7 passos para criar um produto no mercado

Confira 7 incríveis passos de como criar um produto inovador no mercado!

Aprenda neste artigo quais são os passos que você deverá seguir para criar um produto disruptivo e inovador em seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Confira 7 incríveis passos de como criar um produto inovador no mercado!

Você já identificou um problema que as pessoas passam mas não soube como prosseguir para criar algo que solucionasse o problema do mercado?

Muitas empresas acabam fechando as portas em seus primeiros anos justamente por não seguir uma estrutura em busca de responder se realmente essa solução é necessária para o cliente.

Saiba que é possível seguir um passo a passo de maneira estruturada para criar o seu produto inovador e lançar no mercado. Portanto, este artigo tem o objetivo de ajudar você a criá-lo através dos seguinte passos:

  1. Brainstorming para a geração de ideias
  2. Validação da ideia
  3. Prototipação
  4. Análise de mercado
  5. Desenvolvimento de produto
  6. Tenha uma boa estratégia de marketing
  7. Lançamento

Vamos à leitura?

7 passos para criar um produto no mercado

Em geral, existem diversos esquemas definidos que ajudam as pessoas a criar um novo produto no mercado.

Um dos mais famosos é o Modelo de Negócios Canvas. Também devemos contar com um bom designer de produtos dentro da equipe.

Confira o eBook Business Model Canvas e aprenda desenvolver e esboçar novos (ou já existentes) modelos de negócios.

O CANVAS ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Neste eBook, entenderemos o modelo de negócio que é cada vez mais importante no mundo corporativo, que procura esclarecer os principais fatores envolvidos na criação e funcionamento de um empreendimento a aprenderemos a aplica-lo em nossos negócios.

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Vamos agora ao que interessa e conferir 7 passos para criar novos produtos no mercado?


1. Brainstorming para a geração de ideias


Para que seja possível desenvolver um produto é necessário ter uma ideia. Essa ideia pode ser gerada a partir das dores de um usuário.

Existe uma técnica muito importante para a geração de ideias, ela é chamada de brainstorming.

O Brainstorming, também caracterizado como uma "tempestade de ideias", é um método usado para criar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos.

A técnica propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um consenso na solução de problemas, sem que haja julgamentos.

Ou seja, esse é o momento para o time liberar a criatividade e buscar pela maior quantidade de insights possível, mas é claro que, levando em consideração alguns direcionamentos, como por exemplo: tendências do mercado, dores dos clientes, público alvo e objetivos do negócio.

Essas ideias podem surgir levando em consideração a voz do cliente, concorrência, tendências do mercado, entre outros pontos.


2. Validação da ideia


Não basta apenas ter as ideias e não saber se essas ideias realmente conseguem agregar valor ao usuário ou acabar com a sua dor.

Portanto, é hora de validar muito bem essa ideia, ou um conjunto de ideias.

Validar o produto garante que você está criando algo pelo qual as pessoas irão pagar e que você irá ganhar dinheiro. É possível validar as ideias de diversas maneiras, por meio de:

  • Conversas com amigos e familiares;
  • Coleta de feedback por meio de pesquisas de mercado;
  • Uma campanha de crowdfunding;
  • Pedir feedback em fóruns de internet;
  • Ir até o campo e entrevistar as pessoas para constatar se ela realmente possui essa dor;
  • Pesquisar a demanda através do Google Trends;
  • Criar uma página do tipo “em breve” para observar o interesse do público.

Todas as informações adquiridas servirão para você avaliar a demanda do produto, além do nível da concorrência e concluir se o produto irá fazer sentido para o usuário ou não. Caso não, será necessário começar o ciclo novamente.


3. Prototipação


Com a ideia validada, você pode enfim partir para a prototipação de seu produto para realizar o teste de conceito preliminar.

Isso o ajudará a identificar se o público consegue compreender o objetivo do produto e se ele é capaz de solucionar seus problemas.

Nesta fase, você pode realizar pesquisas de satisfação interna e externa, enviar questionários no e-mail e realizar mais entrevistas.

Na área de tecnologia da informação e desenvolvimento de software, é comum utilizar um MVP (Minimum Viable Product). O MVP utiliza um protótipo que apresenta a menor quantidade de recursos possível para testar se o produto atende as necessidades e as dores do cliente.

Entretanto, o MVP também pode ser aplicado em outras áreas. Por exemplo, caso o produto seja um componente mecânico, você poderá testar esse produto com materiais mais baratos e fáceis de fabricação para ser seu MVP.


4. Análise de mercado


Com o MVP validado você pode partir para a análise de mercado.

Nesta etapa, serão realizados estudos de viabilidade econômica e financeira, com o objetivo de determinar os custos e retorno sobre o investimento que o produto trará com o passar do tempo.

Além disso, também devemos analisar a concorrência e público alvo e criar o seu plano de negócio, com as estratégias, objetivos e metas para o empreendimento.


5. Desenvolvimento de produto


Aqui é onde toda a ideia do produto será enfim consolidada e o produto desenvolvido.

Nesta etapa, será necessário criar a marca, fabricar o produto, desenvolver embalagem, além de questões burocráticas, como por exemplo: patentes, certificações, manuais e licença.


6. Tenha uma boa estratégia de marketing


Apesar deste passo estar posteriormente ao passo “Desenvolvimento de produto” é necessário que eles aconteçam em paralelo. De nada adianta ter um produto incrível e depois não saber como divulgá-lo da maneira correta.

E é exatamente por isso que é necessário que você tenha um ótimo plano de marketing. O marketing é essencial para que sua solução se torne conhecida e notada pelos consumidores.

Nesta etapa, você pode até mesmo usar a psicologia das cores na sua identidade visual em suas redes sociais e campanhas com o objetivo de atrair da melhor forma possível seus clientes.

Além disso, o marketing de conteúdo pode ser uma ótima maneira de garantir a autoridade de sua empresa na área de atuação, por meio de publicações nas mídias sociais e e-mail marketing.


7. Lançamento


Chegou a tão esperada hora de lançar o produto no mercado no momento que foi planejado, de acordo com diversos estudos e oportunidades encontradas.

Caso todos os passos anteriores forem realizados da forma correta, sem “achismos”, sem dúvidas seu produto terá grande sucesso no mercado.

Nesta etapa, é importante criar uma campanha de lançamento de produtos de maneira estruturada, que consiga atingir de maneira assertiva seu público algo com a correta mensagem.

Mostre o quão inovador é seu produto na resolução dos problemas da vida de seus clientes.

Antes disso, é necessário que internamente sejam coletadas as melhores ideias, para que as melhores sejam selecionadas e aplicadas. Reuniões de Brainstorming são ideais para isso!

Com esse intuito, disponibilizamos para você a Planilha Brainstorming e seleção de ideias, confira clicando no banner abaixo:

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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