Dentro das organizações é comum receber feedbacks para que o desempenho seja aprimorado e qualidade do serviço prestado aumente.

A prática de dar feedbacks é bem comum entre os membros de uma empresa, mas, alguma vez, você já pensou em dar um feedback para o seu chefe?

Essa é uma prática que tem sido empregada em algumas organizações e os resultados são promissores, pois assim todos podem melhorar a sua performance.

Algumas pessoas podem encontrar dificuldades na hora de dar esse feedback, principalmente porque estamos falando do seu superior. Mas, para que você possa se sentir preparado para este momento, separamos algumas dicas. 

Veja o que vamos abordar neste artigo:

  • Para que serve o feedback?
  • Como escrever um bom feedback para o seu chefe?
  • 7 dicas para escrever um feedback para o seu chefe;
  • Como me preparar para dar um feedback para o meu chefe?

 

Vamos quebrar algumas barreiras de comunicação?

 

Para que serve o feedback?

 

O feedback serve para a melhoria contínua.

Ele promove mudanças comportamentais, o que melhora a performance do profissional bem como a sua motivação.

O feedback é um retorno a ser dado a respeito de atividades, de projetos e de atitudes. Sendo esse para o seu chefe/líder, ele precisa ser bem feito para evitar constrangimentos, alcançando os resultados desejados.

Para que você possa identificar e mensurar as ações dos seus colaboradores, separamos para você a nossa Planilha de Avaliação de Desempenho.

Com ela, você poderá analisar o desempenho individual e em grupo dos funcionários, podendo auxiliar na hora de fazer um feedback para o seu chefe.

Clique no banner abaixo e baixe a sua planilha de forma GRATUITA agora mesmo!

Planilha de Avaliação de Desempenho por Competências

 

Agora que já sabemos para que serve o feedback, vamos aprender a escrever o feedback para o chefe?

 

Como escrever um bom feedback para o seu chefe?

 

Quando vamos avaliar uma pessoa, seja ela o nosso colega de equipe ou o nosso superior, é importante fazermos uma autoanálise antes. Não podemos cobrar do outro o que não fazemos, concorda?

Para que você possa ser assertivo em seu feedback, analise o contexto no qual você está inserido, se há a liberdade, a transparência e a abertura para este tipo de interação.

Analisadas essas questões está na hora de pensar quais pontos devem ser abordados.

 

Pontos que devem ser abordados no feedback para o chefe

Antes de escrever o feedback para o seu chefe, alguns pontos devem ser observados, sendo eles:

 

Interação

Um ponto importante a ser observado é se o seu chefe interage com os colaboradores, se ele mantém um relacionamento próximo e aberto, que permite a troca de experiências.

Se ele tiver uma boa comunicação com os integrantes da empresa, elogie a sua atitude, porém, se não for essa a situação, dê sugestões de melhoria.

 

Incentivo

O seu chefe tem uma postura autoritária ou ele é visto como um líder, que incentiva os seus colaboradores a melhorar? 

Essa é uma característica importante que deve ser observada, pois ela pode fazer toda a diferença na cultura da empresa e na produtividade dos funcionários.

 

Comprometimento

Nesse ponto, é interessante você observar se o seu chefe demonstra comprometimento com as suas atividades na empresa. Se ele respeita prazos, se ele comparece aos compromissos e às reuniões no horário marcado.

 

Método

Aqui é importante fazer uma avaliação. Você acha que o método de gestão que o seu chefe utiliza é eficiente? Os prazos que ele estabelece para execução de tarefas é o suficiente?

Se sim, elogie, caso contrário nunca deixe de apontar pontos de melhoria.

 

Habilidades

No quesito habilidade, é importante observar se o seu chefe possui uma boa liderança ou se é necessário torná-la mais eficiente.

 

Observados esses pontos, você já pode montar o seu feedback. Lembre-se sempre de se utilizar da comunicação não-violenta, para que as suas sugestões e suas observações possam ser aceitas.

Você ainda não se sente seguro? Então, confira as dicas que separamos para você escrever o seu feedback!

 

7 dicas para escrever um feedback para o seu chefe

 

Vamos abordar sete tópicos principais na hora de dar o feedback para o seu chefe. São eles:

 

1. Conheça o perfil de liderança do seu chefe 

 

Para dar esse feedback, é importante que você tenha conhecimento sobre o tipo de liderança do seu chefe, para que você saiba a maneira certa de argumentar se utilizando assim a linha de pensamento dele.

 

2. Dê um panorama de como é trabalhar com o seu chefe

 

Antes de começar a dar o feedback, inicie com um pequena introdução falando sobre como é trabalhar com o seu chefe. Utilize frases que sejam relevantes, focando nos pontos positivos neste momento.

Você pode destacar pontos sobre motivação, incentivo e apoio.

 

3. Não fazer julgamentos

 

O feedback não se trata de um julgamento e nem de um momento de desabafo. É preciso focar nas melhorias que podem ser feitas. 

 

4. Não utilize generalizações

 

Um dos princípios da comunicação não-violenta é não generalizar um problema, como, por exemplo, “você sempre faz isso”.

Procure sempre exemplificar a situação ocorrida e seja específico, assim seu feedback será eficaz.

 

5. Faça uso do feedback sanduíche

 

O feedback sanduíche é caracterizado por, primeiro, serem abordados os pontos positivos, depois os de melhoria e, por último, uma colocação positiva novamente.

Desta forma, um clima favorável é criado logo no início, o que pode ajudar o seu chefe a ser mais receptivo às críticas.

 

6. O feedback deve ser uma solicitação e não uma imposição 

 

Seja empático ao dar um feedback. Utilize de uma comunicação assertiva. Não imponha uma opinião e não seja ríspido ou muito enfático no momento de apresentar os pontos de melhoria. 

 

7. Encerre o seu feedback propondo medidas de melhoria

 

Quando você for encerrar as suas colocações, deixe sugestões de ações que poderiam ser desenvolvidas, para que os pontos apresentados como de melhoria possam ser resolvidos.

 

Como me preparar para dar um feedback para o meu chefe?

 

Para escrever o feedback para o seu chefe, é importante se preparar com antecedência, se for preciso treine antes.

E, para que você possa se sentir mais seguro para esse momento, separamos para você o nosso Curso de Comunicação Interpessoal e Feedback.

Com ele, você será capaz de melhorar o seu desempenho individual e dos membros da sua equipe, ter mais assertividade em um diálogo, transmitir ideias de forma clara e utilizar a oratória como ferramenta de alto impacto para a transmissão de informações.

Quer saber o que mais você vai aprender com esse curso? Então, clique no botão abaixo e se inscreva!

Curso de Comunicação Interpessoal e Feedback