O que é Brainstorming e para que serve?
Como aplicar um Brainstorming?
Quais os tipos de Brainstorming?
O que não fazer em um Brainstorming?
Como ter criatividade para solucionar meus problemas?

Saiba como ter ideias geniais em pouco tempo com o Brainstorming

Aprenda o que é Brainstorming e as 7 dicas imperdíveis para se ter uma tempestade de ideias revolucionária, mude seu método de resolução de problemas com esta técnica de grupo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como ter ideias geniais em pouco tempo com o Brainstorming

Imagine que você tenha um problema em mãos e não saiba como resolvê-lo, talvez porque não tenha ainda o conhecimento necessário para saná-lo ou porque não tem ação sobre o mesmo. Como você resolveria esse problema?

Tenho certeza que essa pergunta já lhe afligiu em algum momento da sua vida, seja numa reunião empresarial, em algum projeto de extensão, durante a elaboração de uma atividade escolar, dentre outras situações.

E se eu te dissesse que o Brainstorming poderia te ajudar? Uma junção de criatividade onde a frase “juntos somos mais fortes” é essencial! Pois a ideia de todos, misturadas, pode se criar uma solução incrível!

É provável que você já tenha feito um Brainstorming sem nem saber o que estava fazendo. Quer que eu te prove isso?

Basta continuar lendo! Nesse artigo você verá:

  • O que é Brainstorming e para que serve?
  • Como aplicar um Brainstorming?
  • Quais os tipos de Brainstorming?
  • O que não fazer em um Brainstorming?

O que é Brainstorming e para que serve?

O Brainstorming, também caracterizado como uma "tempestade de ideias", é um método  que explora a capacidade criativa de indivíduos ou grupos para a solução de um problema ou criação de algo novo.

A técnica propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um consenso na solução de problemas, com a suspensão de julgamento e reação em cadeia.

A técnica de Brainstorming foi criada na década de 40 por um publicitário chamado Alex Osborn e pode ser utilizada em qualquer contexto. As premissas para seu desenvolvimento são uma equipe engajada na solução de um problema, e a liberdade de ser criativo ao gerar ideias para uma possível solução.

Percebe agora o quanto você já utilizou essa técnica? Ao pedir a opinião de várias pessoas sobre um assunto, um problema ou um pensamento que você teve, automaticamente você realizou uma sessão de brainstorming sem nem saber!

Mas como toda técnica, é possível você aperfeiçoar seu talento na hora de encontrar soluções para um problema.

Vantagens de aplicar essa técnica

Além de aportar mais união a um grupo que trabalha junto, esta técnica é uma ótima oportunidade de gerar mais ideias em um período menos de tempo e com perspectivas diferentes, afinal pessoas com diferentes vivências trazem bagagens diferentes que agregam diversidade na solução dos problemas.

Testar um método novo, muitas vezes, pode nos deixar inseguros, certo?

Pensando nesse caso, separei para você uma planilha incrível com um modelo de brainstorming pronto!

Como aplicar um Brainstorming?

Para obter bons resultados, é necessário seguir alguns passos para que ao final da reunião todos saiam satisfeitos, e principalmente, que o cliente fique mais próximo de ter seu problema solucionado.

Ou seja, não basta juntar várias pessoas numa sala e cada um ir jogando suas ideias. Afinal, muitas pessoas falando ao mesmo tempo só vai servir para começar um tumulto generalizado, e não é esse o objetivo de um Brainstorming.


E preste muita atenção nesta dica: todo bom brainstorming deve focar na satisfação do cliente, seja ele interno ou externo, pois ao resolver os problemas dos seus clientes, automaticamente estará solucionando seus problemas!

Então, vamos lá! Chegou a hora de ver os 7 passos para obter sucesso na hora de fazer um brainstorming:

1 - Defina um líder para ser o direcionador   

Como o objetivo é reunir um grupo para compartilhar e gerar ideias, é interessante definir um líder para que as etapas sejam executadas corretamente e de maneira organizada, evitando possíveis conflitos.

Nas primeiras etapas, o conflito é prejudicial, pois promove a rejeição de ideias que ainda não foram desenvolvidas. Cabe ao direcionador moderar, avaliar e comandar cada etapa do Brainstorming.

2 - Todos os membros devem colaborar com suas ideias   

Incentive todos os participantes a dar ideias, sem medo, pois quanto mais pessoas participarem, mais ideias diferentes surgirão. Mesmo que nem todas sejam utilizadas, isso estimularáa criatividade das pessoas envolvidas.

O Brainstorming valoriza o bom senso, a proatividade, as argumentações e a coragem de opinar de pessoas com ideias não similares e gerações diferentes.

3 - Nenhuma ideia pode ser criticada, pois quantidade é necessária  

Na reunião de Brainstorming, vise o disparar de ideias, sem critérios. Quanto mais ideias, melhor, pois o processo de criação necessita que um pensamento saia da frente para que venha o próximo. Quando o fluxo se esgotar ou quando houver um número suficiente de ideias, sintetize-as e agrupe-as em categorias.

4 - Marque um tempo no cronômetro para as anotações   

Cronometrar as anotações ajudará a equipe a concentrar-se na geração de ideias durante o Brainstorming, sem perder o foco. Torna-se um "desafio" forçar a mente a pensar em ideias criativas com o tempo cronometrado.

5 - As ideias devem ser registradas   

É importante registrar as ideias, pois, dessa forma, nada do que foi falado na reunião de Brainstorming será esquecido e isso facilitará a análise. Se houver a possibilidade, anote tudo num quadro ou cartolina, pois assim todos poderão ver a construção das ideias.

Outro método que está em alta é a utilização de post-its, pois permitem que as ideias sejam rapidamente registradas, editadas ou descartadas.

Por fim, separe-as por categorias, organizando-as por semelhança de conteúdo.

6 - Não aponte culpados pelos problemas   

O Brainstorming busca solucionar problemas e não encontrar culpados. Se o objetivo for culpar alguém ou o quê, a ferramenta perde um pouco seu sentido, uma vez que apenas encontrar "de quem é a culpa" não soluciona o problema de fato, certo?

7 - Faça uma seleção das melhores ideias   

Ainda em grupo, faça uma análise crítica sobre as ideias sugeridas durante o Brainstorming e selecione as melhores. Observe se elas estão voltadas para o foco do problema, e se são "palpáveis", pois de nada adiantará soluções utópicas ou inviáveis. Uma ferramenta que pode auxiliar na hora de fazer a seleção é o ICE Score.

Quais os tipos de Brainstorming?

Existem diferentes métodos dependendo do seu objetivo e como pretende realizá-los, vamos ver alguns:

Grupo ou Individual

Primeiramente observe quais pessoas participarão desse processo, quanto mais pessoas mais fluxos de ideias diferentes que devem ser manejadas, contudo, ao enfrentar desafios cotidianos essa técnica também é eficaz para sua vida pessoal.

Em ambos os casos, a anotação é muito importante, se pergunte: qual a situação? quais os caminhos? em quanto tempo? quais os custos?

Estruturado e Não Estruturado

Aqui a adaptação de cada grupo é o que dita o método preferível, o estruturado apresenta uma ideia bem clara do que vai ocorrer: o tópico, ordem de fala, tempo previsto, entre outros.

Enquanto o não estruturado é mais livre onde cada um fala o quanto quiser e a discussão é aberta, neste o tempo de reunião é bem maior, contudo mais ideias surgem.

Reverso

Como o nome sugere o oposto de resolução e criação é feito, todo o time irá se concentrar em como piorar a situação que querem solucionar. Muitas vezes é observando o caminho reverso que ideias de aprimoramento realmente são efetivas.

O que não fazer em um Brainstorming?

Após você aprender como fazer um Brainstorming, vamos aprender o que não fazer em um Brainstorming, de modo que a tempestade de ideias siga de uma maneira fluída e a equipe atinja o objetivo desejado, portanto alinhe esse tópico com esse time. Vamos lá?

Não estar presente

É comum que ocorra dispersões durante uma sessão de Brainstorming entre os membros da equipe.

Para que isso não aconteça, esteja presente, ouça atentamente os que os membros tenham a fala e principalmente deixe de lado o Whatsapp, e-mail ou facebook.

Apesar de tudo, às vezes uma sessão de brainstorming pode ser bem cansativa, portanto uma piada pode fazer bem, desde que seja com bom senso, de maneira assertiva e rápida.

Criticar a ideia dos outros

Como mencionado acima, quantidade é essencial para o Brainstorming, então evite criticar ou pré-julgar a ideia do colega por mais absurda que ela possa ser.

Criticar a ideia poderá gerar uma discussão desnecessária e constranger outros membros a participar.

Grupos Grandes

Evite muitos membros na sessão de Brainstorming, um tamanho de equipe ideal é que seja de 5 pessoas ou menos, através de um grupo menor as pessoas se sentirão mais à vontade a sugerir ideias.

Em um grupo grande pode ocorrer muitas vozes falando ao mesmo tempo, além de que ideias podem ser perdidas devido ao fato de que algumas sentem-se coagidas a falar para um grupo maior de pessoas.

Competir

A competição faz com que muitas vezes as ideias não sejam expostas. Fazer com que qualquer tipo de ideia seja compartilhada sem competição e sem pré-julgamentos fortalece a união e o desenvolvimento do brainstorming.

Como ter criatividade para solucionar meus problemas?

Se você está precisando de ideias inovadoras, a metodologia de Brainstorming é perfeita isso! Como o nome já diz, ela consiste em uma chuva de ideias, quanto mais melhor.

Porém, a seleção delas é a parte mais importante do processo, então montamos a Planilha de Brainstorming e seleção de ideias para te auxiliar!

Nesta Planilha, você terá as etapas do Brainstorming mais clara, além de ferramentas para a seleção de ideias, definição de critérios, colaboradores envolvidos, entre outros.

Baixe-a agora mesmo clicando no botão abaixo!

planilha brainstorming e seleção de ideias

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ebook Como Tirar Uma Ideia Do Papel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.