O que é Comunicação Não Verbal?
Exemplos de linguagem não verbal
Quais os tipos de Comunicação Não Verbal?
Quais são as formas de Comunicação Não Verbal?
Principais erros na Comunicação Não Verbal
Quando optar pela Comunicação Não Verbal?
Qual a importância da Comunicação Não Verbal?
5 dicas para se expressar sem palavras
Livros sobre Comunicação Não Verbal
Continue se desenvolvendo com os ebooks da Voitto!

O que é Comunicação Não Verbal? Entenda o conceito dessa linguagem e veja 4 exemplos!

Saiba o que a Comunicação Não Verbal pode dizer sobre você durante uma apresentação ou entrevista de emprego e passe a mensagem certa pela linguagem corporal.

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
O que é Comunicação Não Verbal? Entenda o conceito dessa linguagem e veja 4 exemplos!

A comunicação não verbal é aquela que acontece sem o uso de palavras escritas ou faladas. A transmissão da mensagem é feita por meio da linguagem corporal através de gestos, expressões faciais, posturas, distâncias físicas e vestimentas.

Com certeza você se lembra dos desenhos animados como Tom e Jerry, A Pantera Cor-de-Rosa e Papa-Léguas, não é mesmo? Mas o que isso te remete à linguagem não verbal? Se assim como nós você assistiu a muitas animações entre os anos de 1990 e 2000, provavelmente você já deve ter entendido onde queremos chegar.

Mesmo com esses personagens não falando, você entendia o que ocorria na cena? Isso é uma comprovação que a comunicação não verbal também transmite mensagens.

Eram desenhos simples, mas, ao mesmo tempo, muito cativantes. Além disso, eles possuíam um detalhe que, hoje em dia, com certeza despertaria a curiosidade de muitas crianças: os personagens não falavam sequer uma única palavra.

Então, que tal se inspirar nessasreferências de comunicação não verbale aperfeiçoar o jeito como você se expressa? Afinal, esse tipo de linguagem é responsável por 55% da nossa comunicação! Neste artigo você aprenderá:

  • O que é Comunicação Não Verbal?
  • Exemplos de linguagem não verbal;
  • Quais os tipos de Comunicação Não Verbal?
  • Quais são as formas de Comunicação Não Verbal?
  • Principais erros na Comunicação Não Verbal;
  • Quando optar pela Comunicação Não Verbal?
  • Qual a importância da Comunicação Não Verbal? 
  • 5 dicas para se expressar sem palavras;
  • Livros sobre Comunicação Não Verbal.

O que é Comunicação Não Verbal?

A comunicação não verbal compreende o que o seu "corpo fala" a seu respeito, a partir do gestual. São os movimentos que você faz quando vai acenar para alguém ou quando está nervoso e não consegue parar de balançar a perna.

Isso mesmo, ela está presente na sua linguagem do dia a dia mais do que você imaginava.

Em uma apresentação de trabalho, por exemplo, a linguagem não verbal reflete na postura que você deve adotar e no jeito como você articula os braços.

Porém, controlar a expressão corporal, de modo a passar segurança e atrair a atenção do público, nem sempre é uma tarefa fácil.

Depois dessa definição, você é capaz de diferenciar o que é comunicação verbal e não verbal? A diferença é simples:

  • A não verbal se difere ao transmitir mensagens pelo corpo e não por palavras. 
  • Comunicação não verbal é, ainda, caracterizada como a linguagem secreta do corpo, pelo fato de muitos não saberem - ou não darem importância - ao que nosso corpo fala.

E você sabia que esse tipo de linguagem é um dos pontos que o recrutador avalia em você nos processos seletivos?

Exemplos de linguagem não verbal

A arte de se comunicar por gestos, a qual os desenhos animados dominavam com tanta perfeição, é conhecida como comunicação não verbal.

E você, consegue identificar a linguagem não verbal em outros programas que já assistiu?

Não foi só nos programas voltados ao público infantil que a linguagem não verbal fez história. Charles Chaplin foi um dos um principais precursores desse tipo de comunicação por meio dos seus filmes.

Com as suas expressões marcantes e o seu jeito singular, ele despertou o entendimento e a emoção de muitas pessoas ao redor do mundo.

E quem não se lembra do Mr. Bean? Ele também deixou a sua marca registrada no mundo da comunicação não verbal. Sempre com o seu famoso Mini Cooper amarelo e preto, o ator Rowan Atkinson foi o responsável por cenas memoráveis da dramaturgia mundial.

Quais os tipos de Comunicação Não Verbal?

Agora que você entendeu o conceito de comunicação não verbal e viu alguns exemplos, iremos te mostrar quais são os tipos de comunicação não verbal.

Cinestésica

Refere-se à linguagem corporal. Por exemplo: expressões faciais, gestos, olhares e posturas corporais. Um exemplo desse tipo de comunicação é o cartaz de “silêncio” nos hospitais, como o gesto da foto abaixo demonstra.

Comunicação não verbal

Características físicas

É um tipo de comunicação não verbal relacionada à aparência, como roupas, aspectos físicos e acessórios. Bem típico da expressão "a primeira impressão é a que fica".

Proxêmica

Está relacionada ao espaço físico, como a distância entre as pessoas e uso do espaço que tem disponível para se comunicar.

Difícil de entender? Vamos a um exemplo! A linguagem proxêmica acontece nos casos onde um indivíduo tende a se sentar em uma extremidade oposta ao observar que há outra pessoa sentada em um banco na praça.

Paralinguagem

Pode estar relacionada tanto aos sons emitidos, como gestos da boca, como risadas e bocejos.

Quais são as formas de Comunicação Não Verbal? 

Existem algumas formas de comunicação não verbal. Neste tópico, abordaremos algumas delas.

Expressões faciais

Diz respeito a como o nosso rosto transmite nossos estados emocionais. Muitas vezes, pode ser utilizado como meio de confirmação. Ou seja, é possível verificar se há relação entre o que alguém fala e o que demonstra pela expressão facial.

Gestos

É referente aos movimentos que fazemos e que comunicam algo. Geralmente, ocorrem de forma espontânea ao tentarmos explicar algo e fazemos uso das mãos. Um outro exemplo é quando estamos nervosos e começamos a balançar o pé ou mexer na caneta o tempo todo.

Postura ou Expressão Corporal

Está relacionado às posições do nosso corpo. Você já ouviu a expressão "o corpo fala", certo? Braços cruzados e postura curvada para frente são expressões corporais que são vistas como posicionamento inseguro, por exemplo.

Aparência

Referente à forma de vestir e à influência que tem na construção da sua primeira impressão para o outro.

Principais erros na Comunicação Não Verbal

Até aqui você já compreendeu que a comunicação não verbal é a grande responsável pela transmissão da mensagem de forma segura e com credibilidade para quem está ouvindo.

Na falta de uma comunicação não verbal eficaz, o contexto pode ser alterado e os erros podem influenciar o entendimento do seu ouvinte.

É por isso que elencamos os erros mais comuns de linguagem corporal em apresentações e entrevistas, confira:

Ficar de costas

Evite dar as costas para as pessoas que estão ouvindo a sua apresentação, mesmo quando for para mostrar algo na tela, pois isso pode aparentar indiferença e indelicadeza.

Permanecer na mesma posição

Mover-se durante a apresentação é uma dica para fazer com que a plateia fique atenta ao seu conteúdo.

Não fazer contato visual

Olhar nos olhos é crucial para demonstrar confiança, respeito e segurança e ajuda você a perceber se os seus ouvintes estão entendendo a mensagem.

Cruzar os braços

Esse gesto funciona como uma barreira e demonstra que você está na defensiva e pouco receptivo às opiniões das pessoas.

Quando optar pela Comunicação Não Verbal?

Você deve fazer uso da comunicação verbal sempre, pois é ela quem transmite de forma inconsciente o seu interesse, respeito e dedicação para manter a conversa, apresentação ou entrevista.

Pense por um momento: é muito mais confortável mantermos um diálogo com uma pessoa sorridente, que parece amigável e que sempre está atenta a nossa fala, pois mantém um contato visual constante, não é verdade?

Ou você prefere conversar com alguém que olha para os lados a todo momento, está de braços cruzados e não tem expressões faciais?

Imaginamos que a sua escolha seja a primeira pessoa, certo? Por isso, opte pela comunicação não verbal em todas as instâncias da sua vida.

Qual a importância da Comunicação Não Verbal? 

Como dito no início do artigo, mais de 50% da mensagem que transmitimos é pela comunicação não-verbal. Portanto, é necessário uma atenção aos elementos não verbais de forma a passar a imagem que queremos!

É a comunicação não verbal a responsável por levar a outra pessoa a entender a nossa mensagem ou até mesmo nossos sentimentos no momento. E você não vai querer passar mensagem errada, não é?

5 dicas para se expressar sem palavras

Para te ajudar nessa tarefa, separamos as dicas que a jornalista Liliane Luchin possui sobre o assunto. Ela tem mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, então com certeza vale a pena continuar lendo esse texto.

1. Seja natural

O conjunto das expressões faciais, posturais e corporais de cada pessoa é único. Logo, tentar imitar o modo com que o outro apresenta um trabalho é um dos piores erros que você pode cometer.

É importante que você tenha ciência dos seus pontos de melhoria e procure mudá-los. Copiar os gestos corporais de alguém pode fazer com que a sua apresentação fique muito artificial.

2. Movimente-se

Não fique parado durante toda a apresentação. Movimente-se com naturalidade e elegância a fim de aumentar a interação com o público e também para não se sentir desconfortável.

Por exemplo, uma análise do local antes da apresentação pode te dar uma noção dos melhores pontos para o seu deslocamento.

3. Gestos

A linguagem corporal pode passar uma imagem muito diferente do que você deseja falar.

Imagine a seguinte situação: O seu amigo está te contando sobre uma situação muito engraçada, mas ele permanece o tempo inteiro com as mãos no bolso e sem expressar nenhum sorriso.

Você logo vai ficar confuso e pensar que tem algo estranho, não é mesmo?

Em uma apresentação também é assim. Procure deixar os braços mais soltos que o do amigo do exemplo anterior, mantendo os braços à frente do seu corpo e acima da linha da linha da cintura.

Procure fazer movimentos com a palma das suas mãos voltadas para cima, é um gesto que demonstra maior afinidade com a plateia, visto que dá a entender que você está sugerindo algo e não dando ordens.

Essas são possibilidades de interpretação de leitura corporal que a plateia pode ter de você, percebe?

Também é importante ficar atento ao movimento das suas pernas. Evite apoiar o peso da sua perna em uma só ou encostar em algum objeto. Nessa situação, podemos dizer que é uma ação insegura, que pode ser representada por utilizar um apoio para passar a sensação de confiança a você.

O mais indicado é manter as pernas levemente afastadas, mas sem rigidez, a fim de manter o equilíbrio.

Isso quer dizer que você consegue ler os pensamentos do outro através do gesto do corpo? Não, mas é possível ter uma ideia - através dos gestos - se a pessoa está confortável ou não com a situação que se encontra.

Ficou interessado em saber mais dicas sobre linguagem corporal negativa ou linguagem corporal positiva? Temos o artigo: Descubra a linguagem corporal de quem é contratado!

Ah, um outro exemplo de importância e poder da comunicação por gestos é a troca de informações entre/para com surdos. Ou quando você está brincando de mímica com os amigos e entende o filme ou personagem que eles estão interpretando pelas movimentações que fazem.

4. Mantenha o contato visual

A maneira como nós olhamos para as pessoas diz muito sobre os nossos sentimentos.

Não olhar nos olhos do público durante a apresentação é sinal de timidez. Lembre-se que tão importante quanto os gestos, são as suas expressões faciais.

Você já deve ter identificado o humor de alguém ao observar o tipo de expressão facial que ele apresentava, não? A expressão do rosto fala muito!

Logo, se você não se sente confortável em começar a sua apresentação olhando para o público, comece olhando para um ponto fixo, acima da plateia, e vá descendo o seu olhar em direção das pessoas gradualmente.

Através dessa técnica, você se sentirá muito mais confortável em olhar para o público ou até mesmo em chamar uma pessoa para ter uma conversa sincera, olho no olho.

Curiosidade: você já ouviu falar sobre a Programação Neurolinguística? Ela é a metodologia utilizada por muitos apresentadores de sucesso. Se você quiser saber como melhorar o engajamento do público, recomendamos a leitura do nosso artigo.

5. Pratique

Viu como os seus movimentos corporais podem influenciar na sua apresentação? Afinal, tão importante quanto o seu tom de voz, ritmo e dicção, é o jeito como os seus movimentos complementam a sua fala.

Então, não deixe de praticar a arte da comunicação não verbal no seu dia a dia, pois além de melhorar a forma como você se expressa perante outras pessoas, você se sentirá muito confiante na hora de apresentar um trabalho.

Se ainda tem alguma dúvida sobre comunicação verbal e comunicação não verbal, que tal ver o artigo Comunicação verbal e não verbal: qual a diferença?

E, para complementar seus aprendizados de como se comunicar melhor, também temos uma série de artigos sobre comunicação verbal. Aproveite!

Livros sobre Comunicação Não Verbal

Quer aprender mais sobre comunicação não verbal? Esses livros são incríveis para isso! Leia e depois conte para a gente o que achou!

  • Corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal;
  • A linguagem corporal dos líderes: Como essa linguagem silenciosa pode ajudar - ou prejudicar - o seu modo de liderar;
  • O que todo corpo fala: Um ex-agente do FBI ensina como decodificar a linguagem corporal e ler as pessoas.

Continue se desenvolvendo com os ebooks da Voitto!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook Comunicação não-violenta na prática

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Comunicação Não Violenta Na Prática

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.