Já presenciou ou ouviu falar da aplicação do Lean Seis Sigma no setor de serviços?

Na minha carreira profissional como consultor Master Black Belt, uma das perguntas que mais escuto é:

Minha empresa pode implementar o Lean Seis Sigma?” 

A resposta é SIM, qualquer empresa pode implementar o Six Sigma!

O Lean Seis Sigma é uma metodologia que tem crescido cada vez mais e com isso tem sido implementado nas mais diversas áreas que você pode imaginar.

E para te ajudar a entender melhor sobre isso, neste artigo vou te explicar porque essa metodologia pode ser aplicada nos mais diversos setores, incluindo nas organizações de serviços.

Mas antes de começarmos, se você ficou curioso sobre o assunto e quer saber mais sobre como funciona essa aplicação na prática, fizemos um ebook completo com um estudo de caso para facilitar a compreensão deste tipo de aplicação da metodologia. Clique no botão abaixo e confira!

Preparado para entender melhor como funciona a aplicação do lean seis sigma no setor de serviços? Então vem comigo!

 

Por onde começar?

 

O primeiro passo para começar a entender a aplicação do lean seis sigma no setor de serviços é ter em mente que serviços são como produtos. Com isso, é de suma importância valorizar a qualidade do que você oferece para o seu cliente!

Então, é claro que a metodologia de melhoria contínua Lean Seis Sigma pode potencializar seus resultados de produção e ganhos – consequentemente, atender melhor seus clientes e ainda aumentar o alcance da sua marca.

Acredite: o primeiro desafio para a implementação do Lean Seis Sigma no setor de serviços é, na verdade, a própria empresa compreender que a metodologia não é aplicável apenas na indústria, mas que esta é uma estratégia gerencial com o objetivo de aumentar a performance e a lucratividade de empresas de diversos setores.

Os desperdícios cotidianos em sua empresa podem impactar a vida dos colaboradores, mesmo que isso não seja percebido com clareza. Ou seja, ao transformar as relações de trabalho, a metodologia acompanha o modo como enxergamos o que fazemos: os resultados tornam-se visíveis e compensadores. 

 

Quais os desafios mais comuns durante a implementação do Lean Seis Sigma no setor de serviços? 

 

Segundo Cristina Werkema, uma das maiores especialistas e pioneira na implantação do Seis Sigma no Brasil, a principal barreira para a implementação do Lean Seis Sigma em empresas de serviços é a mentalidade e a atitude.

Para ela, os principais desafios enfrentados por empresas de serviços durante a implementação da metodologia são:

 

  • Processos de trabalhos invisíveis, mal definidos ou mal documentados: registrar como as coisas acontecem é importante para que todos saibam o que ocorre no trabalho, assim, erros não se repitam. Esses materiais permitem que ganhos e perdas sejam medidos, analisados e repassados;

 

  • Grande facilidade de mudanças no trabalho e procedimentos aplicados: se não existe um registro sobre a lógica de funcionamento, o movimento de trabalho acaba sempre mudando – e isso não significa uma melhora, já que não existe avaliação; 

 

  • Sistemas de medição ausentes ou mal definidos: isso acaba resultando na falta de dados confiáveis. A forma como os números são mensurados precisa seguir um padrão, para que você possa fazer uma avaliação e compará-los;

 

  • Processos que envolvem muitas intervenções humanas: se é possível sistematizar o processo, porque correr o risco de erros e variabilidade, não é? Quando você determina informações, torna-se mais fácil identificar suas necessidades;

 

  • Dificuldade de traduzir os ganhos dos projetos Lean Seis Sigma em ganhos financeiros: o investimento na metodologia significa reduzir inúmeros gastos e erros totalmente evitáveis. São perdas diárias que podem ser extinguidas, a empresa evolui como um todo!   
     

Pense sobre o que foi dito até aqui. Você se identifica com algo? Será que o foco dos seus esforços está direcionando o alvo certo? Existem caminhos claros e certeiros que podem ser seguidos!

A aplicação dessa metodologia acontece em diversos setores, o que precisamos entender é como adaptá-la à cada tipo de empresa. Afinal, cada uma tem a sua cultura e suas especificidades.

Então, é importante quando está se pensando em implementar o seis sigma na empresa, discutir isso com a alta administração, entender qual o objetivo da empresa com o seis sigma e quais são os resultados esperados.

 

Questionamentos importantes

 

Antes e durante a implementação do Lean Seis Sigma no setor de serviços é necessário que você tenha as respostas de alguns questionamentos que irão definir o progresso e sucesso ou não do seu projeto, como:

 

  • Qual é o problema?

  • Qual é o indicador?

  • Qual é a meta do projeto?

  • Quais serão os ganhos potenciais do projeto?

  • Quais são as possíveis soluções?

  • As metas especificadas foram alcançadas ao final?

  • Qual foi o retorno financeiro?

 

Através dessas perguntas, você irá conseguir administrar de maneira mais eficiente a implementação do seu projeto dentro da empresa.

No ebook “Como implantar o Lean Seis Sigma no setor de serviços?”, que disponibilizamos para você, tem um estudo de caso detalhado que exemplifica as respostas para cada um desses questionamentos. Então depois dá uma conferida lá!

 

Dê o primeiro passo através da sua qualificação!

 

Já existe comprovação de aplicação do Lean seis sigma no setor de serviços e também em vários outros setores, como por exemplo nas empresas Walmart, lojas americanas, submarino, empresas de Contact center, hospital Albert Einstein em SP, Weber Pardini, dentre muitas outras.

Com isso, é notório a evolução e expansão da metodologia lean seis sigma em todo o mundo.

Então, não perca mais tempo e comece agora a sua qualificação através do treinamento GRATUITO de  White Belt em Lean Seis Sigma. Clique no botão abaixo e garanta a sua inscrição!

Temos também um artigo completo falando sobre todas as certificações que existem no Lean Seis Sigma, se ficou interessado, clique no link abaixo:

Ah e antes de ir embora, não esqueça de deixar o seu feedback ou dúvida sobre a aplicação do lean seis sigma no setor de serviços aqui embaixo =) .