A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta extremamente importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Mesmo sendo tão importante, muitas pessoas não sabem como elaborar uma pesquisa de mercado, ou negligenciam a importância dessa ferramenta.

Quanto mais informações sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do empreendimento, tendo muito mais chances de sucesso.

Porém, assim como é importante fazer a pesquisa quantitativa, também é importante saber analisar os resultados. E para isso, você pode utilizar o Excel para obter gráficos que vão tornar seu entendimento muito mais simples.

Então, continue lendo para aprender como fazer o cadastro eficiente da pesquisa realizada através de uma planilha no Excel, que também irá te oferecer informações estatísticas para análise do mercado.

 

Faça junto com a gente!

 

Para ler o artigo de forma dinâmica que tal fazer o passo a passo com a gente? Para facilitar sua vida, disponibilizamos uma planilha gratuita, na qual você pode começar a fazer a pesquisa de mercado agora mesmo!

A planilha é 100% gratuita e completamente editável para que você possa fazer as adaptações necessárias à sua realidade.

Está esperando o que? Baixe logo, leia os estudos e aproveite!

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

 

Entenda a ferramenta

 

A página inicial da planilha de pesquisa de mercado possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Perguntas

 

A primeira aba, denominada Perguntas, servirá para cadastrar as perguntas a serem feitas para os clientes, com a finalidade de traçar diferentes perfis do mercado, além de cadastrar também as possíveis respostas para as mesmas.

 

 

  • Pergunta: Esse campo deverá ser preenchido com a respeito do cliente. A informação desse campo deverá ser clara a objetiva. Ex.: sexo, idade;

 

  • Respostas: Indicar as possíveis respostas para pergunta, conforme exemplo acima. Há campos para cadastros de até sete respostas por pergunta.

 

Pesquisas

 

As informações das pesquisas, com base nas perguntas cadastradas na aba anterior, devem ser registradas na aba de Pesquisa. O importante é ter todas as perguntas respondidas, para assim proporcionar uma análise estatística interessante.

Vale ressaltar, que as perguntas da aba Perguntas irão automaticamente para esta aba, sendo necessário apenas selecionar a resposta ideal para cada entrevistado.

 

 

Por fim, a aba Panorama visa apresentar de forma gráfica os perfis de entrevistados de acordo com cada resposta. A importância dessas informações é proporcionar análises para definição de estratégias de mercado, uma vez que, quanto maior o conhecimento sobre o mesmo, mais será a probabilidade de tomar decisões assertivas.

Vale ressaltar que essa aba é totalmente automática. Os gráficos irão se alterar de acordo com a quantidade de respostas obtidas por pergunta, bem como a porcentagem de distribuição, conforme pode ser observado nos exemplos a seguir.

 

 

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!