Por que o Bitcoin cresceu tanto?
Tesla informa que vai aceitar pagamentos em Bitcoins
Tesla volta atrás e não vai mais aceitar pagamentos em Bitcoins

Veja como uma decisão da Tesla fez o Bitcoin ter uma queda de 12% no seu valor

Entenda como o valor do Bitcoin chegou ao valor que está e como a decisão da Tesla no dia 12 impacta o valor dessa moeda digital.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Veja como uma decisão da Tesla fez o Bitcoin ter uma queda de 12% no seu valor

Elon Musk, fundador da Tesla e SpaceX, é uma figura conhecida no mercado das criptomoedas. Sua força nesse meio é tanta que ele conseguiu fazer até mesmo o Dogecoin, uma moeda digital meme, ter um grande crescimento no seu valor.

Mas parece que dessa vez a sua decisão fez a principal criptomoeda do mercado, o Bitcoin, perder cerca de 12% do seu valor. Para entender melhor o que aconteceu, veremos:

  • Por que o Bitcoin cresceu tanto?
  • Tesla informa que vai aceitar pagamentos em Bitcoins;
  • Tesla volta atrás e não vai mais aceitar pagamentos em Bitcoins.

Por que o Bitcoin cresceu tanto?

Em 2016, o Bitcoin, a principal criptomoeda do mundo, valia cerca de 753 dólares. Atualmente, a moeda digital vale quase 50 mil dólares. Um crescimento bem considerável, concorda?

Em 2017, no início desse crescimento absurdo do valor do Bitcoin, muitos especialistas acreditavam que a moeda era, na verdade, uma bolha que iria estourar muito em breve.

Já estamos em 2021 e essa “bolha” nunca estourou e nem parece que vai estourar. Temos até mesmo empresas gigantes como Visa, Mastercard, Starbucks, Paypal e Burger King que aceitam pagamento em Bitcoins, o que aumenta o valor da moeda.

Além disso,a escassez da moeda faz com que ela se valorize muito quando comparada com as outras criptomoedas. Isso se deve ao fato de que podem ser mineradas no máximo 21 milhões de Bitcoins (destas, mais de 18 milhões já foram mineradas), enquanto que outras criptomoedas podem ter até bilhões de unidades circulando.

Por fim, mas não menos importante, um dos pontos que mais contam a favor do Bitcoin (e das criptomoedas, em geral) é a sua descentralização, isto é, ela é independente do sistema monetário tradicional e do Estado.

Portanto, essa criptomoeda é uma boa ideia de investimento para quem quer investir em um item que não esteja sob controle de políticos.

Mas se você olhar para o histórico de preço do Bitcoin, verá que ele cresceu bastante em 2020 (cerca de 9 vezes), e a Tesla teve grande responsabilidade nisso.

Tesla informa que vai aceitar pagamentos em Bitcoins

Em fevereiro de 2021, a Tesla anunciou seu investimento de 1,5 bilhão de dólares em Bitcoin, o que movimentou muito o mercado de criptomoedas (isso ocorre quase sempre que Elon Musk fala alguma coisa sobre essas moedas).

Já no dia 24 de março, Musk publicou em seu Twitter a frase “Agora você pode comprar um Tesla com Bitcoin”.

Isso gerou um certo medo em investidores da moeda, pois eles temeram que a empresa fosse trocar as moedas digitais por uma moeda fiduciária. Para o sossego de todos, o dono da Tesla afirmou que os pagamentos seriam retidos como Bitcoin, o que, portanto, não iria desvalorizar a moeda.

Apesar disso, a ideia era fazer com que os carros da Tesla ainda fossem cotados em dólar. Sim, você leu certo, a ideia era fazer, pois a Tesla voltou atrás e não vai mais aceitar pagamento em Bitcoin.

Tesla volta atrás e não vai mais aceitar pagamentos em Bitcoins

Quando falamos em Bitcoin, normalmente não pensamos em poluição do meio ambiente, pois são ideias, em uma primeira visão, completamente desconexas.

Bom, e se eu te disser que esse é o motivo pelo qual a Tesla não vai mais aceitar pagamentos em Bitcoins?

Na quarta-feira, dia 12, Elon Musk disse que se preocupa com o rápido aumento do uso de combustíveis fósseis na mineração do Bitcoin, especialmente o carvão.

Ele afirmou também que está analisando moedas que usam menos de 1% da energia gasta nas transações de Bitcoins.

Assim como qualquer palavra que Elon Musk dirija para moedas digitais, com esse tweet o valor da maior criptomoeda do mundo caiu em 5% logo após ser publicado. Na manhã do dia 13 essa queda já estava em 12%.

Mas não foi apenas o Bitcoin que sofreu com isso. Segundo a corretora Coindesk, o Ethereum caiu cerca de 14% e o Dogecoin, queridinho de Elon Musk, teve uma queda de cerca de 20% no seu valor.

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.