Por que vender pelo Instagram?
Principais estratégias para vender pelo Instagram
Como criar conteúdo para engajar o seu público?

Aprenda como vender pelo Instagram e alcance um novo mundo de clientes 

Compreenda como o Instagram pode ser uma opção para gerar renda adicional e veja quais estratégias utilizar na plataforma para alcançar esse objetivo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como vender pelo Instagram e alcance um novo mundo de clientes 

Independente do serviço que você oferece, estar fora do Instagram hoje em dia significa perder dinheiro. Seja para conquistar clientes, construir uma audiência, ou até mesmo encontrar o seu público, dominar o processo de como vender pelo Instagram pode ser a chave para decolar o seu negócio.

Com mais de 1 bilhão de contas no Instagram, acessando mensalmente espalhados pelo mundo inteiro, essa rede social permite que pessoas e empresas alcancem uma visibilidade que, poucos anos atrás, era inimaginável.

Porém, não basta se posicionar e tentar vender de qualquer forma. Afinal, a concorrência para ganhar a atenção do público é imensa. Por isso, para ser bem-sucedido, é preciso aprender a como vender pelo Instagram efetivamente.

Ficou interessado? Então não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:

  • Por que vender pelo Instagram?
  • Principais estratégias para vender pelo Instagram
  • Como criar conteúdo para engajar o seu público?

Por que vender pelo Instagram?

Apenas no Brasil, o Instagram conta com mais de 100 milhões de usuários ativos. Assim, parece natural que, se alguém deseja vender produtos ou qualquer outra coisa, estar no Instagram é um ótimo passo.

Para crescer qualquer negócio, é preciso estar onde o seu público consome conteúdo, falando sobre o que eles querem ouvir. E, independente do nicho que você faz parte, muito provavelmente o seu público vai estar no Instagram.

Com ferramentas cada vez mais focadas em auxiliar os usuários que vendem pela plataforma (seja uma publicação, um produto físico, um curso, ou quaisquer outras coisas) como novos recursos como o “Instagram Shopping”, a pergunta mais adequada seria: por que não vender pelo Instagram?

Ao aprender a como vender no Instagram, é possível executar as estratégias mais adequadas para cada modelo de negócio, focado em crescimento orgânico, por exemplo, ou optando por investir em tráfego pago pelo Instagram Ads.

Além disso, utilizar o Instagram vai muito além da venda final do produto. É também sobre encontrar e fidelizar o seu cliente, sendo capaz de utilizar os dados gerados e fornecidos pela plataforma para aperfeiçoar o seu conteúdo.

Nesse sentido, o Instagram fornece a possibilidade de estar em contato direto com o seu cliente, de maneira natural e agradável, se tornando inclusive parte do dia a dia dele.

Com formatos criados para situações distintas, como stories, Reels, posts no feed, lives, directs e etc, é possível produzir conteúdos distintos conforme a necessidade.

Afinal, um grande fator de destaque na Internet é o domínio do marketing de conteúdo. Nessa modalidade, o valor é gerado para o cliente muito antes do mesmo efetuar a compra: e isso tem tudo a ver com vender.

Com o amplo acesso a informações para comparação, e com o mar de possibilidades que inundam o leitor, os fatores decisivos para fechar um negócio muitas vezes são pequenos aspectos subjetivos (que muitas empresas podem até considerar irrelevante).

Se o cliente tem que escolher entre produtos de qualidade e preço parecidos, qual empresa é mais provável que ele escolha uma empresa cujo Instagram limita postagens de caráter institucional ou uma empresa com diversos conteúdos apresentando o produto, e canais de comunicação para interação com o público.

Vender pelo Instagram traz para todos os empreendedores a possibilidade de escalar o seu negócio, com o privilégio, que antes era restrito apenas às grandes empresas, da possibilidade de alcançar pessoas do mundo todo.

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

Acredito que não gostaria de estar nessa estatística, acertei? Com o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento você aprenderá a melhorar o seu processo de vendas, desde a sua abordagem até o momento do fechamento, a utilizar a técnica de vendas A.I.D.A, a identificar os tipos de clientes, a aplicar armas da persuasão e, ainda, a fidelizar o seu cliente!

Preparado para desenvolver habilidades e adotar estratégias dos vendedores de sucesso para melhorar a conversão de clientes e vender cada vez mais e melhor?

Use o cupom BLOG50 na nossa página de Checkout e comece a se qualificar COM 50% DE DESCONTO! Clique na imagem abaixo e se inscreva no nosso curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento!

Clique aqui e saiba mais!

Principais estratégias para vender pelo Instagram

Que o Instagram é uma excelente plataforma para expandir ou começar os seus negócios é fácil de perceber,  mas a pergunta natural que surge é: como vender pelo Instagram?

Como todas as estratégias de marketing digital, a resposta direta é: depende. Afinal,     como você vai vender depende diretamente de vários fatores específicos do seu público-alvo.

No entanto, há dicas e estratégias que ajudam a vender pelo Instagramde maneira eficiente, possibilitando um crescimento muito mais acelerado.

Confira abaixo as principais delas:

1. Crie ou mude a sua conta para “Perfil Comercial”

Como primeiro passo, é fundamental para vender no Instagram possuir um perfil comercial. Feito para quem pretende utilizar a plataforma para vender ou divulgar algum produto/ conteúdo, essa modalidade apresenta diversas vantagens em relação ao perfil pessoal tradicional.

Acompanhe algumas das principais do “perfil comercial” vantagens abaixo:

  • Conhecer mais sobre os seus seguidores;
  • Alcançar mais pessoas;
  • Obter novas  opções de contato (adicionando um botão para contato no perfil);

Além de ganhar acesso a ferramentas indispensáveis, como:

  • Insights (permitindo que você analise métricas importantes como “Contas alcançadas”, “Interações com o conteúdo”, entre outras);
  • Instagram Ads (que permite que promova as suas publicações por meio de anúncios);
  • Instagram Shopping (possibilitando a criação de uma loja virtual para os seus produtos).

Para transformar o seu perfil em um perfil comercial, basta ir em “Configurações” > “Mudar para conta profissional”, e preencher os dados solicitados conforme você ou sua empresa se identificam.

2. Utilize o que a plataforma oferece 

O Instagram já possui diversas ferramentas e meios distintos para comunicação, sendo cada meio mais indicado para finalidades específicas. Entre as principais funcionalidades estão:

  • Stories (para se aproximar dos seus seguidores com interações mais rápidas);
  • Reels;
  • Transmissão ao vivo;
  • Publicações no feed (fotos e vídeos);
  • Destaque de stories;
  • Close friends;
  • Bio (onde é possível colocar links e outras informações).

Sendo assim, agora veja outra modalidade de engajamento nas vendas pelo Instagram!

3. Invista em campanhas pagas

Uma vez entendido bem a plataforma, e as maneiras de crescimento na mesma, normalmente vale a pena começar a investir em campanhas pagas.

Isso porque o crescimento orgânico de fato possui diversas vantagens, porém, para conseguir alavancar as suas vendas, as campanhas pagas são um das melhores e mais eficazes estratégias (quando bem executadas).

Através do Instagram Ads, é possível definir quanto se deseja investir, a duração da campanha dentre outras preferências que ajudam a estabelecer os anúncios da maneira mais adequada.

Como criar conteúdo para engajar o seu público?

Por ser uma das maiores redes sociais do mundo, é essencial criar conteúdos para engajar o público no Instagram, mas não de qualquer tipo, e nem de qualquer jeito, é preciso saber o que está fazendo.

Para isso, há diversas maneiras que se mostram mais eficientes de acordo com cada objetivo, mas uma consequência é comum a todos: a fidelização do cliente.

Uma vez que o usuário acredita na proposta da empresa, e acompanha de perto o trabalho da mesma, é inevitável que o mesmo confie cada vez mais nos produtos ou serviços oferecidos.

Assim, as principais maneiras de conseguir engajar seu público através do conteúdo são:

  • Criando sorteios;
  • Se posicionando (dependendo do serviço prestado, ficar “neutro” em relação aos temas pode acabar com o interesse dos usuários);
  • Produzindo conteúdo com frequência;
  • Agregando valor através das publicações;
  • Apresentando temáticas e conteúdos inovadores;
  • Sendo honesto com seus clientes. 

Interessante, não é mesmo? Para ver mais conteúdos como esse que possam te auxiliar no seu crescimento profissional, basta continuar o Blog Voitto que sempre estaremos com assuntos em alta para te ajudar a ser um profissional de primeira linha e que transforma seus sonhos em realidade.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gatilhos Mentais Para Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.