O que é Branding?
O que é Cultura Organizacional?
Branding e Cultura Organizacional
Como a Cultura Organizacional pode impactar o Branding?
Como me capacitar para isso?

Como impactar a sua empresa por meio do branding na cultura organizacional?

Entenda como as decisões internas impactam na maneira como a marca é percebida externamente e como elencar a cultura por meio do branding.

Cristiane
Por: Cristiane
Como impactar a sua empresa por meio do branding na cultura organizacional?

Peter Drucker disse uma vez que “a cultura come a estratégia no café da manhã”. Isso significa que a cultura da sua empresa sempre determina o sucesso, por mais que você tenha uma ótima estratégia.

Assim, a cultura organizacional vai muito além de happy hours no escritório e mesas de ping-pong. É sobre como seus funcionários agem em situações difíceis, como gerenciam a pressão e como se relacionam com parceiros e clientes.

Continue neste artigo e confira a relação entre branding e cultura organizacional por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é Branding?
  • O que é Cultura Organizacional?
  • Branding e Cultura Organizacional
  • Como a Cultura Organizacional pode impactar o Branding?
  • Como me capacitar para isso?

Vamos lá!

O que é Branding?

Branding é o processo de criação e gerenciamento de uma marca. Envolve questões estratégicas, muito além da identidade visual e de seus elementos visuais.

Por outro lado, o Branding é a percepção forte e positiva que queremos gerar no mercado sobre uma empresa e seus produtos ou serviços, combinando elementos sensoriais e atitudes.

O Branding é um processo. Não se trata de determinar alguns elementos para a identidade de marca e seguir em frente, mas sim monitorar e fazer ajustes e correções de acordo com a evolução de seus clientes, ambientes e funcionários.

Portanto, alguns exemplos de empresas que possuem o branding fortalecido são o Google, a Coca Cola, a Red Bull e o Nubank.

O que é Cultura Organizacional?

Não importa a energia que você empregue no desenvolvimento de um plano estratégico de marketing, sua eficácia será prejudicada pelos membros da equipe se não compartilharem a cultura adequada e implementarem as ações necessárias.

Em consequência, se essas pessoas não forem apaixonadas pela visão da sua empresa, elas não terão forças suficientes para lidar com a execução do plano e sua estratégia não terá a menor chance de prosperar.

Dessa forma, a sua empresa terá dificuldade para executar as ações do dia-a-dia, e não saberá como responder às crises do mercado de trabalho.

A cultura da empresa sempre vai existir, quer você trabalhe nela ou não. O mesmo se dá com uma marca. Muitos acreditam que a marca só nasce quando trabalhamos intencionalmente nela, mas vai muito além disso.

Continue no artigo e entenda a relação entre branding e cultura organizacional no tópico a seguir:

Branding e Cultura Organizacional

Não importa se você fez ou não um trabalho para a construção de marca. A marca existe, pois é um conjunto de percepçõesque as pessoas desenvolvem em suas mentes e corações. É um reflexo de todas as interações que elas tiveram com a marca.

Da mesma maneira, a cultura sempre existe, pois a maior parte dela é criada pelos fundadores da marca, na maioria das vezes sem que se tenha consciência disso.

As ações e reações dos fundadores e de outros trabalhadores falam muito mais alto do que suas palavras no processo de criação da cultura.

Você sabe em qual ambiente de trabalho se encaixa? Faça o nosso teste DISC - Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Condescendência (C) - e descubra como você se comporta em ambientes variados!

O Teste DISC, baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marstonavalia, avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente. A avaliação recebe o nome de DISC por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Condescendência (C).

Vale lembrar que ninguém possui um só estilo e que nenhum é melhor ou pior que o outro. O importante é buscar o autoconhecimento para conquistar a vaga ideal para o seu perfil!

Chegou a hora! Faça o teste e descubra em que tipo de ambiente de trabalho você se encaixa!

Descubra qual é o seu perfil profissional (Metodologia DISC)

Como a Cultura Organizacional pode impactar o Branding?

A cultura organizacional é presente no branding em três vertentes: na empresa como um todo, nos colaboradores e nos clientes. Confira a seguir alguns exemplos:

Na empresa 

A marca e a cultura de uma empresa se fortalecem em um sistema integrado. Externamente, a marca é apresentada por uma série de ações planejadas ou não, mas que refletem a cultura organizacional.

Essa cultura influencia as decisões de gerenciamento e de todas as atividades de negócios. Tem impacto também em como os funcionários interagem diretamente com os clientes.

Ao trabalhar para que a cultura reflita os valores da marca, os funcionários saberão responder aos objetivos do cliente e desenvolver a consciência sobre as estratégias de Branding.

Nos colaboradores

A satisfação dos colaboradores indica que existe uma cultura forte e positiva, o que é um determinante significativo para o sucesso da marca. São as pessoas que fazem a marca, sendo assim, os funcionários são seu ativo mais valioso.

Dessa forma, os funcionários fazem parte dos pontos de contato que a marca estabelece com clientes e potenciais clientes. Esse papel é fundamental para a percepção da marca.

É a cultura que determina como seus colaboradores irão interagir com clientes e terceiros, impactando diretamente no tipo de imagem que sua marca transmite ao público em geral.

Os departamentos de recursos humanos e de endomarketing devem ser responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias de employer branding, que além de atrair e reter talentos, contribuem para o clima organizacional no ambiente de trabalho.

Quando a cultura empresarial impacta na motivação de uma equipe, essas pessoas oferecem ótimos serviços porque amam e acreditam no negócio, além do crescimento profissional de cada um.

Nos clientes

O branding e a cultura organizacional comunicam ao público quem a marca é e se suas motivações são autênticas. Com o advento das redes sociais, as marcas não podem simplesmente dizer o que são e esperar que todos acreditem.

Hoje, os consumidores têm o poder de se manifestar e compartilhar suas experiências positivas e negativas com a marca. E por isso, a cultura tem um papel fundamental na identidade da marca.

Cultura e marca

Uma marca é um conjunto de pensamentos, associações, emoções e percepções. Ela acontece por meio de experiências.

Sendo assim, os colaboradores se valem da cultura para estabelecer esses relacionamentos e experiências com os clientes, oferecendo-nos propostas de valor.

Produtos, serviços, valores e crenças formam uma marca. Quando todos estão cientes e agindo em acordo com o propósito maior que guia a marca, sua defesa é natural e inegável.

Como conseguimos essa sintonia? O primeiro passo é compreender o propósito que norteia a existência da marca, o seu objetivo mais profundo que vai além de metas em vendas.

Isso envolve compreender e estabelecer com clareza missão, visão e valores da empresa. Dessa forma, todos estarão na mesma página, caminhando para os mesmos objetivos e garantindo o sucesso nos negócios.

Ao contrário do que pode parecer, cultura e marca não são elementos inventados e apenas manipulados para parecerem reais. Eles existem antes da sua definição intencional. Por isso, precisam ser analisados e realinhados.

Já que a cultura tem uma influência poderosa sobre como sua marca é percebida, é preciso então entender e mapear os pontos que precisam de ajustes.

Na verdade, uma marca e sua cultura são duas faces de uma mesma moeda. Você deve acompanhar e moldar a cultura da sua empresa, porque ela é o alicerce das ações em branding. A cultura deve ser motivo de orgulho para todos os envolvidos.

Como me capacitar para isso?

Para transmitir informações de maneira clara e objetiva, a Voitto preparou para você o curso Comunicação Interpessoal e Feedback. Com ele, você desenvolverá habilidades para se tornar um grande comunicador. Acesse a nossa plataforma e confira!

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever na nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog Voitto.

Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho é a comunicação, principalmente aquela voltada para feedbacks e isso não é segredo para ninguém! Ela é essencial para auxiliar não só no nosso, bem como no desenvolvimento do outro.

Pensando nisso, você se considera um ótimo comunicador? Não? Então saiba: a concorrência já é.

Comece a trabalhar sua comunicação para ser mais assertivo na transmissão de ideias e propiciar um ambiente construtivo e colaborativo de desenvolvimento contínuo na sua empresa agora!

Inscreva-se já no nosso Curso de Comunicação Interpessoal e Feedback use o cupom BLOG50, obtenha 50% de desconto e esteja mais próximo de um mindset positivo, de sucesso e em crescimento!

Clique aqui e saiba mais!

Cristiane

Cristiane

Cristiane é graduada em Propaganda e Marketing, com especialização em Estratégia e Inovação e formação executiva em Neurobusiness. Mais de 20 anos de experiência em Branding e Marketing, é palestrante, professora, consultora e escritora. Passou por empresas como TOTVS, FECAP e São Paulo C&VB. Hoje, com mais de 17 mil alunos em 74 países, seus cursos foram selecionados pelo Udemy for Business, a solução de aprendizagem B2B da Udemy.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.