O que caracteriza uma equipe de alta performance
A construção da melhor equipe ágil
Procure dar segurança à equipe
Como manter a constância de bons resultados
Dica de ouro!

Iniciei a Transformação Ágil na minha organização: e agora? Como ver resultados na equipe?

Aprenda como revolucionar os valores e princípios da sua equipe, para que ela consiga, de fato, pensar de maneira ágil!

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Iniciei a Transformação Ágil na minha organização: e agora? Como ver resultados na equipe?

Uma equipe de alta-performance é aquela que possui membros que exercem seu papel, são dinâmicos, responsáveis, proativos, eficientes e multidisciplinares.

Com a Transformação Ágil os times de colaboradores da empresa são pequenos e autogerenciáveis, de forma com que todos possam ter a oportunidade de serem criativos e inovadores, seguindo os valores do Manifesto Ágil.

No entanto, é comum em algumas organizações, que estão transitando para o modelo ágil, não saber por onde começar ou já começaram, mas não conseguem enxergar resultados relacionados à agilidade de sua equipe.

Se esse é o seu caso ou se quer entender mais sobre esse assunto, continue com a gente, porque vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que caracteriza uma equipe de alta performance;
  • A construção da melhor equipe ágil;
  • Como manter a constância de bons resultados?

O que caracteriza uma equipe de alta performance

Uma equipe de alta performance é aquela que é formada por pessoas engajadas, criativas, apaixonadas pelo que fazem e inconformadas com a realidade em que vivem, por isso estão sempre em busca da melhoria contínua. E na Transformação Ágil não é diferente.

Em um modelo tradicional de gestão os colaboradores são totalmente dependentes dos seus chefes e, muitas vezes, as equipes são compostas por muitas pessoas, com a ilusão de que haverá um aumento de produtividade.

Então, organizações que mantinham o modelo tradicional perceberam que essa maneira de trabalhar não supria mais as exigências do mercado atual, porque os resultados se baseavam em processos lentos e pessoas desmotivadas.

Com a Transformação Ágil de Negócios, temos que equipes enxutas, de 4 a 5 pessoas, auto gerenciadas, podem aumentar exponencialmente a performance de um time.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, equipes auto gerenciadas tendem a receber mais feedbacks positivos, que se transformam em colaboração mútua e maior produtividade do time.

Ainda, indivíduos em equipes menores tendem a enxergar melhor seu papel dentro da organização, possuem espaço para serem inovadores e são mais vistos pelos seus gestores. E isso faz com que sejam mais desafiados e inspirados, tendendo a se diferenciar.

Existem diversas metodologias ágeis que ajudam as organizações a construir times ágeis, como Scrum, Extreme Programming, SAFe, Kanban, entre outras.

Contudo, transformar uma equipe para um modelo de alta performance é mais do que aplicar metodologias ágeis no cotidiano.

Dessa forma, vamos te mostrar como formar as melhores equipes na sua organização, com constância de bons resultados. É só permanecer com a gente!

A construção da melhor equipe ágil

Para formar equipes de alto desempenho é preciso que haja a construção de princípios e valores que permanecem, mesmo que as ferramentas e metodologias utilizadas se modifiquem no futuro.

Deste modo, é imprescindível que se atente às iniciativas abaixo:

Tenha o objetivo final sempre em mente

Com a Transformação Ágil o propósito final é bem definido: gerar valor para o cliente. Mas como chegar lá?

O primeiro passo é entender que não se trata de como executar mais em menos tempo, e sim de como entregar um trabalho melhor, de forma eficiente e suscetível às mudanças.

Tarefas complexas podem ser substituídas por ações simples, menores e alcançáveis, de modo com que cada colaborador saiba exatamente o que fazer para contribuir na entrega de valor para o cliente.

Seja um exemplo para sua equipe

A partir do momento que a equipe lida com um Scrum Master e um Product Owner inspiradores, ela se sente impulsionada a alcançar a excelência de seus resultados.

Um líder é aquele que ouve, entende dificuldades e aspirações, estimula feedbacks e valoriza o papel de cada membro da equipe, criando um time depessoas engajadas e prontas para fazer acontecer.

Super dica!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Procure dar segurança à equipe 

Em uma equipe existe o medo de errar, o medo de mudanças e, diversas vezes, um grau de perfeccionismo elevado e prejudicial.

Esses sentimentos impedem muitos profissionais de assumirem riscos em seus projetos e adquirir uma boa performance.

Dessa forma, com a Transformação Ágil é preciso que se crie uma esfera confortável para discussões e que, desde o início, o erro seja tratado como aprendizado por toda a empresa.

Estimule a vontade constante de aprender

Com a Transformação Ágil, a chave para o sucesso das equipes de alta performance é aprender de forma rápida. O fato do erro ser tratado como aprendizado também se encaixa aqui, a grande questão é solucionar o problema de maneira eficaz. 

É importante entender que grandes produtos, aqueles que realmente encantam o cliente, muitas vezes, são frutos de diversos experimentos e tentativas que aconteceram anteriormente.

Como manter a constância de bons resultados

Um dos principais meios para a constância de resultados é que o time esteja em constante aperfeiçoamento, a fim de que os profissionais tenham meios de se desenvolver e contribuir com ideias cada vez mais criativas e inovadoras.

Um time atualizado, que conhece técnicas, entende o mercado e busca tudo isso no dia a dia possui grandes chances de alavancar o negócio.

E, ainda há um grande mito dentro da Transformação Ágil em pensar que um time, por ser pequeno e auto gerenciável, não possui lideranças fortes, que todos estabelecem regras e agem com desorganização. Mas isso não é verdade.

Para manter a constância de resultados é importante que a gestão mensure os resultados, utilizeindicadores de desempenhoe articulem estratégias que visam o sucesso da organização.

Dessa forma, o papel do líder na transformação ágil é o de alguém que capacita o time e atua como um acelerador de resultados.

Dica de ouro!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.