1. Alinhe os objetivos do seu site
Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, invista em seu conhecimento!
2. Registre um domínio
3. Tenha um planejamento logístico
4. Escolha a plataforma de e-commerce
5. Identidade visual
6. Detalhe melhor a descrição dos produtos
7. Contato
8. Tenha uma versão Mobile!
Ficou interessado? Calma que tem mais!

Como criar um site de vendas para sua empresa? Confira esses 8 passos práticos!

Entenda como criar um site de vendas, ainda que você não tenha experiência com isso, e gere bons resultados para o seu empreendimento!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como criar um site de vendas para sua empresa? Confira esses 8 passos práticos!

Além das redes sociais, uma outra forma de vender na internet é por meio de sites e loja virtuais, pois lá, seu cliente pode navegar à vontade e comprar diretamente seu produto. Sendo assim, criar um site de vendas pode ser o que irá alavancar os resultados da sua empresa.

Antes de visar somente a vendas de produtos, sua plataforma é o maior canal para criar um vínculo e uma relação maior com o seu cliente, por isso o ambiente deve transmitir uma experiência confortável e confiante para ele.

Com o objetivo de te ajudar na criação de um site para sua empresa e vender online, separamos 8 passos definitivos para iniciarseu comércio eletrônico:


1. Alinhe os objetivos do seu site.

2. Registre um domínio.

3. Tenha um planejamento logístico.

4. Escolha a plataforma de e-commerce para seu site.

5. Identidade visual.

6. Detalhe melhor a descrição dos produtos.

7. Contato.

8. Invista na versão Mobile


Vamos à leitura? Confira os 8 passos para criar um site de vendas do zero!

1. Alinhe os objetivos do seu site

A criação de sites pode ser uma ótima forma de fazer com que as pessoas conheçam seus produtos ou serviços, pois o site funciona como se fosse uma vitrine de uma loja, porém, com aluguel mais barato.

O site pode ser tanto apenas de caráter institucional, contemplando informações sobre a empresa, sua história, apresentação dos produtos ou serviços e direcionando o usuário para entrar em contato e efetuar uma compra, quanto um site de vendas online, que possui o nome de e-commerce.

E-commerce significa electronic commerce, de forma abreviada, e basicamente se trata de toda comercialização de bens comerciais através de dispositivos eletrônicos e para isso o seu site deve ser seguro e funcional, tendo em vista que o cliente irá inserir informações pessoais e de pagamento.

Sendo assim, um dos primeiros passos para criar um site de vendas, é saber realmente qual será o objetivo da sua plataforma virtual.

Algo que irá diferenciar seu site no quesito qualidade é a sua gestão. É importante que o painel seja de fácil acesso e tenha todos os recursos necessários para seu negócio online, como acompanhar as vendas, logística de estoque e pedidos.

Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, invista em seu conhecimento!

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Voltemos à leitura…

2. Registre um domínio

O segundo passo para criar um site de vendas é definir o domínio. O domínio nada mais é que a identificação do seu site dentro da web (www.dominio.com.br), ele representa o primeiro contato do seu cliente com sua loja. Portanto, é importante que o domínio tenha uma boa indexação, não seja tão longo e tenha uma fácil memorização.

Em geral, os domínios costumam ser iguais ao nome da loja, para transmitir confiança e autoridade, mas existem casos onde isso não é possível, nessas situações, é necessário pensar em um endereço virtual que representa a identidade digital da marca.

Hoje no mercado, existem diversas empresas que registram domínios, como por exemplo:

  • Hostgator;
  • LocaWeb;
  • Registro.br;
  • Hostinger.

Os custos para manter o registro online são variados e existem ferramentas que verificam se o domínio pretendido já está em uso ou não.

3. Tenha um planejamento logístico

Empreender online, na maioria das vezes, exige que você envie o produto para seu cliente de alguma forma. Dessa forma, é necessário estar ciente que haverá custos com frete e isso precisa ser um diferencial para que o usuário decida comprar com você.

Portanto, é necessário definir os fornecedores. É importante que seja alguém de confiança, que não irá atrasar as entregas e irá garantir um produto de qualidade. Também é necessário definir quem irá realizar as entregas e quais regiões serão atendidas.

Hoje podemos encontrar três principais formas de frete, sendo elas:

  • Correios
  • Transportadoras 
  • Gateways de Frete

Vale ressaltar que enviar os produtos de forma bem embalada, de maneira que não danifique ao longo do caminho, pode ser um grande diferencial para sua empresa.

4. Escolha a plataforma de e-commerce

Uma plataforma gratuita, na maioria dos casos, irá adicionar seu nome junto ao domínio de seu site, isso tende a ser péssimo para o marketing digitalde sua empresa, pois não irá transmitir profissionalismo, além de que, as plataformas gratuitas costumam possuir muitas limitações para o usuário e para os gestores do site e também possuem segurança limitada.

Imagine uma situação em que você, ao lançar o seu produto e fazer efetivamente um marketing digital em suas redes sociais, recebe muitas visitas e muitos pedidos de produtos, no entanto a sua plataforma sobrecarrega e não funciona por um dia inteiro, pense em quantas vendas você deixou de fazer e o quanto de dinheiro perdeu pela escolha mal feita da plataforma.

Portanto, vale a pena investir em uma boa plataforma de ecommerce ou contratar uma empresa especializada na construção de site de vendas.

5. Identidade visual

A identidade visual é constituída pelas cores da sua marca e pelo logotipo. Esses elementos fazem com que o cliente identifique sua marca e a guarde em sua mente. As cores são utilizadas como gatilhos mentais para estimular o seu cliente a se lembrar de seus produtos assim que visualizar sua cor em qualquer lugar.
Um bom exemplo disto são as cores da Google, do McDonald’s, do Burger King e até da Netflix.

A pessoa responsável por realizar esta função é o designer gráfico, ele irá estudar diversas informações da sua empresa e criar a identidade visual de modo que represente sua loja online.

Inúmeras plataformas oferecem ao usuário modelos de layout padrão, necessitando apenas adicionar as informações da sua empresa e alterar as cores. Isso diminui muito o custo, trabalho e tempo, porém, nem sempre será o melhor resultado.

6. Detalhe melhor a descrição dos produtos

Com certeza você já passou pela situação de querer comprar um produto em um site, mas as informações que continham na descrição não foram suficientes para tirar suas dúvidas e realizar a compra.

Não basta apenas ter informações completas sobre sua loja, é necessário também inserir informações completas e objetivas sobre o produto que está vendendo, afinal, nesse ambiente não existem vendedores ajudando o cliente em suas dúvidas.

Portanto, use imagens e descreva da melhor maneira possível, realizando pesquisas para descobrir quais informações os clientes se interessam mais e também quais termos eles mais procuram.

7. Contato

É de extrema importância que ao criar uma loja virtual você tenha definido de maneira clara as formas de contato com o cliente que o site irá possuir.

Existem inúmeras formas de contato, através de telefone, chat online, whatsapp, redes sociais e até mesmo assistente virtual. Portanto, represente de maneira clara dentro de seu site todas as formas de contato possíveis e procure responder de maneira mais rápida seus clientes.

Sem dúvidas, ter boas formas de atendimento online irá garantir um enorme diferencial para seu site. Além disso, procure também recolher feedbacks e estudar melhorias com base neles.

8. Tenha uma versão Mobile

Mobile, que significa móvel em português, já é a versão mais popular entre os usuários e mais de74% dos internautas realizam compras pelo por ele. Por isso é essencial desenvolver uma versão que funcione bem para os seus clientes.

Ter um site responsivo significa que ele vai funcionar bem tanto em computadores quanto em celulares.

Sendo assim, se certifique que usuários mobile irão ter uma ótima experiência ao navegar em seu site, afinal, já é realidade que hoje as pessoas utilizam mais dispositivos mobile do que computadores para navegar na internet.

Ficou interessado? Calma que tem mais!

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

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Gatilhos Mentais Para Vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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