Mesmo sendo tão importante, muitas pessoas não sabem como elaborar uma pesquisa de mercado ou até mesmo negligenciam a importância dessa ferramenta.

Quanto mais informações sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do empreendimento, tendo muito mais chances de sucesso.

Porém, assim como é importante fazer a pesquisa quantitativa, também é importante saber analisar os resultados. Para isso, você pode utilizar o Excel para obter gráficos que vão tornar seu entendimento muito mais simples.

Então, continue lendo esse artigo para aprender como fazer o cadastro eficiente da sua pesquisa de mercado que foi realizada, por meio de uma planilha no Excel, que também irá te oferecer informações estatísticas para análise do mercado.

 

O que é pesquisa de mercado?

 

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta extremamente importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Ela oferecerá informações relevantes sobre qual mercado o seu tipo de negócio se encaixa e qual a compatibilidade dele com o público alvo. 

Por meio dessas informações, as decisões tomadas pela empresa se tornam mais efetivas e menos arriscadas. 

 

Como fazer uma pesquisa de mercado no Excel?

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha que disponibilizamos para você. 
A planilha é completamente editável para que você possa fazer as adaptações necessárias à sua realidade e começar a fazer a pesquisa de mercado agora mesmo!

Está esperando o que? Basta clicar na imagem abaixo!

Planilha de pesquisa de mercado

 

Veja na vídeoaula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

 

Passo a passo para que você elabore a pesquisa de mercado no Excel

 

A página inicial da planilha de pesquisa de mercado possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Perguntas

 

A primeira aba, denominada Perguntas, servirá para cadastrar as perguntas a serem feitas para os clientes, com a finalidade de traçar diferentes perfis do mercado, além de cadastrar também as possíveis respostas para as mesmas.

 

Planilha de pesquisa de mercado

 

  • Pergunta: Esse campo deverá ser preenchido com a respeito do cliente. A informação desse campo deverá ser clara a objetiva. Ex.: sexo, idade;

 

  • Respostas: Indicar as possíveis respostas para pergunta, conforme exemplo acima. Há campos para cadastros de até sete respostas por pergunta.

 

Pesquisas

 

As informações das pesquisas, com base nas perguntas cadastradas na aba anterior, devem ser registradas na aba de Pesquisa. O importante é ter todas as perguntas respondidas, para assim proporcionar uma análise estatística interessante.

Vale ressaltar, que as perguntas da aba Perguntas irão automaticamente para esta aba, sendo necessário apenas selecionar a resposta ideal para cada entrevistado.

 

Planilha de pesquisa de mercado

 

Panorama

 

Por fim, a aba Panorama visa apresentar de forma gráfica os perfis de entrevistados de acordo com cada resposta. A importância dessas informações é proporcionar análises para definição de estratégias de mercado, uma vez que, quanto maior o conhecimento sobre o mesmo, mais será a probabilidade de tomar decisões assertivas.

Vale ressaltar que essa aba é totalmente automática. Os gráficos irão se alterar de acordo com a quantidade de respostas obtidas por pergunta, bem como a porcentagem de distribuição, conforme pode ser observado nos exemplos a seguir.

 

Planilha de pesquisa de mercado

 

Planilha de pesquisa de mercado

 

Pronto para criar sua pesquisa?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder  você não pode perder a chance de fazer a nossa formação Master em Excel!

Com ela, através de uma abordagem 100% prática, você terá  uma imersão completa nessa ferramenta, aprendendo desde os conceitos básicos até os recursos mais avançados, te proporcionando as habilidades necessárias para alavancar resultados! 

Está esperando o que? Não perca tempo e clique no botão abaixo para começar o curso!

 

Formação Master em Excel

 

Esse artigo foi útil para você? Conta pra gente!