Aprenda qual a diferença entre Comunicação verbal e não verbal!

Você sabia que a oratória é uma das soft skills mais procuradas pelo mercado? Saiba como se destacar diferenciando a comunicação verbal da não verbal!

Thiago Coutinho 18/12/2020 - 5 mins de leitura

A comunicação tem importância primária no desenvolvimento da humanidade. Na verdade, é essa capacidade de se comunicar de formas tão diversas e complexas que nos distingue dos outros animais, e é considerada uma das principais características de uma inteligência avançada.


Essa habilidade se divide em comunicação verbal e não verbal. Embora a diferença entre elas seja relativamente simples de se definir, é necessário entender a importância que cada uma tem na hora de transmitir informações. Neste artigo, você verá:


  • O que é a comunicação?
  • Comunicação verbal;
  • Comunicação não verbal.
  • Comunicação verbal e não verbal no Home Office!

Vamos lá?


O que é a comunicação?


A comunicação é dada pela troca de informação entre no mínimo dois indivíduos, sendo constituída pela linguagem verbal e/ou não verbal. Ou seja, na hora de se comunicar, é possível fazer uso de uma delas separadamente ou aplicá-las em conjunto.


Podemos dizer que a comunicação só é efetiva se o receptor entender a mensagem que o emissor quis transmitir. Para isso, é necessário que a mensagem seja clara e objetiva.


Tenha em mente que a mensagem é o verdadeiro tesouro da comunicação, e essa mensagem pode ser transmitida de forma verbal ou não verbal.


Assim, considerando a oratória como uma das soft skills mais demandadas pelo mercado de trabalho, é necessário que você entenda como falar e adaptar a sua linguagem e a sua mensagem a depender do receptor desta. 


Para isso, é necessário desenvolver e construir uma comunicação harmoniosa e respeitosa para que haja plena harmonia e sua conversa seja prazerosa. 


Diante desse cenário, a Voitto preparou um eBook sobre Comunicação Não-Violenta na Prática para você treinar uma fala mais empática.



Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!


Com essa introdução sobre comunicação e sua importância, que tal ver quais são as diferenças entre elas?


Comunicação verbal


A comunicação verbal pode ser definida como sendo toda linguagem falada ou escrita, ou seja, toda mensagem transmitida através de palavras. É parte do dia a dia de todos nós e possui uma variedade enorme, pois existem por volta de 7.000 idiomas no mundo!


De uma certa forma, a linguagem é diferente para cada um desses idiomas, com formas diferentes de enxergar o mundo.


Outro ponto de destaque é o advento da escrita, considerada a maior invenção de todos os tempos, e que permitiu que a informação fosse documentada, mantendo assim registros para a posteridade.


É interessante também pontuar a escrita criativa, pois a escrita é uma excelente forma de se comunicar através das palavras, e quanto melhor você souber usá-las, melhor a mensagem será transmitida. E nada melhor do que entender uma mensagem e informação!


Sendo assim, é possível perceber a importância que a comunicação verbal tem. E não é somente o que se diz, mas como se diz. Seu tom de voz e o volume com que fala influenciam consideravelmente na comunicação, tornando uma mensagem mais "agradável" ou não.


Enquanto o tom de voz é um elemento da linguagem não verbal, as palavras ditas pertencem à verbal e têm muita importância na comunicação. Não caia nessa de achar que elas não importam. Afinal de contas, não tem linguagem corporal e tom de voz que consertem uma palavra errada na hora errada.


Comunicação não verbal


A comunicação não verbal é compreendida por tudo aquilo que não faz uso de palavras. Já falamos sobre o tom de voz, mas esse é apenas um dos elementos desse tipo de linguagem. Outro exemplo é a linguagem corporal, que abrange tanto os movimentos do corpo quanto as expressões faciais.


Esse tipo de comunicação exerce muita influência no discurso, sendo um dos principais pontos de observação para quem quer falar bem em público. Cuidados com as mãos, a postura e a tonalidade da voz fazem a diferença, transmitindo mais confiança e segurança.


A linguagem não verbal possui características interessantes e universais, como alguns gestos (existem várias exceções) que são entendidos em qualquer lugar do mundo ou mesmo uma expressão facial de tristeza, que é basicamente a mesma para todos.


Outro excelente exemplo da aplicação da linguagem não verbal é na sinalização de trânsito. Já parou para pensar que a maioria das placas de trânsito não possuem palavras escritas nelas? Mesmo assim, entendemos perfeitamente a mensagem transmitida por elas, pois aprendemos tanto na autoescola quanto pela repetição e pelo convívio na sociedade.


É interessante perceber que nos acostumamos com essas convenções e achamos muito estranho quando ocorre qualquer mudança. Pense bem, você consegue se imaginar parando quando o semáforo indica luz verde? Seria bem estranho, não é mesmo?


Um ponto a se destacar é que essa escolha se deu baseada na nossa percepção visual, que associa o vermelho ao perigo e o verde à tranquilidade. O amarelo, que é o intermediário entre eles, se torna assim o sinal de atenção.


Mas qual a importância disso? Bem, é baseado na maneira como nossa interpretação de mensagens não verbais é feita que desenvolvemos os estudos em linguagem corporal, pois nossa mente associa determinados gestos a sentimentos, tornando a comunicação mais ou menos efetiva.


 Comunicação verbal e não verbal no Home Office!


É inegável que depois da pandemia do Coronavírus, o modelo de trabalho Home Office se expandiu de forma crescente no mercado de trabalho, e a comunicação verbal e não verbal se tornou um desafio para muitos. 


No entanto, as dicas acima não se diferem muito, é apenas uma questão de prática, visto que para muita gente, esse estilo de trabalho é novo. Para isso, é preciso ter uma comunicação Assíncrona, veja no modelo abaixo:



Quero melhorar minha comunicação!


Quer ser capaz de se comunicar de maneira assertiva e aumentar suas chances de se destacar? Então temos a solução!

Nós da Voitto preparamos um curso especial para você. No nosso curso de Oratória e Técnicas de Apresentação você aprenderá a se comunicar de forma clara, convencer outros a comprarem suas ideias, contar histórias envolventes através do Storytelling, se apresentar para grandes públicos com tranquilidade e assertividade, entonar os gestos de forma adequada, e muito mais, para que você consiga obter excelentes performances em apresentações!

É disso que você precisa? Então se reinvente agora mesmo e clique logo abaixo para se capacitar!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo