5 dicas para se destacar
Destaque-se ainda mais se capacitando conosco!

Confira 5 dicas para mulheres se destacarem em um ambiente sexista

Como é possível se posicionar no mundo do trabalho, combater o assédio moral e se destacar em um ambiente sexista? Confira!

Flávia Favalle
Por: Flávia Favalle
Confira 5 dicas para mulheres se destacarem em um ambiente sexista

Que nós mulheres, ainda não alcançamos a igualdade de gênero e não desfrutamos de ambientes igualitários no mercado de trabalho, não é nenhuma novidade, certo? Afinal de contas, mulheres ainda são minorias em posições de liderança (73% vs 27%, segundo o IBGE) e tendem a receber em média 77% do rendimento dos homens para exercer as mesmas funções.

Vivemos os reflexos de uma sociedade patriarcal, onde prevalecem as relações de poder e domínio dos homens e,  mudar esse cenário é uma tarefa que cabe a homens e mulheres, especialmente àqueles que ocupam cargos de liderança para que haja uma mudança de mentalidade na nossa sociedade.

As violências podem acontecer de inúmeras formas, as mais comuns são aquelas feitas em tom de piada, no geral, parecem inofensivas, mas aos poucos, passam a despertar uma sensação de intimidação, insuficiência, medo e insegurança.

As interrupções também possuem destaque nesse ranking de péssimos hábitos, além disso, perguntas sobre o desejo de ter filhos ou explicações excessivas sobre temas que já são conhecidos, tendem a indicar que você talvez você não domine o assunto em questão.

Este artigo, portanto, tem como principal objetivo, oferecer dicas práticas e acionáveis para que cada vez mais mulheres possam se destacar em um ambiente sexista e  ocupar os espaços que desejam. Confira no próximo tópico!

5 dicas para se destacar 

Como uma forma de auxiliar você mulher, que deseja ser reconhecida no empregoe ainda se destacar perante a um ambiente extremamente machista, trouxemos 5 dicas para te ajudar nesse processo!

1. Conhecimento nunca é demais

O conhecimento liberta, portanto, leia, pesquise, pesquise mais, faça cursos treinamentos, não tenha preguiça de buscar informações, não tenha medo de não saber tudo e não se sinta receosa para fazer questionamentos sobre pontos que não ficam claros para você.

Mantenha-se curiosa, disposta a aprender, foque no seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois a combinação entre ter boas habilidades técnicas e boas competências comportamentais, devem inevitavelmente te colocar em um lugar de destaque. Não hesite em seguir de forma determinada em busca das suas conquistas.

2. Invista no autoconhecimento

A pessoa que você é hoje, é a soma do meio que você viveu, das suas experiências, interesses e decisões, portanto, refletir sobre os momentos da sua história e fazer questionamentos sobre o porquê de algumas escolhas, pode ser um bom exercício se você está em busca de se tornar alguém com mais autonomia e independência emocional.

Além disso, quando viável, ter o acompanhamento de uma psicóloga ou terapeuta, é muito válido para que vocês busquem exercícios para que você se perceba competente para realizar uma determinada atividade.

Conscientizar-se de quais crenças limitantes relacionadas à insuficiência, à necessidade de agradar o tempo todo, a dependência de validação social também podem trazer um outro nível de autoconhecimento e confiança.

3. Tome decisões baseadas em dados

É comum ouvirmos no ambiente de trabalho que “sem dados, o que você tem é apenas uma opinião!” portanto, além de desenvolver inteligência emocional, embase seus posicionamentos em dados, tenha números para apresentar e sustentar as suas decisões.

Ser data-driven ou fazer uma gestão orientada por dados,  é fundamental para trazer uma visão mais clara na hora de tomar decisões importantes.

Desenvolver novos produtos, otimizar a produtividade do time ou reduzir custos e de quebra, diminuir as brechas para questionamentos incoerentes, aqueles com cara de mansplaining, muito comuns quando certos “achismos” são contrariados.

4. Construa uma rede de mulheres inspiradoras

Conheça a história de mulheres no mercado inspiradoras, ouça as mulheres que estão próximas a você, pratique a sororidade em todos os níveis e formas.

Ofereça apoio, faça elogios, respeite os gostos, apoie o trabalho feminino e, claro, ofereça aquela palavra que serve de empurrãozinho quando você nota que só falta aquele tanto de coragem pra seguir adiante quando a síndrome da impostora bate, sabe?

Coragem para buscar a vaga dos sonhos, para pedir o aumento que é devido, para sinalizar para alguém que tal atitude não é aceitável.

5. Compartilhe com os outros suas conquistas

Compartilhar fatos e projetos bem sucedidos que foram geridos por você não deveria ser visto como algo feio, certo? Certíssimo, no entanto, nem sempre a autopromoção é percebida de maneira positiva.

Lembra quando você era instruída para “não contar vitória” porque muito provavelmente você seria percebida como alguém arrogante? Pois é, essas frases, quando assimiladas como verdades, passam a afetar negativamente o seu comportamento.

Possivelmente, se você já enfrentou dificuldades para se apresentar para pessoas desconhecidas, ou mesmo citar suas conquistas em processos seletivos, saiba que isso pode ser um resultado desses estigmas.

Ser arrogante tem relação com a forma forçada e com o objetivo de diminuir o valor das outras pessoas, como se você fosse alguém superior. Já a autopromoção é simplesmente uma habilidade em reconhecer e ter consciência das suas singularidades.

Portanto, é muito importante que você se aproprie disso e busque boas oportunidades para contar com orgulho sobre as conquistas e aprendizados.

Destaque-se ainda mais se capacitando conosco!

Para alcançar posições de destaque é necessário investir em conhecimento e por isso, a Voitto desenvolveu a Formação All In.

Só com ela você terá acesso a 13 Formações completas da Voitto, são mais de 4.620 horas de conteúdo e 100 certificados válidos em território nacional!

Com a Voitto você tem a liberdade para aprender quando e onde quiser, você não vai ficar de fora dessa né? Clique no banner abaixo e venha trilhar o caminho do sucesso!

Formação All In

Flávia Favalle

Flávia Favalle

Graduada em Educação Física e pós graduada em Gestão e Marketing do Esporte pela ESPM-SP, possuo mais de 12 anos de experiência em equipes de Marketing e Vendas em empresas nacionais e multinacionais como Michael Page, New Balance, Comitê Olímpico Rio 2016 e Smilink, hoje parte do maior grupo de odontologia estética do mundo. Curiosa, questionadora e conectada a tendências e ao mercado de inovação, trilhei um caminho atípico, porém cheio de propósito.

Inscreva-se no Programa de Formação em Soft Skills da Voitto!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

Voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2023 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.