Suponha que a chave para uma vida melhor fosse trabalhar para si mesmo, determinar seu próprio horário e ter uma empresa altamente rica e sustentável, de UM. Imagine que a melhor solução, e a mais inteligente, seja manter sua empresa pequena.

Paul Jarvis em “Company Of One” propõe que, para ter uma vida muito mais gratificante e produtiva, você mantenha, propositalmente, sua empresa pequena. Dessa forma você evitará dores de cabeça de ter que lidar com funcionários, reuniões e preocupações excessivas com a expansão da empresa.

Você não precisa mais enfrentar um ambiente que exige constantemente mais produtividade, mais produção e mais crescimento. Jarvis explica como encontrar o caminho para criar sua companhia, determinar receitas, lidar com crises e, claro, tudo isso por conta própria.

“Company Of One” apresenta uma estratégia de negócio singular e ensina como isso irá funcionar para você, incluindo como gerar fluxo de caixa de forma contínua.

 

Sobre a obra

 

O Livro “Company Of One”, lançado em 2019, foi escrito por Paul Jarvis e ainda não possui versão em português. Essa obra mostra como melhorar sua qualidade de vida mantendo uma empresa pequena, de UM.

Segundo Chris Guillebeau, autor de “A Startup de $100”, “Se você já se perguntou como ter um negócio que funcione para você, em vez do contrário, você precisa deste livro”.

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Sobre o autor

 

Paul Jarvis é um especialista do mundo da tecnologia online e, ao longo dos anos, já teve clientes como Microsoft, Yahoo, Mercedes-Benz, Warner Music, e até mesmo Shaquille O’Neal. Atualmente, ele ministra cursos online, hospeda vários podcasts e desenvolve software de sua casa em uma ilha na costa do Canadá.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

“Company Of One” é indicado a todos que desejam melhorar sua qualidade de vida, pois irá lhe ensinar como criar sua empresa e mantê-la pequena. Isso lhe trará independência, renda e muito tempo livre sem os aborrecimentos de ter que gerenciar processos, planejar reuniões e lidar com o estresse corporativo.

As ideias de Jarvis lhe levarão a descobrir o que é necessário para você se tornar o CEO do seu próprio negócio.

 

Ideias principais do livro

 

  • Se você quiser fazer isso como um “solopreneur”, você precisa manter sua empresa pequena e limitar seu crescimento. “Solopreneur” é alguém que decide se arriscar sozinho como empreendedor, ou seja, uma única pessoa é responsável por criar o negócio, traçar as estratégias e fazer todo o gerenciamento necessário;

  • Quanto menor o seu público, maiores suas chances de obter sucesso;

  • Com os avanços tecnológicos não é necessário grandes investimentos para começar seu negócio e é possível ganhar dinheiro rápido.

 

Overview: Não saia do seu emprego atual

 

Antes de deixar seu atual trabalho, para se dedicar exclusivamente a sua “Company of One”, seu negócio deve crescer paralelamente, ou seja, enquanto permanece no seu emprego, você desenvolverá sua companhia de maneira sustentável.

Para ilustrar essa ideia, vamos a história de Tom Fishburne, que trabalhou com marketing por 20 anos. Desde criança, Tom sempre gostou de desenhar cartoons, mas no começo ele só fazia por diversão, até que começou vender seus desenhos para outras empresas.

Fishburne só deixou o emprego de executivo de marketing quando conseguiu construir uma lista de clientes e economizar dinheiro suficiente para cobrir suas despesas para o caso de dois meses de baixa.

Tom Fishburne, através de seus desenhos, fatura de duas a três vezes mais comparado com o seu emprego anterior, e ainda, fazendo o que adora e aproveitando seu tempo com sua família.

Tom administra o negócio de “Marketoonist” com sua esposa. Às vezes contratam freelancers conforme necessário, mas esse é o limite que ele impõe para sua expansão.

A ideia passada por Jarvis é se o crescimento da sua empresa significar fazer sacrifícios que são inaceitáveis para você, quer dizer que sua companhia chegou ao limite de crescimento.

Com isso, vamos ao próximo passo da sua jornada.

 

Overview: Transforme seu emprego em sua paixão

 

Bem, alguém provavelmente já lhe deu uma dica sobre o emprego que você deveria escolher: “siga sua paixão”. Entretanto, há um pequeno problema nela. Você só poderá transformar esse conceito em realidade se for apaixonado por algo que seja comercializável. Caso contrário não será uma opção financeiramente viável.

Em vez disso, Jarvis nos pergunta: “O que você já faz bem e que outras pessoas lhe pagarão para fazer?” Se a resposta é “nada” ou “não sei”, então o que você poderia fazer melhor e tornar isso uma habilidade comercializável?

Para o autor dessa obra, foi web design. Jarvis não era apaixonado por isso, ele apenas se tornou bom nisso.

Paul melhorou suas habilidades e foi se tornando cada vez melhor. Ao fazer seu trabalho e observar os resultados, ele sentiu-se contente e entusiasmado.

Em outras palavras, em vez de tentar transformar sua paixão em uma forma de trabalho, concentre-se em identificar e desenvolver habilidades comercializáveis. Permita que sua paixão venha na forma de trabalho, resultados e desenvolvimento.

 

Overview: Foque em um público específico e encontre seu nicho

 

Bem, com seu conjunto de habilidades comercializáveis identificado e refinado, você pode pensar: “quanto mais indivíduos ansiarem meu produto ou serviço, melhor”. Você está certo, entretanto, deve se tomar cuidado, pois tentando se conquistar todos, você pode acabar não conquistando ninguém.

Tenha em mente que mercados maiores levam a concorrências maiores, o que diminui a chance de você se destacar.

Então, procure um nicho. Quanto mais específico for seu público-alvo, mais fácil será conectar e criar confiança com ele. E ainda, quanto mais diversas forem suas necessidades, mais fácil se tornará aprender como satisfazê-las.

É exatamente isso que Kurt Elster fez. Kurt oferecia consultoria para negócios em comércio eletrônico, consultoria geral, o público-alvo é enorme.

Em vez disso, ele decidiu mudar de ideia, ele agora oferece consultoria exclusivamente para empresas que usam a plataforma do Shopify, que é uma plataforma de comércio eletrônico. Com isso, Kurt aumentou sua receita em mais de oito vezes.

Outra forma de analisarmos isso é: se você possui uma empresa no Shopify, é muito melhor contratar alguém especializado, que está extremamente familiarizado com a plataforma a alguém que é generalista, certo? Claro, isso não vale só para esse caso.

 

 

Overview: Os poderes da simplicidade e personalidade

 

O objetivo dessa seção é aumentar o foco do seu produto ou serviço. Existem duas estratégias que você pode adotar, elas são a simplicidade e a personalidade.

Vamos utilizar a Casper, uma empresa que vende colchões online, como exemplo. Bem, o público-alvo da Casper já é específico, são as pessoas jovens que querem uma boa noite de sono, mas querem evitar o incômodo de ir a uma loja física de colchões.

Ao contrário de seus concorrentes, que oferecem uma grande variedade de colchões, a Caster oferece apenas três estilos para seus clientes. Dessa forma a empresa online estreitou seu público-alvo e simplificou suas opções.

A segunda estratégia consiste em usar um aspecto que os seus concorrentes não podem usar, que é a sua personalidade. Integre sua personalidade ao seu trabalho, faça-a presente em tudo o que você faz, desde o design do produto ou entrega de serviços até suas conversas com seus clientes.

Lembre-se que a simplicidade é a chave. Descreva sua marca, utilizando da sua personalidade, com adjetivos simples, tais como “elegante”, “empolgante”, “competente”. Use uma expressão autêntica de quem você é.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Em sua pesquisa os autores do livro “Feitas Para Durar”, Jim Collins e Jerry Porras, descobriram que a maioria das empresas visionárias não começaram com uma ideia revolucionária que as fez ter sucesso logo no início. Na verdade, elas tiveram um começo devagar e, com o tempo, conseguiram dominar seus mercados.

No livro De Zero a Um, o autor Peter Thiel dá a seguinte dica: quando se há concorrência, as empresas não possuem poder sobre o mercado. Por isso, elas precisam vender seus produtos pelo preço regulado pelo mercado ou serão massacradas pela concorrência. Já quando se detém o monopólio, quem dita as regras é você.

Para finalizar, no livro Paixão Por Vencer, Jack Welch aborda que devemos sempre buscar qualidade na nossa vida profissional. Se você não está satisfeito com o seu emprego, encontre um trabalho que proporcione entusiasmo na sua carreira, é muito importante que você não se acomode e saia da zona de conforto.

Para saber mais sobre essas obras, leia os Pocket Books que preparamos você:

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

As “Company Of One” são empresas que, propositalmente, permanecem pequenas, com o propósito de fornecer renda, independência e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Para começar, ser freelancer é uma boa opção, ajudando também no desenvolvimento das suas habilidades comercializáveis.

Você não precisa ter uma empresa para começar a aplicar as ideias de “Company Of One”. Os conselhos dados por Paul Jarvis são aplicáveis tanto para grandes empresas, tanto para as pequenas. Assim como para os indivíduos que pertencem a essas empresas.

Pergunte-se: “como posso aplicar os princípios de Company Of One em minha empresa ou emprego?”

Nós, da Voitto, estruturamos um curso para todas as pessoas que querem abrir seu próprio negócio, independente da sua formação. O objetivo é desenvolver comportamentos de sucesso e fornecer um guia prático para transformar ideias, nos mais diferentes estágios, em negócios reais.

Esse curso é para quem acredita que o sucesso vem com dedicação, comprometimento e disciplina.

 

 

Gostou desta análise?

 

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