Você já ouviu falar dos smart contracts que são desenvolvidos na rede Ethereum? Se sim, sabe que eles são uma peça fundamental dentro dessa blockchain. O mesmo acontece com o chaincode na rede blockchain Hyperledger.

Espera, você ainda não sabe o que é chaincode? Então, achou o artigo ideal, pois depois da leitura você vai entender:

  • O que é chaincode?
  • Perspectivas sobre a tecnologia;
  • Aplicações do chaincode.

Preparado? Vamos lá!

 

O que é chaincode?

 

Chaincode é a representação dos smart contracts dentro da Hyperledger Fabric. O chaincode é um programa responsável por executar um acordo entre membros da rede.

Esse programa é desenvolvido nas linguagens de programação Go e NodeJS. É utilizado para definir termos e regras de um processo e, diferente dos smart contracts, pode integrar diferentes projetos em um único bloco.

Você pode tentar entender o chaincode por meio de dois pontos de vista: de um desenvolvedor e de um operador. Leia o próximo tópico e entenda mais sobre isso!

 

Duas perspectivas sobre o chaincode

 

Podemos entender um chaincode partindo da perspectiva de um:

  • Desenvolvedor de aplicativos;
  • Operadores.

Conheça cada um dos pontos de vista:

 

Chaincode para desenvolvedores

É possível utilizar a tecnologia blockchain para o desenvolvimento de aplicativos (DApps).

Nesse caso, a função do chaincode é servir como uma API para gerenciar o funcionamento do DApp.

 

Chaincode para operadores

Inicialmente, operar um chaincode é utilizar o programa para realizar uma das ações abaixo em um aplicativo descentralizado:

  • Empacotar;
  • Instalar;
  • Instanciar;
  • Atualizar.

Entenda mais sobre essas ações agora:

 

Empacotar

Empacotar um aplicativo descentralizado é usar um chaincode para definir informações como estrutura do código e desenvolvedores.

Além disso, o chaincode é utilizado para verificar o nível de segurança do aplicativo, conferindo se há violações ou alterações que comprometem a integridade do código do DApp.

 

Instalar

Um programa chaincode também pode ser utilizado para facilitar a instalação de aplicações que possuem requisitos específicos para funcionarem.

 

Instanciar

Instanciar é o processo de vincular o chaincode a uma transação que precisa ser validada ou a um aplicativo a ser gerenciado.

 

Atualizar

Da mesma forma que o chaincode serve para instalação de aplicativos descentralizados, ele também é utilizado para trazer atualizações de Dapps instalados nos nós da rede peer-to-peer (p2p) de uma blockchain.

Para que você consiga alinhar as informações até aqui, entenda o chaincode como um programa que serve para validar contratos estabelecidos quando aplicativos são desenvolvidos.

Não só isso, mas também pode ser utilizado para desenvolver (semelhante a uma IDE) e gerenciar esses apps.

Agora o conceito de chaincode está começando a ficar mais claro para você, certo? Como você viu, o chaincode é um programa, por isso apresenta algumas características essenciais no desenvolvimento dele.

No próximo tópico, vamos conhecer essas características dentro da estrutura de código desse programa. Vamos lá!

 

Estrutura do chaincode

 

A estrutura do chaincode, a nível de código, apresenta as seguintes funções:

  • Main: é a função utilizada para iniciar qualquer código de chaincode.
  • Init: é a função para instanciar o chaincode a um nó específico ou para configurar um aplicativo.
  • Query: essa função é utilizada quando uma operação (como leitura, obtenção ou consulta) precisa ser executada no nó da blockchain.
  • Invoke: o invoke é chamado quando características do nó da blockchain precisam ser modificadas.

Entendeu?

Não é tão difícil quanto parece. Essas funções são as mais importantes, por isso é interessante que você as conheça, mas não precisa se preocupar em aprendê-las a um nível mais profundo (a não ser que seja do seu interesse, é claro).

Cada função citada tem uma tarefa específica relacionada ao desenvolvimento dos aplicativos descentralizados e à integração desses aplicativos com a blockchain que irá executá-los.

Você se lembra que o chaincode é encarado como o contrato inteligente da Hyperledger? Bem, para entender a importância dele nessa blockchain, você vai conhecer algumas aplicações práticas do chaincode.

 

Aplicações do chaincode

 

O chaincode pode ser utilizado para desenvolver aplicativos e serviços na Hyperledger. Os casos de aplicação real desse tipo de tecnologia são:

 

Slock.it

A Slock.it é uma startup que utiliza contratos desenvolvidos em blockchain no serviço de aluguel de bicicletas, carros e casas.

 

Brave Browser

O Brave Browser é um navegador que impede a utilização de dados dos usuários por redes sociais e anúncios de outras empresas. O Brave possui a própria criptomoeda chamada Basic Attention Token (BAT).

 

Steemit

A Steemit é uma rede social, também desenvolvida com tecnologia cripto, com foco em remunerar os usuários de acordo com o engajamento e a originalidade de conteúdos produzidos dentro da plataforma.

Onde o chaincode e contratos inteligentes estão nessas aplicações? Eles atuam do início ao fim!

As cláusulas, as regras, os termos de compromisso e outras partes jurídicas de um projeto em blockchain Hyperledger são desenvolvidas em chaincodes.

Depois, o programa que faz o projeto funcionar, também é um chaincode ou smart contract.

 

Se gostou do tema do artigo, vai gostar dessa dica!!

 

Nesse texto, você conheceu o contrato inteligente Hyperledger Fabric chaincode. No final, viu aplicações de serviços reais que são fornecidos por meio desse programa.

É incrível imaginar que um programa consiga executar tudo isso, integrar os recursos de blockchain para desenvolver soluções no mundo real, não é mesmo?

Já imaginou você desenvolvendo algo do tipo? Então, tenho uma dica incrível para você saber por onde começar!

Confira o nosso curso de fundamentos essenciais para Python para desenvolver suas habilidades de programação.

No curso, você aprenderá a lógica para estruturar algoritmos e os principais pontos da sintaxe de Python para criar programas que resolvam problemas do dia a dia, não é legal?

Clique no botão abaixo, inicie sua jornada como programador e desenvolva soluções!!

Faça agora o curso de fundamentos essenciais para Python