Na atual era digital estamos sempre sendo bombardeados com informações por todos os lados. A todo momento recebemos dezenas de mensagens através do  WhatsappFacebook InstagramE-mail, e outros tipos de plataformas sociais.

Todo esse emaranhado de informações é ótimo para a troca de conhecimentos, experiências e resolução de problemas, concorda?

É aí que você se engana, meu caro Watson! Pesquisadores da Harvard Business School (HBS) recentemente sugeriram, através de um estudo, que a comunicação em excesso pode atrapalhar a troca de conhecimentos e a resolução de problemas. 

 

 

A pesquisa,  liderada pelo professor Ethan Bernstein, sugere que o melhor caminho para a obtenção de ideias criativas é através da comunicação intermitente. Ou seja, através da alternância entre o trabalho individual e o trabalho coletivo.

Nesse artigo, trarei os resultados obtidos pelos pesquisadores da Harvard Business School e como você pode utilizá-los para melhorar sua produtividade. Continue aqui comigo e aprenda tudo sobre os benefícios da comunicação intermitente.

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Os tipos de comunicação

 

 

Segundo os pesquisadores, existem três tipos mais comuns de  comunicação:

 

Comunicação constante: Nesse grupo encontram-se as pessoas que interagem o tempo todo para solucionar algum problema. Esse grupo de pessoas sente a necessidade de estar sempre em interação com o próximo. Para eles o trabalho solitário é algo penoso, visto até mesmo como castigo.

Sem comunicação: Nesse grupo encontram-se as pessoas que quase nunca ou nunca interagem para obter a solução de problemas. Geralmente essas pessoas não gostam de sofrer distrações durante o trabalho. Necessitam de estar 100%  focadas para que consigam efetuar suas tarefas.

Comunicação intermitente: Aqui encontra-se a mescla dos dois grupos anteriores. As pessoas desta categoria necessitam trocar informações para a realização de um trabalho, porém, para elas, também são fundamentais momentos de foco e atenção. Aqui encontra-se o melhor dos dois mundos.

 

O estudo de cada grupo

 

Os pesquisadores reuniram vários grupos de 3 pessoas que realizavam uma complexa tarefa. Essas pessoas foram direcionadas para os grupos de comunicação constante, sem comunicação e comunicação intermitente, de acordo com suas personalidades.

Os resultados obtidos foram os seguintes:

 

Grupo com comunicação constante

 

 

Os pesquisadores constataram que esse grupo de pessoas produziu a  qualidade média mais alta de todos os grupos. Porém, não conseguia encontrar as melhores soluções com tanta frequência.

Nessa classe de estudo, foi possível perceber que as soluções trazidas possuíam baixa variabilidade. Contudo, para conseguir essa baixa variabilidade, o grupo arcou com um preço alto.

Grande parte da resolução do desafio proposto foi feito de forma medíocre, sem haver uma tendência ao pensamento criativo, o famoso “pensar fora da caixa”.

 

Grupo sem comunicação 

 

 

Foi constatado que os grupos em que as pessoas nunca trocavam informações eram os mais criativos. Trazendo o maior número de soluções inovadoras.

Porém, dentro das soluções encontradas foi verificada uma enorme variabilidade da qualidade das ideias trazidas. Isso incluía algumas das melhores ideias e algumas das piores ideias.

Resumindo, os pesquisadores concluíram que os indivíduos isolados produziram as soluções mais fantásticas, mas, como um grupo, produziram uma baixa qualidade média devido à alta taxa de variação.

 

Grupo com comunicação intermitente

 

 

Aqui ficou a grande surpresa da pesquisa. Nesse grupo de pessoas foi descoberto algo completamente novo.

As pessoas que interagiam intermitentemente preservaram as melhores características dos dois grupos anteriores.  

Ao invés de sucumbirem ao pior, as pessoas dessa classe de estudo preservaram a qualidade média de solução do grupo com comunicação constante e preservaram variações suficientes do grupo sem comunicação para obter as melhores ideias. 

O resultado mais interessante foi que os indivíduos de alto desempenho conseguiam  melhorar ainda mais seus resultados, aprendendo com as pessoas de baixo desempenho. 

Quando os indivíduos de baixo e alto desempenho interagiam constantemente, os de baixo rendimento simplesmente eram ignorados pelos de alto desempenho. No entanto, quando a comunicação era feita de forma intermitente, as ideias de baixa performance ajudavam os indivíduos de alto desempenho a obter soluções ainda melhores.

 

Como este estudo pode melhorar meu local de trabalho?

 

Os autores do estudo científico enxergam uma série de melhorias que podem ser trazidas através da alternância de trabalhos individuais e trabalhos em grupo durante determinado período de tempo.

Em muitas empresas esse modelo já é adotado há bastante tempo. Nessas empresas os indivíduos trabalham sozinhos e, após um determinado período de trabalho, se reúnem para alinhar ideias e traçar novas estratégias de trabalho.

O empregado pode relatar o andamento da sua atividade verbalmente ou por qualquer meio de comunicação eficaz e é interessante que se defina um prazo de um dia útil para responder, por exemplo.

Colaboradores que exerçam a mesma função podem se comunicar com maior constância do que colaboradores de setores distintos.

É possível linkar este estudo com diversas tendências no mercado de trabalho. O modelo  scrum é um exemplo disso, em que são organizadas “ sprints” que visam atacar um problema específico por um curto período de tempo. Outro exemplo disso são os hackathons, que são projetados para causar a intermitência de ações.

Dadas as descobertas do estudo, pôde-se constatar que ferramentas produzidas com a finalidade da interação intermitente, em vez de constante, são mais importantes para a produtividade do que se imaginava. Trazer isso para sua empresa é fundamental para a melhoria da qualidade dos processos e produtos.

 

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