O que é Buy and Hold?
Como funciona a estratégia Buy and Hold?
Vantagens e desvantagens do Buy and Hold
Dica bônus!

Entenda o que é o Buy and Hold e como usar essa estratégia para investir com sucesso

Conheça melhor uma das estratégias de investimentos mais consistentes no mercado e com grandes cases de sucesso como o famoso Warren Buffet e Luiz Barsi Filho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é o Buy and Hold e como usar essa estratégia para investir com sucesso

Com certeza você já ouviu falar sobre um dos maiores investidores do mundo: Warren Buffet. O americano começou a aplicar na bolsa de valores aos 11 anos e aos 32 atingiu o primeiro milhão de dólares utilizando a estratégia de buy and hold.

Esse termo em inglês se refere a uma mentalidade de investimento de longo prazo. A prática é utilizada por pessoas que possuem inteligência financeira e buscam uma estratégia que minimize os riscos e potencialize os ganhos do mercado de ações.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre como funciona o buy and hold, acompanhe este conteúdo até o fim para entender mais sobre as vantagens e desvantagens dessa estratégia de investimento, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é Buy And Hold?
  • Como funciona a estratégia Buy and Hold?
  • Vantagens e desvantagens do Buy and Hold.

O que é Buy and Hold?

Em sua tradução literal, buy and hold significa comprar e segurar. Em termos práticos, os investidores aplicam o seu dinheiro em bons ativos por meio do mercado financeiro e, por isso, não sentem a necessidade de vendê-los em pouco tempo.

Por isso, o buy and hold é uma estratégia considerada de longo prazo. Dessa forma, o dinheiro investido terá o tempo como potencializador do retorno e também como maneira de minimizar a volatilidade e o risco de períodos mais curtos.

Mas, isso não quer dizer que os ativos nunca serão vendidos. Dentro dessa estratégia existem duas situações em que a posição em um investimento é encerrada, ou seja, vendida:

  • Quando a empresa ou fundo imobiliário já entregou toda a valorização pretendida;
  • Quando um ativo de renda variável perde seus fundamentos, ou seja, os indicadores não apresentam mais características de um bom desempenho histórico.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Agora que você já sabe o que é o buy and hold, também é importante saber como ele funciona e quais são os passos para fazer uma carteira de investimentos com essa estratégia. Por isso, confira o tópico a seguir.

Como funciona a estratégia Buy and Hold?

O buy and hold é uma estratégia indicada para pessoas que não precisarão do dinheiro investido no curto prazo. Por isso, ela é ideal para quem busca acumular patrimônio em longos períodos de tempo.

A aposentadoria ou a faculdade de um filho que acabou de nascer são algumas das situações que ilustram quando essa estratégia é indicada.

Para que você entenda mais a fundo sobre os fundamentos do buy and hold, separamos os passos que devem ser cumpridos para quem quer investir com essa mentalidade de longo prazo.

Invista regularmente

Para que um investidor pratique efetivamente a estratégia de buy and hold, é necessário que ele faça investimentos regularmente.

Isso significa que mensalmente ele fará aportes preferencialmente em renda variável. Apesar disso, também podem existir ativos de ativos de renda fixa na carteira.

Afinal, a reserva de emergência e até mesmo um capital separado para oportunidades, devem contar com a liquidez e a segurança proporcionados por essa categoria de investimentos.

Diversifique os ativos

Mais uma premissa do buy and hold é a diversificação de investimentos, ou seja, a compra de ações de setores diferentes como forma de diminuir o risco de uma carteira.

O mesmo vale para os fundos imobiliários. É necessário que eles atuem em ramos diversos. Além disso, sua abrangência geográfica deve ser levada em consideração na escolha do ativo. Afinal, existem opções que tem operação nos quatro cantos do país.

A diversificação é comprovadamente a melhor forma de diminuir o risco das aplicações em renda variável. Por isso, preze sempre por estudar os tipos de investimento disponíveis para encontrar a melhor opção para a sua carteira.

Busque ativos de alta qualidade

Outro ponto importante quando se trata da estratégia de buy and hold, é a qualidade dos ativos que um investidor irá escolher. Isso porque, quanto mais consolidados os fundamentos, mais chances existem de que a aplicação financeira traga bons retornos.

Além disso, essa é a premissa que garante que o longo prazo seja um pilar de investimento. Afinal, quanto melhores os ativos, menor a necessidades de vender ações e fundos imobiliários, entre outros investimentos, em curtos períodos de tempo.

Reinvista os dividendos

Uma gestão financeira de sucesso requer planejamento. Por isso, além da frequência dos novos aportes, o buy and hold também prevê o reinvestimento dos dividendos.

Isso significa que sempre que uma empresa distribuir os seus lucros entre os acionistas e os fundos imobiliários pagarem os aluguéis proporcionais às cotas, o investidor irá aplicar o capital novamente. Dessa forma, ele não gastará esse dinheiro.

Mas, para que isso aconteça, é necessário que o planejamento financeiro pessoal seja bem executado e que o investidor não conte com o valor dos dividendos como parte de sua renda mensal.

Além de saber como funciona o buy and hold, também é fundamental entender quais são as suas vantagens e desvantagens. Assim, você conseguirá ter uma estratégia que mais se adeque ao seu perfil de investidor.

Vantagens e desvantagens do Buy and Hold

Assim como o day trade, estratégia de investimentos de curto prazo, o buy and hold também conta com vantagens e desvantagens. No entanto, ao saber qual o seu perfil de investidor, é possível equilibrar os dois lados e ter sucesso nas aplicações.

Para isso, separamos os principais pontos que podem ser considerados de alerta e também os benefícios desse pensamento. Confira!

Redução dos custos

Um ponto importante da estratégia de buy and hold, é o fato de que com menos operações de compra e venda de ativos, os custos das corretagens podem ser consideravelmente reduzidos.

Além disso, esse tipo de investimento também conta com alguns incentivos fiscais. Se as ações não são compradas e vendidas no mesmo dia, existe uma isenção de imposto de renda para movimentações de até R$20.000,00 por mês.

Menor tempo de análise

É comum que investidores de buy and hold não analisem os ativos todos os dias. Afinal, compram com a confiança de que eles possuem bons fundamentos e que no longo prazo irão se valorizar.

Por isso, uma avaliação trimestral com os relatórios divulgados pelas companhias e gestoras de fundos imobiliários já é o bastante para se precaver e identificar as situações em que a venda é necessária.

Potencialização dos retornos

Com os juros compostos incidentes sobre os valores aplicados e os dividendos reinvestidos, no longo prazo o patrimônio dos investidores buy and hold tende a crescer de maneira exponencial.

Outro ponto a se destacar, é o fato de que por meio dessa modalidade, os riscos de curto prazo são minimizados. Assim, o valor aplicado não sofrerá as consequências brutais de uma crise, por exemplo a epidemia do Coronavírus.

Renda passiva

Vale ressaltar que essa estratégia também propicia que a renda ativa seja investida de forma que no longo prazo a renda passiva consiga suprir todos os gastos sem que seja necessário retirar do montante investido.

Demanda por estudo

Apesar de todas as vantagens serem evidentes, o buy and hold exige um estudo aprofundado sobre os ativos da carteira. Por isso, é necessário tempo e dedicação para que essa estratégia alcance o sucesso esperado.

No entanto, atualmente é possível encontrar na internet muitos conteúdos sobre o assunto em diversos formatos, desde podcasts até livros mais técnicos.

Dica bônus!

Agora que você já conhece sobre o Buy and Hold, que tal conhecer novos conceitos de gestão financeira que vão alavancar seus negócios?

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.