminhos diferentes e melhores do que aqueles seguidos pela concorrência.

 

Como é o mercado, e quem utiliza?

 

 

Atualmente, muitas empresas já possuem dados que fazem parte do Big Data Analytics. Contudo, poucas fazem o uso estrategicamente, ou seja, aproveitando tudo o que o banco de dados oferece.

O Big Data Analytics pode ser implementado independentemente do tamanho da empresa, pois a implementação não é complexa, mas árdua. No Brasil, poucas empresas fazem a utilização, então é a hora de você sair na frente delas e conseguir boas posições no mercado.

Geralmente, quem assume os cargos desse método são os cientistas de dados, onde realizam a “limpeza” e preparação dos dados, o que pode ser entendido também como Data Science, que é o termo que se refere ao conjunto de técnicas e/ou ferramentas que são utilizadas para extrair dados ou insights.

Analistas também podem assumir esses cargos, geralmente sendo ligados ao marketing, tecnologia e inovação. Esse mercado está em alta e repleto de oportunidades.

 

E aí, viu como o Big Data Analytics é importante?

 

Como você pôde perceber, o Big Data Analytics está cada vez mais presente no nosso dia a dia e está sendo capaz de mudar o cenário das empresas, principalmente com o aumento espantoso de informações.

Agora você já sabe todos os benefícios do Big Data Analytics. Porém, esses benefícios não param por aí. Com o avanço das tecnologias e da Indústria 4.0, você ainda vai ouvir falar muito sobre temas como esse.

Então, não deixe de acompanhar nosso blog, pois nele você encontra conteúdos que são lançados diariamente sobre o mundo tecnológico, empresarial e estudantil.

Gostou do artigo? Seu feedback é muito importante para a avaliação do nosso conteúdo, então deixe seu comentário!