O que é Código Binário?
Como surgiu o Código Binário?
Como Realizar a Codificação Binária?
Quais são os impactos do Código Binário?
Aprenda sobre linguagem de dados e se destaque no mercado!

Entenda como funciona o sistema de Código Binário e saiba como interpretar

O Código Binário é um sistema numérico composto por apenas dois dígitos, 0 e 1, sendo a base da representação de informações em computadores. Saiba mais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como funciona o sistema de Código Binário e saiba como interpretar

Com a globalização e a disseminação de tecnologias, a linguagem digital se espalhou pelo mundo e está presente em todos os cantos, o queimpacta direta e indiretamente a qualidade de vida das pessoas.

Mas, você sabe como surgiu e como funciona essa linguagem que move os computadores, celulares, eletrodomésticos e tudo de mais tecnológico que lidamos no nosso dia a dia? Então, chegou o momento de conhecer o Código Binário!

Nesse artigo, você poderá entender mais sobre o funcionamento, o surgimento e os mecanismos que compõem essa tecnologia e ainda poderá conhecer quais são os seus principais impactos. Não deixe de conferir os tópicos:

  • O que é Código Binário?
  • Como surgiu o Código Binário? 
  • Como realizar a Codificação Binária? 
  • Quais são os impactos do Código Binário?

O que é Código Binário?

Podemos definir o Código Binário como a linguagem utilizada em computadores, ou seja, trata-se da forma de comando de softwares para que o armazenamento de dados seja feito.

Tal linguagem é denominada “Código Binário” porque um computador é capaz de decodificar apenas dois algarismos: 0 ou 1. Tais que significam dois estados de energia, onde 0 indica a ausência e 1 a presença. 

Dessa forma, o computador entende os termos binários, os quais podem representar inúmeros comandos, visto que todos os demais algarismos e letras serão compostos de códigos com os números 0 ou 1 para a execução de softwares.

Logo, o Código Binário constitui uma linguagem específica que é criada por Desenvolvedores de Softwares, permitindo assim o armazenamento, decodificação e processamento de dados. 

Como surgiu o Código Binário? 

Ao contrário do que muitos pensam, o Código Binário não é uma invenção tecnológica recente: ainda no século III a.C, o matemático Pingala, oriundo da Índia, já criava mecanismo para representar os números de 1 a 8 como 0 e 1.

Já no século XVIII, a Aritmética Binária foi retomada e aprofundada através dos estudos de Gottfried Leibniz, o que foi muito relevante para a disseminação desse conceito. 

Mais tarde, em 1854, o estudioso George Boole teria dado continuidade no estudo do Código Binário e assim, conseguiu detalhar com maior precisão as principais determinações desta ciência na álgebra booleana.

Para concretizar a relevância do Código Binário, em 1937, ele foi aplicado em um computador pela primeira vez, através dos esforços do cientista Claude Shannon, o que revolucionou o uso dessa tecnologia. 

Vale ressaltar ainda que, os estudos para aprimorar a aplicação do dígito BInário só aumentaram desde então, o que é possível ver até hoje nas inovações que são feitas com base nesse recurso, como o código ascii. 

Diante disso, você ficou curioso para entender como funciona o mecanismo de conversão dentro do Código Binário, certo? Então, amplie sua percepção sobre esse assunto conferindo o tópico a seguir! 

Como Realizar a Codificação Binária? 

Para entender a conversão dentro do código binário, antes é necessário relembrar que o sistema numérico (1 a 9) são adequados para a forma representativa de 0 ou 1 para que o sistema binário funcione.

Assim, o primeiro passo para a conversão de um número do sistema decimal para a representação binária é dividir esse número por 2. Ao fazer essa operação, é feita a anotação dos valores de resto até que o quociente seja 1.

Diante disso, os quocientes do maior para o menor devem ser contabilizados e colocados em sequência para que o código binário seja formado. Para ilustrar isso, podemos ver que:

25 = 11001

Para que o processo contrário aconteça, ou seja, que um número binário seja convertido em um número decimal, cada número que compõe a forma binária deve ser convertido em potência de base 2. 

Depois disso, todos os produtos das potências devem ser somados para que o número decimal possa ser redefinido.

Logo, essa linguagem envolve diversas possibilidades de ser desenvolvida e diante disso,  pode ser usada para que um computador execute seu programa.

Para finalizar, não deixe de compreender quais são os principais impactos do Código Binário nos avanços tecnológicos, veja! 

Quais são os impactos do Código Binário?

Como você já deve ter percebido, historicamente o Código Binário foi uma invenção revolucionária que se desdobrou em diversas aplicações do nosso cotidiano. Além disso, podemos destacar outros impactos, tais que são eles:

Linguagem Simplificada

Apesar de que a linguagem de programação é comumente associada a algo muito complexo, o Código Binário veio facilitar o trabalho dos Desenvolvedores, visto que, a representação em zeros e uns é muito eficiente.

Vale ressaltar ainda que, os computadores automatizados criam todo o código binário a partir de comandos, ou seja, o processo de criação da linguagem de programação não é manual e desgastante.

Aplicação em Nanotecnologias 

Você sabia que um chip tem a tecnologia do Código Binário embutida? As nanotecnologias que usamos amplamente hoje, tem uma influência considerável dessa linguagem no seu desenvolvimento.

Além disso, essa tecnologia não é nada restrita: a maioria dos dispositivos eletrônicos que usamos no nosso dia a dia usou a linguagem binária em seu desenvolvimento, o que ressalta a ampla dimensão que ela tomou.

Flexibilidade e Versatilidade 

Em um mundo dinâmico, uma tecnologia versátil e flexível tem muito destaque, afinal, a adaptação às mudanças vem sendo um fator muito valorizado para a aplicabilidade de qualquer conceito.

Dessa forma, assim como o Código Binário foi aperfeiçoado ao longo dos séculos, ainda hoje ele tem essa capacidade de adaptação a diferentes tecnologias, o que confere muita diversidade de aplicação para essa linguagem. 

Aprenda sobre linguagem de dados e se destaque no mercado!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Primeiros passos com Python, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos Com Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.