“A necessidade é a mãe da inovação”.

Honestamente, Platão estava certo ao pronunciar essa frase que explica tão simplesmente o motor da mudança e evolução em todos os setores da humanidade.

Acompanhamos, desde muito tempo, como a evolução tecnológica surge, na maioria dos casos, por conta de necessidades existentes. Em outros, a tecnologia evolui e torna-se necessária. E é assim que o blockchain está sendo visto: uma tecnologia disruptiva que está criando utilidades em muitas áreas. É possível ver aplicações do blockchain para negócios, setor jurídico, educação e saúde.

Utilidades como mais segurança e confiança, transparência, velocidade, integração de informações e descentralização de dados são cada vez mais importantes e indispensáveis em tudo o que o fazemos online. Nesse artigo, vamos focar em como essa tecnologia vai mudar o mundo empresarial e empreendedor que conhecemos hoje.

Aqui, você vai entender como empresas podem aplicar o blockchain para negócios e ver quais são as vantagens que o blockchain está criando nessa área. Parece ser interessante, não acha? Confere o que mais você vai encontrar nesse artigo:

  • O que é e como funciona essa tecnologia?
  • Modelo de negócio tradicional;
  • Modelo de negócio blockchain;
  • As vantagens de utilizar a tecnologia em um negócio;
  • Setores de uma empresa onde é possível utilizar blockchain;
  • 3 modelos de negócio blockchain que para gerar receita;
  • Empresas que estão aplicando soluções blockchain.

Vamos começar?

 

O que é e como funciona o blockchain?

 

Blockchain é um livro contábil no qual transações financeiras envolvendo moedas virtuais são registradas.

Esse conceito de blockchain está relacionado a operações financeiras, mas saiba que essa tecnologia pode ser utilizada em outras áreas. Você pode entendê-lo como um banco de dados criptografado e descentralizado.

Blockchain significa “cadeia de blocos”. As informações que acontecem dentro da rede são validadas pelos usuários (conhecidos como mineradores) e registradas nesses blocos.

Ao criar um bloco, é preciso que a “identidade” dele seja criptografada. A identidade é conhecida como hash e leva em conta a hash do bloco anterior. Por isso, é dito que os blocos estão ligados formando uma cadeia. Além disso, a conexão criptografada entre blocos garante a segurança dentro da rede blockchain.

Conhecendo como o blockchain funciona, podemos seguir no artigo para ver como tal tecnologia está impactando os negócios.

Mas antes de você seguir no texto, conferia nosso curso gratuito de Introdução ao Power BI. Essa é uma ferramenta da Microsoft para análise de negócios e, no final do artigo, você vai ver como essa empresa integra o Power BI com blockchain para criar uma solução muito legal!!

Curso gratuito de Introdução ao Power BI

 

Modelo de negócio tradicional

 

Modelo de negócio está relacionado à maneira como uma empresa se estrutura para gerar valor e receita. Cada empresa pode utilizar um modelo de negócio que mais se adeque ao seu propósito. Diz-se que as empresas que não utilizam a tecnologia blockchain, operam com um “modelo de negócio tradicional”.

O modelo de negócio tradicional, de modo geral, baseia-se no fornecimento de bens ou serviços em troca de uma moeda. É claro de se perceber que existem 2 personagens quando falamos de uma operação comercial: o cliente e o fornecedor.

No entanto, existe uma 3ª personagem por trás dessa relação entre cliente e fornecedor: a “instituição financeira” que pode ser um banco físico, digital ou a empresa do cartão de crédito.

Essas instituições realizam e registram as operações financeiras e por isso, possuem um papel muito importante dentro dos modelos tradicionais. Veja a figura abaixo:

Relação entre cliente, vendedor e intermediador finaceiro

A utilização do blockchain promete alterar a relação cliente-fornecedor, tornando-a mais direta e sem necessidade de instituições intermediadoras. Quer saber como funciona um modelo de negócio blockchain? Confira no tópico a seguir.

 

Modelo de negócio blockchain

 

Primeiro, é preciso que você entenda o conceito de tokens. Um token é um ativo, uma entidade, que possui valor para a empresa. Sabe as fichas de cassino? Elas são como tokens. Possuem valor dentro do estabelecimento e são usadas como moeda para troca.

Segundo, com a descentralização, a autoridade que as instituições financeiras possuíam por terem o monopólio de dados e serviços diminui.

O blockchain atrai usuários por prometer mais segurança, confiança e outros benefícios nas transações financeiras. A entrada de usuários na rede é fundamental para aumentar a confiabilidade e, consequentemente, a lucratividade de uma empresa com modelo de negócio blockchain. Um dos modelos mais comuns é quando a empresa decide criar seus tokens (os mais famosos são as “moedas digitais” como o bitcoin) e os oferece no mercado para investidores. Essa entrada dos tokens no mercado é conhecida como ICO (oferta inicial de moedas).

Os investidores adquirem os tokens, a empresa ganha recurso para desenvolver o negócio, os clientes entram na rede, começam a utilizar o token que em determinado momento se valoriza e começa a gerar lucros para a empresa e aos investidores.

Percebeu que a ideia por trás de como um modelo de negócios blockchain gera lucro se assemelha ao modelo tradicional? Se sim, você pode querer saber “Por que então utilizar essa tecnologia e não deixar as coisas do jeito que estão?”. No tópico a seguir, você encontra a resposta.

 

As vantagens de utilizar blockchain em um modelo de negócio

 

Vamos direto ao ponto, algumas das principais vantagens de se implantar a tecnologia blockchain como modelo de um negócio são:

  • Credibilidade nas transações;
  • Segurança contra fraudes;
  • Diminuição de taxas pagas aos intermediadores;
  • Maior agilidade nas transações;
  • Transparência das operações;
  • Otimização de custos.

Além disso, essa tecnologia dentro de uma empresa não é utilizada apenas com um viés financeiro. Ela pode ser aplicada em logística, no setor jurídico e marketing.

 

Setores de uma empresa onde o blockchain pode ser aplicado

 

As aplicações da cadeia de blocos em uma empresa vão além do setor financeiro. Ela pode ser aplicada:

 

Marketing

Já ouviu falar de persona? Persona é a representação do cliente ideal para um produto ou serviço que uma empresa oferece.

Existem alternativas para validar esse cliente como pedir que ele responda formulários e assim entender alguns padrões de comportamento orientando as estratégias de marketing ao perfil do cliente. Hoje, grandes companhias como o Google e redes sociais como Instagram e Facebook possuem o monopólio de dados sobre os usuários e por isso exibem propagandas e sugestões de conteúdos personalizados.

Ao utilizar blockchain, é possível conhecer detalhadamente as informações dos usuários uma vez que esses dados dentro da rede estão descentralizados. Então, qualquer empresa poderia fazer uma estratégia de marketing personalizado para cada cliente e, provavelmente, gerar mais vendas.

Você está vendo como o blockchain pode ser utilizado em estratégias de marketing. Quer saber quais outras ferramentas podem ser usadas para criar um marketing estratégico e alavancar vendas? Se sim, confira esse kit abaixo totalmente gratuito com 8 planilhas de ferramentas para equipes de marketing e vendas. Só clicar e baixar!

Kit de planilhas para marketing e vendas

 

Setor jurídico

A abertura de um negócio é um processo burocrático por causa de uma série de documentos que precisam ser assinados e autenticados pelas instituições que validam esse tipo processo.

Dentro da rede blockchain, fala-se dos Smart Contracts (Contratos Inteligentes). Ou seja, contratos são validados dentro da cadeia sem a necessidade de intermediador, o que agiliza a operação.

Para uma empresa, tempo é dinheiro, não é verdade?

 

Logística

A tecnologia blockchain, associada a sensores que utilizam tecnologia IoT (Internet das Coisas), possibilita a completa rastreabilidade de um produto desde o centro de produção até o ponto de entrega.

A IBM utiliza a tecnologia na solução IBM Food Trust para rastrear alimentos como frutas e verduras.

Não só isso, também é possível fazer um controle de estoque otimizado integrando blockchain com inteligência artificial. Uma grande companhia de supermercado que conseguiria gerir a logística de modo eficiente tendo informações sobre estoques e rastreabilidade de produtos.

Esses são apenas três setores onde o blockchain pode ser aplicado dentro de uma empresa. No tópico a seguir, você vai conhecer 3 modelos de negócio onde a cadeia de blocos é utilizada como solução para gerar receita.

 

3 soluções blockchain para gerar receita em uma empresa

 

A maioria das empresas que utilizam blockchain gera receita oferecendo uma ou mais das seguintes soluções:

  • Software como serviço (SaaS): empresas que cobram uma taxa para que outras empresas utilizem seus recursos e infraestrutura;
  • Serviços profissionais: empresas que criam soluções blockchain personalizadas para outras;
  • Especulações Cryptocurrency: empresas que detém grande parte da criptografia de uma rede blockchain e/ou emitem e vendem seus próprios tokens.

 

Empresas que estão aplicando soluções blockchain

 

Você acabou de ver algumas soluções genéricas que utilizam blockchain. Veja agora, empresas e produtos que estão aplicando blockchain:

 

Máquina de venda de cerveja

A empresa Civic utiliza blockchain como identificação digital dos usuários. Informações da carteira de identidade, certidão de nascimento e outros documentos podem ser cadastrados na rede, para garantir segurança e evitar fraudes como roubo ou falsificação de identidade.

É uma solução bastante interessante, não acha?

A empresa foi mais além e criou uma máquina que vende cerveja por meio do blockchain, evitando que menores de idade consumam bebidas alcoólicas.

Máquina de venda de cerveja da Civic

Fonte: Civic.
 

Identidade segura

A Civic não é única empresa aplicando blockchain para registro de identidade. A SecureKey Tech criou a plataforma Verified.me que está sendo utilizada pelo Banco Nacional canadense para registrar a identidade e documentos pessoais de seus clientes.

 

Azure Workbench

Caso você queira criar um aplicativo que utilize a tecnologia blockchain, você pode criá-lo com o Azure Blockchain Workbench, a plataforma da Microsoft para auxiliar o desenvolvimento de aplicações com base no blockchain (conhecidas como DApp’s).

 

Mais uma aplicação blockchain da Microsoft e uma dica especial para você!!!

 

Lembra daquele curso gratuito que você recebeu lá em cima? Ele é sobre Power BI - a ferramenta da Microsoft para análise inteligente de negócios.

A empresa fundada pelo Bill Gates integrou esse software com tecnologia blockchain na criação do Envision Watch Tower Report para a empresa Envision Blockchain.

O Tower Report é uma ferramenta que apresenta dados sobre as operações que estão ocorrendo na rede blockchain da Envision, auxiliando na gestão inteligente e na tomada de decisões da empresa dentro da rede. Perceba que o blockchain afetou até a maneira como dados e relatórios são apresentados! Isso mostra o quanto essa tecnologia está revolucionando o mundo que conhecemos.

E para VOCÊ não ficar por fora dessa revolução, preparamos para você um curso sobre Formação de Especialistas em Power BI. Nesse curso, você se qualificará para:

  • Entender conceitos de análise de dados;
  • Apresentar relatórios de maneira fácil, visual e intuitiva;
  • Proporcionar tomada de decisões mais embasada.

Ficou interessado(a)? Clique no botão abaixo e confira esse curso!

Curso de Formação de Especialistas em Power BI