Saiba o que é Bitcoin, a criptomoeda mais valiosa da atualidade!

A mais valiosa e mais conhecida criptomoeda da atualidade. Confira, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o Bitcoin!

João Henrique 05/12/2017 - 6 mins de leitura

Há alguns anos o mercado financeiro sofreu uma grande revolução: o surgimento das criptomoedas. Muitas surgiram desde então, mas nenhuma conseguiu superar a mais conhecida e valorizada, o pioneiro Bitcoin.

Filmes, noticiários, capas de revista, só se falava dessa nova modalidade tecnológica de pagamentos. Mesmo com muitos especialistas falando que a moeda digital iria sucumbir igualmente à Iniative Q, o Bitcoin resiste e está mais forte do que nunca.

Neste artigo, iremos falar sobre essa criptomoeda que atrai a atenção de investidores do mundo inteiro. Confira os tópicos que iremos abordar:

  • O que é Bitcoin?
  • Como surgiu o Bitcoin?
  • Como funciona o Bitcoin?
  • 5 vantagens do Bitcoin
  • Quem decide quanto custa o Bitcoin?
  • Cotação do Bitcoin
  • Como conseguir Bitcoins?

Então, vamos nos aventurar nesse instigante universo das criptomoedas?


O que é Bitcoin?


O Bitcoin é uma criptomoeda, ou seja, um código digital que pode ser usado como dinheiro físico para pagar outras pessoas ou estabelecimentos, mas que não necessita de nenhuma entidade regulamentadora centralizada como, por exemplo, o Banco Central ou Casa da Moeda.

Essa nova modalidade foi criada com base na inovadora tecnologia blockchain, que nada mais é que um protocolo de registro distribuído de dados em forma de uma cadeia de blocos de códigos. O ato de validação e formação desses blocos é chamado de mineração.

Essa tecnologia tem sua principal e primeira aplicação no mercado financeiro, pela ação das criptomoedas, mas já migrou para outras áreas como educação, saúde e transportes.

Sem dúvidas o lançamento, do Bitcoin foi um dos maiores responsáveis pela popularização do blockchain e ainda é o principal exemplar dele. Essa moeda atrai a atenção de investidores do mundo inteiro.


Dica de ouro!


As criptomoedas são o assunto do momento! Quer estar por dentro e os principais conceitos sobre elas e quais as moedas virtuais mais famosas, como comprá-las e o que esperar do futuro?

Aprofunde seus conhecimentos baixando o nosso Ebook O que são e como funcionam as criptomoedas?

Então está esperando o que? Baixe agora!


Como surgiu o Bitcoin?


O Bitcoin surgiu em 2008, sendo apresentado ao mundo por Satoshi Nakamoto. Mesmo o nome do criador sendo muito popularizado nos anos seguintes ao lançamento, a figura do japonês esperto que desenvolveu uma tecnologia tão revolucionária nunca convenceu a comunidade.

Ainda especula-se que ele seja apenas um personagem, algumas outras personalidades já reivindicaram a criação da moeda como Craig Wright, um empreendedor australiano. Algo que nunca foi totalmente confirmado.

Você já deve estar curioso para saber como funciona e quais são as principais vantagens dessa nova modalidade de transação financeira, certo? Continue lendo e descubra quais são.


Como funciona o Bitcoin?


As negociações do Bitcoin ocorrem na internet e em uma rede própria, o Blockchain. O Blockchain é um banco de dados que contém o registro de todas as informações sobre as transações efetuadas dentro da rede.

O Blockchain não é controlado por nenhuma organização, ou seja, ele é descentralizado.

Os usuários armazenam seus Bitcoins em uma carteira digital. Através dessa carteira, eles podem ter acesso às suas moedas e fazer a transferência das mesmas.


5 Vantagens do Bitcoin


Neste tópico, tentamos elencar alguns elementos positivos que levaram à alta valorização e popularização da moeda.


1. Facilidade de uso


O alcance do Bitcoin, assim como de qualquer outra moeda digital, é muito grande, afinal você não precisa ficar atrelado à burocracia das instituições financeiras ou ao formato físico. Para conseguir utilizá-la é preciso a princípio de uma conexão com a internet. Muito fácil, não é mesmo?


2. Sem fronteiras


Para o Bitcoin não existe nenhum tipo de barreira, principalmente as relacionadas ao câmbio. Basta apenas que o lugar que você deseje usar esteja habilitado para receber aquele tipo de pagamento.


3. Investimento


O investimento em moedas virtuais são considerados de alto risco devido a volatilidade e excessivas flutuações. No entanto, aos corajosos que desejarem se envolver nesse mundo, elas podem render e muito.

O Bitcoin é a moeda digital que mais chama atenção devido a sua alta valorização, podendo render um bom lucro para as pessoas que desejam comprar e vender as moedas. Um "prato cheio" para os amantes do mercado financeiro.


4. Tarifas baixas e imposto zero


Um dos atributos mais fortes da moeda e o que a diferencia dos modelos tradicionais são as pequenas taxas atribuídas a todas as transações. Essas taxas são decorrentes do processo de validação das mesmas. Outro fator, é a não implantação de tributações em cima da moeda, visto que ela não depende de nenhum sistema centralizado.


5. É muito seguro


Um dos fatores que mais agrega aos sistemas blockchain é a sua segurança. A criptografia dos códigos, a geração de uma espécie de impressão digital para cada bloco e a descentralização das informações por meio da rede peer-to-peer (p2p), isso faz com que o sistema seja bastante sigiloso e seguro.


Quem decide quanto custa o Bitcoin?


O Bitcoin segue a lei da oferta e da demanda, assim como qualquer outra moeda. Dessa forma, quanto mais pessoas desejam comprar Bitcoin, mais caro ele se torna.

O Bitcoin possui altas oscilações no seu preço devido à alta procura e por possuir o limite de 21 milhões de unidades.


Cotação do Bitcoin


Um dos tópicos que mais desperta interesse sobre as criptomoedas são suas cotações, principalmente a do Bitcoin, por ser a moeda mais valorizada. Abaixo podemos ver a cotação dessa moeda em reais (BRL) e também em dólares (USD).

Clique no link para ver as cotações: Cryptocurrency Prices by Coinlib


Alto, não é mesmo? Não se preocupe, você pode comprar frações da moeda e o modo de fazer isso poderá ser visto abaixo.


Como conseguir Bitcoins?


Nos primeiros anos, era possível minerar os blocos digitais em casa com seu computador pessoal e ganhar recompensas, conseguia-se obter até 50 novas moedas por bloco minerado, só que com o tempo, essa ação se tornou insustentável.

Um dos fatores foi o acontecimento de um evento chamado Halving do Bitcoin, que marca o corte da recompensa por bloco minerado pela metade, em 2020, esse valor já caiu para 6,25 novas moedas.

Além disso, podemos elencar que com o grande avanço tecnológico e o surgimento de grandes corporações que realizam essa atividade, a disputa pela mineração de bitcoins pode ser cada vez mais desleal.

Portanto, a melhor maneira para se conseguir novas moedas é comprando. A moeda é negociada no Brasil, e é possível comprar com pagamentos em reais e até mesmo pelo cartão de crédito em corretoras brasileiras.

Essas corretoras são conhecidas por exchanges, as maiores no ramo de Bitcoin são Mercado Bitcoin, Foxbit, Brasil Bitcoin, Bitcoin Trade e Bitpreço.


Quer aprender mais?


A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.

Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo