O que é um Community Manager?
O que faz um Community Manager?
Quais são as principais habilidades de um Community Manager?
Qual é a importância de um Community Manager para as empresas?
Aprenda a empreender!

Aprenda sobre a importância do Community Manager dentro de sua empresa!

Saiba neste artigo como o Community Manager irá ajudar sua empresa a se portar da maneira adequada dentro das comunidades online.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda sobre a importância do Community Manager dentro de sua empresa!

Com a digitalização de vários processos cada vez mais presente dentro das empresas, estão surgindo diversas vagas que anos atrás não existiam, uma delas é a de Community Manager.

Este é o profissional que será importante em todas as empresas que realizam ou querem realizar atividades dentro de comunidades online.

E para ajudar você a entender melhor sobre o tema, separamos os seguintes tópicos:

  • O que é um Community Manager?
  • O que faz um Community Manager?
  • Quais são as principais habilidades de um Community Manager?
  • Qual é a importância de um Community Manager para as empresas?
  • Aprenda a empreender! 

Vamos à leitura?

O que é um Community Manager?

O Community Manager é o profissional responsável por planejar e acompanhar as estratégias, execuções e os resultados dentro das comunidades em que a companhia está inserida.

Esse tipo de profissional também pode ser chamado de gerente de comunidades e o seu conceito está atrelado com a presença da empresa dentro das comunidades online, normalmente sendo dentro das redes sociais.

As redes sociais são um lugar onde é necessário haver conexão, ideais comuns entre as pessoas e identificação para que seja de fato uma comunidade.

Porém este conceito pode se abranger mais, e podemos incluir outras comunidades, como a de colaboradores internos e externos, fornecedores e parceiros.

Dessa forma, independente de qual comunidade seja, ela deverá possuir um profissional que será responsável por desenvolver a coletividade, estreitar os laços entre as pessoas e manter a conexão.

Entendeu o conceito Community Manager, mas ainda não entendeu o que este profissional faz em seu dia a dia? Vamos conferir agora!

O que faz um Community Manager?

O gerente de comunidade é um tipo de profissional que precisa ter uma alta capacidade analítica e sensibilidade para conseguir identificar as oportunidades que surgem dentro das mídias sociais.

É necessário que ele entenda o que os seguidores querem e, após isso, criar uma estratégia com diversas ações para fortalecer a marca.

Dessa maneira, é necessário que o profissional esteja o tempo todo antenado no que a comunidade diz e que ele tenha um alto nível de criatividade para propor ações para se conectar melhor com ela.

Seu trabalho é fundamental em empresas que desejam uma forte presença no digital e que trabalham com estratégias de marketing digital para captar mais clientes.

Em relação às atividades que este profissional costuma executar durante sua rotina, podemos citar:

  • Criar e manter um relacionamento com os seguidores;
  • Analisar a concorrência e monitorar as postagens e novidades do mundo para captar o que as pessoas estão falando;
  • Analisar o público-alvo;
  • Definir as estratégias de marketing das redes sociais, projetando e monitorando-as;
  • Acompanhamento das métricas das publicações do Instagram, Facebook e Twitter;
  • Criar eventos;
  • Criar conteúdo informativo dentro do blog, redes sociais e newsletters;
  • Definir quais são os melhores horários para realizar as postagens, frequência, tipo de conteúdo, entre outros fatores.

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Viu como é necessário que o Community Manager seja um profissional versátil? Sendo assim, é necessário que ele possua algumas habilidades específicas, vamos conferi-las agora!

Quais são as principais habilidades de um Community Manager?

Boa capacidade para se comunicar

Comunicar-se bem é essencial para o gerente de comunidade. A sua principal atividade é gerenciar uma comunidade que possui diversas pessoas. Ou seja, é fundamental que tenha uma ótima comunicação, ao contrário, não será possível garantir uma boa execução do trabalho.

Além disso, é necessário que o estilo de comunicação esteja de acordo com o que a comunidade busca.

Empatia

É necessário que as redes sociais sejam gerenciadas por uma pessoa com empatia, para que ele realmente possa se colocar no lugar da comunidade e, assim, buscar as melhores soluções para os problemas dos fãs.

Moderação

As empresas não querem que seu perfil dentro das redes sociais seja impulsivo, pois poderá causar muitos conflitos e até mesmo uma crise.

E é exatamente por isso que é importante a habilidade de moderação para um Community Manager, buscando até mesmo uma melhor humanização da marca.

Versatilidade

O Community Manager precisa ter conhecimento de Marketing, Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade para desempenhar bem seu papel, além de ter facilidade de lidar com novas ferramentas e tecnologias com o objetivo de facilitar seu trabalho.

Visão do mercado e concorrentes

É preciso estar sempre ligado nas notícias e tendências do setor da empresa. O que o concorrente faz pode garantir diversos insights para uma melhor atuação com o seu público.

Dedicação o tempo todo

É necessário que os Community Managers estejam preparados e atentos o tempo todo independente da hora, para gerenciar qualquer tipo de ameaça que venha surgir. Dessa forma, ele jamais deve se desconectar completamente do seu trabalho.

A grande vantagem é que algumas ações podem ser tomadas diretamente do celular, não sendo necessário ir até o escritório ou para casa.

Se você leu este artigo até aqui já deve estar imaginando o quanto este profissional é importante dentro da companhia. Portanto, vamos conferir mais detalhadamente sobre isso.

Qual é a importância de um Community Manager para as empresas?

Todos nós concordamos que as mídias sociais possuem grande importância em uma estratégia digital, não é mesmo? Sendo assim, podemos afirmar que o Community Manager tem um papel essencial para o desenvolvimento dos processos dentro da internet.

Além de estruturar os conteúdos das redes sociais, é ele quem irá ficar a frente de todo e qualquer processo de gerenciamento das mídias sociais.

Será ele o responsável por criar os processos que irão garantir a comunicação social adequada da marca com o público nos diferentes canais de comunicação, passando a credibilidade necessária e garantindo a conversão de novos clientes e parceiros.

Além disso, um bom Community Manager deve gerenciar as eventuais crises que venham ocorrer, analisar o sentimento do público perante a marca e administrar os comentários nas redes sociais.

Todas essas informações devem ser mostradas em relatórios junto com insights para melhorias dos processos.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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