Apesar de a tecnologia blockchain estar relacionada com o mundo das criptomoedas, ela tem sido cada vez mais utilizada para gerar soluções em outras áreas. BaaS é o termo utilizado para serviços que são desenvolvidos dentro da cadeia de blocos.

Antes, operar a tecnologia blockchain era um trabalho muito difícil e, por isso, havia certa resistência para as empresas se familiarizarem com a cadeia de blocos. No entanto, hoje, grandes players como IBM, Microsoft e Amazon oferecem soluções BaaS para outros negócios, o que tem ajudado na difusão dessa tecnologia.

Uma empresa pode utilizar a blockchain como serviço para registrar transações financeiras de modo ágil e confiável, rastrear produtos, fazer marketing personalizado e gerenciar informações.

Então, o que esses players fazem é desenvolver uma funcionalidade com a blockchain para atender a alguma necessidade de uma empresa ou indústria, facilitando a operação dentro da rede da cadeia de blocos.

Quer saber mais sobre blockchain como serviço? Então, segue a leitura e veja o que você vai encontrar:

  • SaaS: o que significa?
  • BaaS: Blockchain e SaaS;
  • 3 motivos para usar BaaS;
  • Onde aplicar a tecnologia de BaaS;
  • Soluções BaaS no mercado.

 

SaaS: o que significa?

 

SaaS é uma sigla em inglês para Software as a Service (Software como um Serviço). Esse termo é usado para soluções feitas na internet que permitem que pessoas e empresas utilizem determinadas funcionalidades sem a necessidade de algum software no computador do usuário.

A ideia de SaaS está muito relacionada com o surgimento da computação em nuvem.

Quando você cria um site, é necessário hospedá-lo na rede. Geralmente, você tem a opção de comprar serviços de hospedagem como Hostgator ou o Google Cloud. Esses serviços são exemplos de SaaS.

Por meio deles, você foca em desenvolver exclusivamente o conteúdo do seu site ao invés de ficar horas e horas criando linhas de código, fazendo conexão com a web e programando.

No entanto, se você for a pessoa que quer programar, as soluções SaaS oferecem recursos como API (Interface de Programação de Aplicativos) para facilitar o desenvolvimento e implementar a funcionalidade do seu site.

Falando em programação, nós temos um curso gratuito de fundamentos essenciais para python para você. Clique no botão abaixo e confira!

Curso gratuito de fundamentos essenciais para python

 

Depois que o site é feito, ele fica armazenado na internet e isso você já sabe. As soluções e serviços de softwares que são armazenadas na rede blockchain são chamadas de BaaS. Mas, você sabe o que é blockchain?

 

O que é e como funciona a blockchain?

Blockchain é uma cadeia de blocos na qual informações são registradas. Essa tecnologia é comumente associada às criptomoedas como o bitcoin, porém ela pode ser aplicada em outras áreas.

O funcionamento da blockchain pode parecer complicado, porém vou explicar de um modo simplificado e suficiente para entender o conteúdo do artigo.

Para que uma informação seja registrada dentro da rede, ela precisa passar por um processo de criptografia feito pelos usuários conhecidos como mineradores.

Além de criptografar as informações, os usuários também trabalham na segurança da identidade do bloco (hash). A hash do bloco que está sendo criado leva em consideração a hash de um bloco previamente validado. Dessa forma, os blocos estabelecem uma ligação, formando a ideia de cadeia.

Bem, sabendo como funciona a blockchain e o que significa SaaS, podemos seguir para entender o ponto principal deste artigo: Blockchain as a Service (BaaS).

 

O que é Baas?

 

BaaS é a sigla referente a "Blockchain as a Service". A ideia é a mesma do SaaS, porém quando falamos de BaaS, estamos nos referindo às soluções que são criadas dentro da cadeia de blocos por empresas especializadas e que possuem a infraestrutura necessária para operar a rede, tendo em vista que trabalhar com a blockchain não é um trabalho tão simples de ser feito.

 

Como a BaaS funciona?

O funcionamento é semelhante ao SaaS. Imagine que você possui uma empresa e quer utilizar as criptomoedas como forma de pagamento. Você tem duas possibilidades:

 

1. Montar toda a infraestrutura própria para utilizar redes blockchain de pagamento com a Ethereum, Bitcoin ou Ripple.

2. Contratar uma empresa terceirizada que fornece o serviço de pagamento por criptomoedas pronto para que você utilize.

 

A segunda opção é um exemplo de BaaS.

Quando o blockchain surgiu, as pessoas começaram a identificar o quão difícil era operar essa tecnologia e apontavam isso como uma possível barreira à difusão da blockchain.

No entanto, algumas empresas como a IBM e a Microsoft lideraram no desenvolvimento de ambientes amigáveis para que empresas de todos os tipos de setores pudessem utilizar a rede blockchain, desenvolvendo assim aplicações conhecidas como BaaS.

Hoje, as empresas e indústrias enxergam o potencial do blockchain e a procura por BaaS tem aumentado por causa dos benefícios que essa tecnologia pode trazer para um negócio. Quer saber por que utilizar a BaaS? Confira no tópico abaixo.

 

3 motivos para usar soluções BaaS

 

As principais razões para utilizar a tecnologia BaaS são:

 

1. Segurança

 

Esse é o princípio de toda a ideia por trás da blockchain. Sistema seguro para armazenar informações que evite fraudes e alterações de registros.

Uma vez que a informação está dentro da rede, seria necessário atacar os computadores de todos os mineradores para alterar essa informação. O que é uma tarefa praticamente impossível!

 

2. Agilidade

 

As transações financeiras que acontecem dentro da blockchain são menos demoradas do que as que ocorrem atualmente. Isso por causa da não-necessidade de órgão centralizado e intermediador para aprovar as operações.

Sabia que uma transação financeira internacional pode durar até 2 dias para ser validada? Utilizando um sistema de pagamento de BaaS, a validação seria feita em alguns minutos, provavelmente.

 

3. Facilidade

 

Utilizar uma BaaS evita que uma empresa concentre recursos em infraestrutura para operação na blockchain.

Saiba que é necessário um potencial computacional muito grande para minerar na cadeia de blocos. Não valeria a pena o investimento em um setor dentro de uma empresa para trabalhar na rede blockchain. É mais prático contratar um serviço terceirizado e especializado em desenvolvimento de BaaS.

Além dessas, existem muitas razões para empregar Blockchain como um serviço. Essa tecnologia pode ser utilizada em muitas áreas, as quais veremos a seguir.

 

Áreas de aplicação da tecnologia BaaS

 

O surgimento da blockchain começou associado às criptomoedas. Hoje, é possível utilizar a tecnologia BaaS em áreas como:

  • Logística;
  • Serviços governamentais;
  • Justiça e direito;
  • Propriedade intelectual;
  • Saúde;
  • Segurança alimentar.

E muitas outras. Onde houver a necessidade de registrar informações com segurança, rastrear dados e agilizar processos, as soluções em blockchain podem ser aplicadas.

Muitas empresas se adiantaram no mercado de BaaS e se tornaram pioneiras. Quer conhecer quais empresas são essas e quais as soluções que elas desenvolvem? Então, fique ligado no tópico a seguir.

 

Soluções BaaS no mercado

 

Vamos direto ao ponto. Os principais players em soluções BaaS são:

 

IBM Blockchain

A empresa IBM criou o ecossistema IBM Blockchain Platform para que outras empresas desenvolvam, administrem e operem seus serviços utilizando a infraestrutura da IBM em troca de uma taxa.

Quando você vai ao supermercado, tenho certeza que não se lembra de blockhain, BaaS, nem nada disso. Certo?

Pois saiba que o Walmart utiliza as soluções BaaS da IBM Blockchain Platform para fazer a logística, gerenciamento de estoque e rastreabilidade de seus produtos.

 

Microsoft Azure

O Microsoft Azure é o ambiente de desenvolvimento de aplicativos que utiliza a tecnologia blockchain da Microsoft. Aqui, qualquer um pode utilizar de conhecimentos simples para desenvolver aplicações robustas por meio de BaaS.

Nesse caso, módulos de funcionalidades utilizando blockchain estão prontos e os usuários só precisam “montar o aplicativo”. É como uma programação em blocos.

A empresa Webjet utiliza o espaço da Microsoft Azure para otimizar registros de reserva de hotéis. Quem diria que até aqui a blockchain seria aplicada, não é mesmo?

 

Amazon Managed Blockchain (AMB)

Semelhantemente à IBM, a Amazon criou o Amazon Managed Blockchain para oferecer um ambiente de desenvolvimento de soluções na cadeia de blocos utilizando os frameworks Hyperledger Fabric e Ethereum.

Empresas como a GE Aviation e a Philips trabalham com a BaaS da Amazon para realizarem uma logística eficiente.

Além dessas, existem várias soluções BaaS no mercado e com isso, a tecnologia blockchain vem ganhando popularidade.

 

O texto acaba aqui mas tenho uma surpresa para você!

 

Agora que este artigo acabou, você descobriu o que é BaaS, conheceu algumas aplicações interessantes e até recebeu o nosso curso de python gratuito.

Certamente, você viu como a tecnologia blockchain está sendo utilizada por empresas grandes como IBM, Microsoft, Amazon, GE e Philips, as quais você, provavelmente, gostaria de ter a oportunidade de trabalhar. Não é mesmo?

Bem, saiba que o primeiro passo para fazer parte do time de alguma dessas empresas é ter conhecimentos e habilidades com tecnologia, projetos, programação e análise de dados.

Então, o que acha de começar a desenvolver essa habilidade aqui?

Logo abaixo, temos um pacote de cursos sobre Softwares para Engenheiros incríveis e muito relacionados com as habilidades citadas anteriormente. Nele, você aprender a utilizar:

  • MS Project;
  • AutoCad 2D;
  • MS Excel;
  • VBA aplicado a negócios;
  • Dashboard em gestão.

Com essas ferramentas, você será capaz de desenvolver e gerenciar projetos, analisar dados eficientemente e tomar decisões estratégicas e, com certeza, estará mais preparado para se destacar no mercado.

Pacote de softwares para engenheiros