A utilização de gráficos é uma ferramenta que auxilia na visualização das informações e na análise rápida dos resultados. Por isso, gráficos são um recurso amplamente usado quando falamos de Microsoft Excel.

A grande dificuldade, porém, é a organização dos tipos de dados de forma clara e a escolha do gráfico adequado para o resultado que se deseja. No decorrer deste artigo serão apresentados alguns gráficos mais utilizados no dia a dia.

Você perceberá que a forma da criação de gráficos é a mesma, independentemente do tipo de gráfico utilizado. Aqui, você aprenderá como fazer um gráfico no Excel para que posteriormente você tenha capacidade de explorar a ferramenta e os vários tipos de gráficos disponíveis. Vamos lá?

 

Assista gratuitamente a nossa vídeo-aula relacionada

 

 

O que é gráfico?

 

Provavelmente, em algum momento da vida, você já ouvir esta palavra, certo? No entanto, você sabe exatamente o que é um gráfico?

Gráfico, segundo o dicionário é algo que diz respeito à grafia, à tipografia, à impressão. É figurado pelo desenho. Diz-se de tudo que se relaciona aos processos de impressão artística: artes gráficas.

Possui como sinônimos as palavras “esquema” e “diagrama”.

Agora que já sabemos o que é, que tal aprender a como fazer um gráfico no Excel? Para isso, separei um exemplo para nos auxiliar.

 

Como fazer um gráfico no Excel? - Exemplo

 

A empresa Meias Brasil possui vários representantes comerciais no Brasil. Para cada representante existe a meta de venda de R$5.000,00 por ano.

Porém, cada representante conseguiu um resultado distinto. Agora, devemos colocar os resultados de forma gráfica para melhor entender o resultado dos representantes. Para isso, temos a seguinte tabela no Excel:

 

 

Gráfico de pizza

 

Primeiramente, vamos criar um gráfico de pizza para entendermos o funcionamento. Vamos então selecionar o intervalo de Vendedor e Vendas, ir na aba Inserir > Gráficos > Gráfico de Pizza 2D, como mostrado abaixo.

 

 

Como tudo na vida, existe uma outra forma de se fazer isso. Dessa forma de como fazer um gráfico no Excel não há a necessidade de selecionar o intervalo de dados. Para isso, deve-se ir na aba inserir > Gráficos > Gráfico de Pizza 2D.

Um gráfico sem nada irá aparecer.  Em seguida devemos selecionar o gráfico gerado e ir na aba Design e depois clicar em Selecionar Dados. Um janela como a da imagem a seguir irá aparecer.

 

 

Devemos clicar no botão Adicionar para adicionar elementos. Uma janela irá aparecer e nela devemos colocar como nome da série: “Vendas”, e nos valores da série devemos selecionar as células que contém os resultados de venda.

Para finalizar, devemos clicar em editar os rótulos do Eixo Horizontal (Categorias) e selecionar as células que contém os nomes dos vendedores. Assim, temos o nosso gráfico de pizza.

 

 

Gráfico de Coluna e Linha

 

A criação de qualquer gráfico, segue a mesma lógica do gráfico de pizza, precisando executar os mesmos procedimentos. Agora, vamos juntos aprender a como fazer um gráfico no Excel com duas séries de dados.

Para isso, devemos selecionar toda a tabela e ir na aba Inserir > Gráficos > Gráficos de Colunas > Colunas Agrupadas. E assim, será gerado o gráfico de barras da figura a seguir.

 

 

Porém, é mais comum termos a meta como linha, para melhor compararmos com os resultados da venda.

Para fazer isso no Excel é simples: vá até o gráfico, clique em qualquer coluna da meta, que todas serão selecionadas. Então, é só ir em na aba Design e clicar em Alterar o tipo de gráfico. Uma janela como a seguir irá aparecer.

 

 

Agora, devemos mudar o tipo de gráfico para Meta para linhas, ao invés de Colunas Agrupadas. Depois é só clicar em OK, que o gráfico irá mudar.

 

 

Formatando Gráficos

 

Além de se criar gráficos, podemos formatá-los para termos as informações disponibilizadas da forma mais adequada a nossas necessidades.

Algumas das principais formatações envolvem alterar cores, nome do título, legenda, rótulo de dados, linhas de grade etc. Irei te mostrar como fazer algumas delas.

Devemos abrir o gráfico de colunas e linhas feito anteriormente, e para mudar a cor, basta selecionar a coluna ou a linha, ir na aba formatar e clicar em preenchimento da forma. Você, então, pode selecionar a cor que preferir.

 

 

Para mudar o nome do gráfico, basta dar um duplo clique em Título do Gráfico, que se encontra na parte superior. Deve-se colocar o nome que preferir, por exemplo “Venda vs Meta”.

Para mudar a legenda, rótulo de dados, eixos, entre outras funcionalidades, precisamos clicar no gráfico que um botão “+” irá aparecer na parte superior à direita do gráfico. Nesse botão, podemos acrescentar ou retirar algumas funcionalidades, como as citadas anteriormente.

 

 

Por fim, podemos alterar qualquer fonte do título ou legenda, da mesma forma que qualquer documento Microsoft. Basta selecionar e ir no menu principal para alterar.

 

Saiba mais

 

Agora que você já sabe como fazer um gráfico no Excel, já sabe também que o procedimento para criação dos mais diversos tipos de gráficos é bem similar, não é mesmo?

Mas que tal aprender ainda mais sobre Excel e outros tipos de Dashboards para melhor apresentar os seus dados?

Por isso, te convido agora a se inscrever no curso online do Grupo Voitto sobre Especialistas em Dashboard de Gestão. Nele, você irá aprender sobre inúmeras possibilidades de gráficos e formas diferentes de se apresentar cada tipo de informação.

 

 

Não deixe de nos presentear com seu comentário. Conte para mim o que você achou desse post e me ajude a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!