Consultoria ambiental: entenda como funciona esse serviço essencial para as empresas

Descubra o que faz a consultoria ambiental, e confira o passo a passo para que você mesmo possa se tornar um consultor e ainda montar a sua equipe!

Thiago Coutinho 13/05/2021 - 5 mins de leitura

Em um mundo com clientes cada vez mais conscientes sobre os impactos ambientais gerados pelas empresas, a consultoria ambiental se tornou uma necessidade muito além do meio ambiente, permeando os meios jurídicos e econômicos.

Com o aumento da relevância de filosofias como a cultura kaizen no mundo empresarial, as indústrias estão percebendo que uma gestão ambiental eficaz também é benéfica para diminuir os gastos e satisfazer os clientes.

Assim, com as novas tendências eco friendly, em que as empresas priorizam a preservação ambiental, é fundamental que essa área seja coordenada por profissionais qualificados. Ou seja, que sejam capazes de modelar os impactos ambientais e estabelecer os limites para um desenvolvimento sustentável dentro da lei.

É nesse sentido que surge a consultoria ambiental. Mas o que exatamente essas empresas fazem? E como iniciar a sua própria consultoria ambiental? Acompanhe esse artigo até o final para descobrir isso, e muito mais!

Não deixe de ler os tópicos abaixo para entender os detalhes sobre consultoria ambiental:

 

●      O que é uma consultoria ambiental?

●     Como iniciar sua consultoria ambiental?

●      Como montar sua equipe de consultoria ambiental?

 

O que é uma consultoria ambiental?

 

Uma consultoria ambiental é um serviço prestado à uma empresa, que tem como objetivo estabelecer os possíveis danos ambientais relacionados a alguma atividade, e direcioná-la para que esses danos estejam no limite legal.

Assim, seguindo as diretrizes do Código Florestal (Lei Nº 12.651), que já sofreu diversos vetos e alterações desde que foi sancionado, uma empresa de consultoria ambiental deve buscar garantir um desenvolvimento sustentável.

Há ainda algumas ocasiões em que os serviços oferecidos pelos consultores ambientais são obrigatoriamente necessários por lei, como é o caso do Plano de Controle Ambiental - PCA para a concessão da Licença de Instalação - LI.

Nesse exemplo, para conseguir a LI, é preciso que o empreendedor apresente o PCA contendo os projetos executivos de minimização dos impactos ambientais.

Ainda, há diversas outras áreas em que as empresas de consultoria ambiental podem atuar. Confira logo abaixo algumas das principais:

 

Plano de Controle Ambiental

Sendo exigido por lei em alguns casos, como foi discutido anteriormente, o PCA é um documento que deve mostrar um plano para controlar e mitigar os possíveis impactos ambientais causados por uma empresa.

 

Estudo de Impacto Ambiental

Outro documento exigido por lei, nesse caso diretamente na Constituição Federal de 1988, no artigo 225, §1º, inciso IV, e ainda na CONAMA 001/1986, o EIA busca avaliar de forma técnica as consequências ambientais das atividades da empresa.

 

Relatório de Impacto Ambiental

Também regulamentado pela Resolução CONAMA 001/1986, o RIMA, juntamente com o EIA é exigido no licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que possam causar significativos impactos ambientais.

Assim, o RIMA busca sintetizar, de forma objetiva e clara, os objetivos, justificativas, possíveis impactos, entre outros detalhes do projeto, para que mesmo um não especialista interessado possa entender.


Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!


Como iniciar sua consultoria ambiental?

 

Entendido o funcionamento de uma consultoria ambiental, como é possível iniciar a sua própria? Para que não reste dúvidas, confira abaixo os requisitos e dicas para iniciar na carreira.

 

1. Garanta a sua qualificação

 

O mercado de consultoria trata de serviços sérios que devem ser realizados por profissionais qualificados. Em especial na área ambiental, muitas vezes os desafios são grandes e as decisões tomadas possuem impacto direto no meio ambiente.

Nesse contexto, diversas formações distintas são possíveis para se capacitar como consultor ambiental. Isso ocorre pois os projetos de consultoria muitas vezes necessitam de uma equipe multidisciplinar, por motivos práticos e legais.

É possível inclusive focar na parte de gestão de equipes, e sequer possuir formação (ou possuir formação não correlata ao meio ambiente). Nesse caso, um gestor seria responsável por coordenar um projeto, e eventualmente contratar os profissionais necessários para o serviço.

Além disso, formações diferentes cursos são exigidos para cada questão ambiental, sendo alguns cursos, como os de Engenharia Ambiental e Sanitária, ou Engenharia Florestal, mais abrangentes para lidar com situações gerais.

Vale salientar que, geralmente, a exigência de formação específica para cada caso é  definida por conselhos da área ou por meio jurídicos.


2. Estabeleça o seu nicho


Com a formação adequada, escolher um nicho fica muito mais fácil, pois a ideia é buscar seguir em uma área em que você seja experiente e qualificado para solucionar os problemas que irão surgir.

Nesse sentido, é possível optar por um serviço generalista, ou focar em serviços específicos, como Licença de Instalação, planos de monitoramento, gestão de conflitos, ações de reflorestamento, etc.

 

3. Busque clientes

 

Por fim, para começar a trabalhar é preciso possuir clientes. Uma boa dica para conquistar uma clientela é construir um portfólio, com os projetos feitos e serviços prestados.

Assim, é possível prestar o serviço como profissional autônomo ou ainda como empresa (CNPJ).

Por ser um serviço essencial e obrigatório para a maioria das empresas, há muito mercado para se estabelecer como consultor ambiental. O importante é se manter sempre qualificado e atualizado, e mostrar que trata das questões ambientais com a devida responsabilidade.

 

Como montar sua equipe de consultoria ambiental?

 

Como foi explicado, o processo de consultoria ambiental geralmente é um trabalho em equipe multidisciplinar a qual depende do tipo de serviço prestado.

Ainda assim há profissionais, como os engenheiros, que por possuírem uma formação mais generalista conseguem se adaptar e resolver problemas de várias naturezas distintas.

Todavia, há situações em que, por obrigação técnica ou jurídica, alguns cursos em específicos são necessários. Por isso, para montar a sua equipe de consultoria ambiental, entenda bem os problemas que vocês irão resolver.

Quais são as graduações mais comuns entre os consultores ambientais? Confira abaixo os principais cursos da área ambiental estudados pelos profissionais que compõe uma equipe de consultoria ambiental:

●     Engenharia Ambiental e Sanitária

●     Engenharia Florestal

●     Engenharia Agrícola;

●     Biologia;

●     Agronomia;

●     Cursos técnicos ou tecnólogos de meio ambiente;

●     Geologia e Geografia.


Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro. 

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe de perto todas as novidades

Voltar ao topo