Saiba o que é o Ciclo de Deming e qual é a importância para o sucesso do seu negócio!

Aprenda neste artigo o que é o Ciclo de Deming, como surgiu e como esta metodologia poderá ajudar a sua empresa a alavancar seus resultados!

Thiago Coutinho 28/06/2022 - 6 mins de leitura

Você percebe que os processos internos de seu negócio estão travados e não funcionam como deveriam? Talvez você esteja precisando de uma ferramenta de melhoria contínua. O Ciclo de Deming pode trazer benefícios!

Ficou interessado em saber mais sobre o Ciclo de Deming? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é o Ciclo de Deming e como ele surgiu?
  • O que o Ciclo de Deming proporciona para as empresas?
  • Como o Ciclo de Deming funciona?
  • Qual é a sua relação com o Lean Six Sigma?
  • Comece a sua jornada no Lean Six Sigma!

Vamos à leitura?


O que é o Ciclo de Deming e como ele surgiu?


O Ciclo de Deming, também conhecido como ciclo PDCA, é um método utilizado para gerenciamento e acompanhamento das melhorias dos processos de uma empresa.

Consiste em um ciclo que proporciona um grande controle nas atividades e padroniza ações com o objetivo de diminuir os erros durante a gestão. Esta metodologia foi criada levando em consideração diversos conceitos de Administração, nos quais foram simplificados em um ciclo de melhoria contínua.

A metodologia tornou- se amplamente conhecida devido aos seus grandes benefícios e otimizações de processos proporcionando na companhias. 

Sendo assim, o Ciclo PDCA pode simplificar a maneira de gestão promovendo melhores estratégias, aplicando continuamente e coletando dados do que precisa ser melhorado.

Por se tratar de um ciclo, logo quando um é finalizado, já é possível começar outro. O objetivo final da metodologia é garantir a qualidade conforme aperfeiçoam os processos da empresa.

Através dessas melhorias, são diminuídas as chances de erros, desperdícios e falhas, garantindo mais competitividade da sua empresa e redução de custos, além de diversos outros benefícios para a companhia.

Confira o eBook Planejamento e Controle da Produção e trabalhe de forma mais efetiva na sua empresa!

Você sabe o conceito de Planejamento e Controle da Produção? Esta é uma metodologia que te permite otimizar os processos produtivos da sua empresa, além de reduzir os desperdícios e o controle mais efetivo da produção.

Com esse material você aprenderá o que é Planejamento e Controle da Produção, quais os seus benefícios, a sua estrutura, suas etapas, ferramentas e metodologias utilizadas, além de entender o que faz o profissional de PCP dentro de uma organização.

Se interessou? Não desperdice essa oportunidade e baixe agora.

Como surgiu?

O Ciclo de Deming surgiu em 1930 por Walter A Shewhart, um americano e estatístico. Porém foi só em 1950 que a metodologia foi amplamente divulgada e utilizada pelo professor William Edwards Deming. E é exatamente por isso que a metodologia passou a ser conhecida como Ciclo de Deming.

Deming então passou a ser conhecido como sendo o pai do controle de qualidade e também pelo uso da metodologia, embora ele não tenha sido seu criador. No entanto, Deming também trabalhou e contribuiu para o aperfeiçoamento da metodologia para gerar mais resultados nas empresas.


O que o Ciclo de Deming proporciona para as empresas?


O Ciclo de Deming é conhecido como uma das mais simples e eficazes metodologias de gerenciamento de qualidade que existem. 

Essa metodologia proporciona de maneira preventiva e contínua a identificação de pontos de melhorias nos processos, evita tomada de decisão errada, elimina desperdícios e reduz custos, priorizando a medição e coleta de dados.

Para que realmente o Ciclo seja capaz de proporcionar esses benefícios, é preciso que todos os colaboradores envolvidos no processo produtivo tenham o devido cuidado ao criar a equipe responsável pela sua execução, por meio dos treinamentos adequados.

Além disso, é necessário que a metodologia rode de forma contínua. As fases precisam estar em constante desenvolvimento e não podem ser abandonadas. Ao término de um ciclo, um outro deve ser começado. A longo prazo, você perceberá o quanto as melhorias foram visíveis para todos.

E que tal conhecermos agora quais são as quatro etapas do Ciclo de Deming? Preparamos o tópico seguinte especialmente para explicar cada uma das etapas para você.


Como o Ciclo de Deming funciona?


O Ciclo de Deming funciona a partir das siglas PDCA (Plan Do Check Act), que podem ser traduzidas para planejar, executar, checar e agir. 

Vamos conferir como cada etapa funciona?


Planejamento

A primeira etapa do ciclo consiste no planejamento, que é focado na parte estratégica. Sua função é adquirir e analisar informações e dados para definir metas e objetivos.

É importante que o planejamento seja feito para de fato resolver os problemas encontrados. Desta forma, é preciso desenvolvê-lo de acordo com o valores e diretrizes da empresa. Depois, será preciso estabelecer os objetivos do ciclo.

Após isso, é feito o caminho que deverá ser trilhado para que estes objetivos sejam atingidos e também a forma e métodos que deverão ser utilizados.


Execução

A etapa de execução consiste em colocar em prática os planos de ação que foram criados na etapa anterior.

Consiste em uma etapa de grande importância, na qual é necessário grande acompanhamento, para que as tarefas sejam de fato executadas conforme o planejado.

Durante o acompanhamento, é importante mensurar todos os resultados, bons e ruins de cada tarefa, para que todo o time aprenda e desenvolva.


Verificação

Esta etapa consiste na verificação de tudo que foi executado e dos resultados que foram obtidos do plano de ação.

A verificação é feita para confirmar se o que foi planejado foi feito e se os resultados estão sendo positivos, caso não tenham sido, será necessário começar o ciclo novamente.


Ação

Esta fase consiste na reflexão do rumo a ser tomado com o término do ciclo, como por exemplo: como será feita a divulgação dos resultados e dos aprendizados e o que fazer com possíveis problemas remanescentes.

Além disso, esta etapa também busca padronizar o processo, para que de fato a melhoria seja feita para sempre.

Qual é a sua relação com o Lean Six Sigma


Caso você seja leitor de nosso blog, ou tenha feito nossos cursos de formação em Lean Six Sigma, é possível que você saiba que o Lean Six Sigma é baseado na metodologia DMAIC, que significa:

  • Define (Definição);
  • Measure (Medição);
  • Analyze (Análise);
  • Improve (Melhoria);
  • Control (Controle).

Confira a figura abaixo que representa a relação do Ciclo de Deming com o DMAIC:

Como você deve ter percebido, a etapa de planejamento engloba mais etapas no método DMAIC do que no ciclo PDCA, o que acaba sendo um grande diferencial e um grande ponto positivo para o método DMAIC. Tendo em vista que a etapa de planejamento é uma das mais importantes.

Porém, cabe a cada empresa definir qual metodologia usar com base em sua realidade. Por exemplo, podemos usar o Ciclo de Deming para problemas mais simples, que não exigem um grande planejamento e o DMAIC para problemas mais complexos e assim aumentar a performance da empresa.


Comece a sua jornada no Lean Six Sigma!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A certificação de White Belt da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para saber mais a respeito!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo